O que é essencial para você e sua carreira? - Arbache Innovations | Gamificação Empresarial
Carreira Mentoring

O que é essencial para você e sua carreira?

Imprescindível, necessário, primordial, significativo, relevante, o que não pode ser deixado de lado! Todas essas palavras, geram significado à palavra “essencial” em diferentes dicionários.

Muitos de nós não identificamos o que é essencial para nós e, estamos dia-a-dia tão assoberbados, que “deixamos de lado” o que realmente importa. Não são poucos os momentos os quais nos levamos por aquilo que não é necessário e, gastamos nosso tempo, energia, emoções e nossos recursos, com relacionamentos e ações que só fazem mascarar o que é relevante. Esses podem ser chamados de sabotadores “invisíveis” e, por vezes, “inconscientes”.

Os sabotadores nos roubam preciosos momentos de nossas vidas, podemos exemplificar vários deles: o uso excessivo de redes sociais que nos faz procrastinar tarefas, a preocupação exacerbada com a ostentação para criar uma falsa imagem de sucesso, o consumo de energia dispensada à relacionamentos que sugam a nossa alma e nada nos oferecem em troca.  Todas essas são tentações rotineiras, que fisgam aqueles que não sabem ainda, o que é essencial para eles.

Em termos de carreira, os sabotadores são decorrentes da carência de autoconhecimento, isso afeta drasticamente tudo o que vem em seguida:

  • Nos anula a capacidade de enxergar aquilo que realmente se busca, um objetivo e uma meta. O que sou e o que quero em termos de carreira;
  • Nos afasta do alinhamento entre o que queremos enquanto carreira, e o que buscamos para nossas vidas, ou seja, não nos deixa enxergar o ponto de equilíbrio entre vida privada e carreira;
  • Nos deixa a deriva no processo de escolha de cursos que possam contribuir para a construção de um currículo mais estratégico e robusto, capaz de atrair melhores chances no mercado de trabalho, bem como ser competitivo para alcançar as vagas almejadas;
  • Nos faz gastar tempo e dinheiro com cursos e processos, que gerarão custos de oportunidades que não voltarão mais.
  • Nos desampara ao não enxergar claramente que determinada empresa, não nos dará suporte para crescimento, uma vez que não possui programas destinados ao desenvolvimento profissional de seus colaboradores, bem como processos transparentes para progressão na carreira;
  • Nos isola da possiblidade de reconhecer parceiros legítimos na caminhada para a conquista da meta e isso faz com que tenhamos uma visão difusa e errônea daqueles que podem serem parceiros efetivos.

Ao descobrirmos o que realmente importa, estaremos mais preparados para nos afastar das seduções inapropriadas e errôneas, que rondam uma gestão de carreira. Descobrir o que é essencial é tarefa de cada um de nós. Isso faz parte de nosso autoconhecimento e é da responsabilidade de cada um nós! Quanto mais sabemos quem somos, onde queremos chegar, mais podemos alinhar o que é essencial para nós, enquanto pessoas e enquanto profissionais.

Caso queira conhecer um pouco mais a respeito de autoconhecimento e gestão de carreira, convido você para conhecer o perfil dos nossos mentores da Plataforma Arbache.com/mentoring, e agendar uma sessão com eles, você poderá encontrar boas respostas para seus questionamentos e alinhar o que é essencial para você e sua carreira.

Ana Paula Arbache

Formação: Doutora em Educação pela PUC/SP com tese desenvolvida em ética, PUC/SP. Mestre em Educação/Cultura UFRJ.
Experiência Acadêmica: Docente, ministrando aulas na UFSJ e UFRJ. Coordenadora de Projetos Nacionais e Internacionais (1995-2000). Docente dos Cursos de MBA /FGV e MBA/BSP. Orientadora e Avaliadora de Trabalhos de Pós Graduação.
Experiência Profissional: Sócia Diretora da Arbache – Serviços Educacionais e Treinamento, responsável pelas ações de Gestão de Pessoas, Governança Corporativa, Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental e desenvolvimento e aplicação de Jogos de Negócios. Atuação em consultorias e treinamentos em empresas globais. Coach de Lideranças e de Carreira. Pesquisadora CNPQ e Autora dos Livros: A Formação Do Educador De Pessoas Jovens E Adultas Numa Perspectiva Multicultural Crítica,Projetos Sustentáveis: estudos e práticas brasileiras I e Projetos Sustentáveis Estudos e Práticas Brasileiras II. Palestras realizadas em Congressos Internacionais e Nacionais.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Entre em contato conosco

 

Mensagem enviada com sucesso

Em breve retornaremos o contato.

◄ Voltar

Outros projetos da Arbache Tec

São Paulo, SP:
Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445 - Pinheiros
CEP: 05415-030
Maringá, PR:
Rua Vitor Meirelles, 45 - Zona 5 - Ed. Ilhas Gregas
Sala 207 - CEP: 87015-080
Telefone para contato
+55 11 4130-9707
Nosso e-mail
contato@arbache.com
Todos os direitos reservados @arbache 2017