Mentoring

O mentoring como ferramenta de aprendizado ágil, colaborativa e micro customizada: ganha a organização e ganha o mentee.

Mentoring

O processo de mentoring pode ser considerado uma ferramenta aliada ao aprendizado ágil e microcustomizado.  O mentoring é um grande aliado da organização e do mentee, para acelerar o conhecimento, bem como dar maior precisão e assertividade, para as tomadas de decisões dos mentees em seus ambientes de trabalho.  

Nos dias de hoje, acionar a inteligência coletiva e dar maior capacidade para que os profissionais possam enfrentar o ritmo intenso das transformações digitais e seus impactos no mundo do trabalho, é decisivo para a sobrevivência e a competitividade das organizações no  mercado e, para os mentees, para aumentar a sua atratividade e competitividade no mercado de talentos.

Ao acionar o processo de mentoring, seja nas organizações, seja por processos independentes o mentee estará, face a face, com profissionais cujos legados e conhecimentos   viabilizam a construção de um aprendizado com significado e valor. Isto favorece o aprendizado de novos conhecimentos, maior adaptabilidade à situações emergentes,  possiblidade de adequação de emoções e comportamentos, maior agilidade na tomada de decisão devido a capacidade de estabelecer conexões entre, situações descritas pelo mentor e aquelas que estão sendo apresentadas naquele momento, criando um situações de simulação, advindas de um relacionamento seguro e criativo com o mentor.

Para a organizações é a possiblidade de oferecer ao seu capital humano a oportunidade de enxergar, por meio de um grande cenário, o seu ponto de partida (com o estabelecimento de seus objetivos), e o ponto de chegada (com a visão concreta e factível, daquilo que se quer conquistar ou desenvolver). O mentor e o mentee, juntos, a partir de um relacionamento de confiança e comprometimento, criarão rotas de ação, alinhadas com as diretrizes organizacionais e as potencialidades.

A organização ganha com o crescimento da produtividade do mentee e seu maior alinhamento com a cultura e estratégia da mesma, o mentor ganha pela possibilidade de estabelecer trocas de conhecimentos e vivências com o mentee, além de ter seu legado e conhecimento valorizados pela organização, o mentee ganha aprendendo a partir da visão e da experiência de um profissional capacitado, para acelerar a conquista de seus objetivos.  

Os processos de mentoring independentes, acionados pelo próprio mentee e não por um Programa de Mentoring Organizacional, buscam um mentor que tenha o propósito, ou o legado valorizado pelo mentee.

É muito importante a escolha de um mentor que possa agregar valor ao processo, entregando conhecimento, experiências profissionais e valores, que contribuíam para o que o mentee busca no processo.

O mentoring nesse caso, pode partir de uma reflexão a respeito da carreira e das diferentes etapas do ciclo de vida da mesma. O início  do ciclo a partir do acesso ao mercado, a subida para processos de progressão, a manutenção e consolidação em posições desejadas, a construção de uma nova carreira, a busca por uma carreira internacional, entre outros. Também pode abordar aspectos psicossociais, trabalhando, em alguma medida, comportamento e emoções frente a situações que impactam na vida do mentee e, consequentemente, em seus relacionamentos e resultados no mundo do trabalho.

Para cada situação que o mentee traz para o processo de mentoring, o mentor usará diferentes discussões e estratégias para que ambos possam debruçar sobre as mesmas e co-criarem a solução possível, viável.

Ágil, microcustomizado, colaborativo e acima de tudo humanizado, o processo de mentoring é ideal para fortalecer vínculos, compartilhar propósitos, criar rede de apoio e de ambiente seguro e acolhedor para trocas e para o estabelecimento de relações acolhedoras e comprometidas com o crescimento mútuo.

Texto decorrente de Palestras apresentadas em Multinacional do segmento Farmacêutico, para abertura do Programa de Mentoring Organizacional. Na ocasião mentores e mentees participaram das discussões em torno da temática. As palestras ocorrem em 15 de outubro de 2019 e foram proferidas pela autora desse texto.

Ana Paula Arbache

Ana Paula Arbache

Pós-doutora em Educação pela PUC/SP. Doutora em Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação pela UFRJ. Certificada pelo Massachusetts Institute of Technology/MIT- Challenges of Leadership in Teams (2015), Leading Innovative Teams (2018). Docente dos cursos de MBA e Pós MBA da Fundação Getúlio Vargas. Orientadora e avaliadora de trabalhos de pós-graduação. Sócia Diretora da Arbache Innovtions, responsável pelas ações de Gestão de Pessoas, Liderança, Governança Corporativa, Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental e Elaboração e Aplicação Jogos de Negócios. Pesquisadora e autora das obras: A Educação de Jovens e Adultos Numa Perspectiva Multicultural Crítica (2001), Projetos Sustentáveis Estudos e Práticas Brasileiras (2010), Projetos Sustentáveis: Estudos e Práticas Brasileiras II (2011), Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos (2012), A crise e o impacto na carreira (2015), O RH Transformando a Gestão – Org. (2018). Certificação em Coaching e Mentoring de Carreira para Executivos. Mentora do Capítulo PMI/SP. Curadora e Colunista do blog arbache.com/blog e Página Mundo Melhor de Empoderamento Feminino Arbache innovations. Fundadora do Coletivo HubMulheres. Palestrante em encontros nacionais e internacionais.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.