Coaching Mentoring RH

Assessment: Saiba mais sobre a tendência do RH

Assessment é um termo do inglês, que significa avaliação em tradução literal. O termo é muito amplo e pode ser usado em vários sentidos, mas, especialmente no RH, ele vem assumindo o papel de um tipo de orientação.

Mais do que isso, o assessment é uma avaliação que identifica gaps e orienta a correção desses. Hoje, existe um número vasto de ferramentas de assessment, com intuitos distintos e características próprias.

Para gerenciar o recurso humano de uma empresa é de extrema importância que o gestor conheça a sua equipe. O assessment oferece uma vasta gama de informações que podem ser usadas para conhecer mais intimamente o time, o que te permite planejar, produzir, implementar, gerenciar, treinar, apoiar e sustentar a força de trabalho da empresa.

Objetivo do assessment.

Bom, depois de entender o que é assessment, o próximo passo é entender quando ele é usado e qual é a sua função.

A avaliação é usada para ajudar os usuários a identificar e abordar problemas que estão afetando o sistema de recurso humanos. Ela promove a coleta e análise de informações que servirão como guias no desenvolvimento de políticas que ajudem a companhia e seus colaboradores a superar esses desafios.

As ferramentas de assessment podem ser usadas em diversos níveis, como: no nível executivo, gerencial e liderança ou técnicos especializados.

Entenda como eles podem ser usados em cada categoria.

Assessment para gestores e novos talentos

  • Planejamento de carreira: através desta metodologia, o colaborador vai poder conversar diretamente com um profissional que pode ajudá-lo a desenvolver as suas habilidades para que ele consiga chegar no cargo que almeja em sua carreira.
  • Sucessões de cargo: ela anda paralela ao planejamento de carreira. A maioria das empresas opta por buscar novos gerentes e diretores no mercado de trabalho. Através do diagnóstico e acompanhamento que o assessment permite, passa a ser interessante captar as lideranças e talentos que já estão em sua empresa.
  • Retenção de talentos: ter um plano de carreira e um planejamento de sucessão de cargos é importante não apenas para o clima empresarial, mas também para manter os seus principais talentos.

Assessment para desenvolvimento de colaboradores

  • Seleção de novos colaboradores: identificar o perfil certo para a sua empresa é fundamental. Saber quais características o colaborador precisa ter para se destacar em determinada função em sua companhia é importante para que ela prospere. O assessment pode auxiliar neste quesito por conta do seu poder de análise.
  • Diagnóstico interno: através do assessment é possível identificar eventuais falhas dentro dos procedimentos internos da empresa. Com isso você consegue compreender as necessidades de treinamento e desenvolvimento que existem em sua companhia.
  • Desenvolvimento de funcionários: o desenvolvimento de colaboradores não precisa necessariamente ser profissional. O autoconhecimento adquirido através do assessment permite trabalhar as características pessoais também.

Mobi, uma plataforma gamificada de assessment.

A plataforma Mobi foi pensada para ser uma ferramenta de assessment extremamente precisa e que dá aos gestores uma gama singular de possibilidades.

Para isso, nós construímos a plataforma com base na gamificação, o que deixa o processo menos tortuoso para todos e que aproxima a nova geração de talentos. Além do uso de características dos games, a tecnologia é muito presente na plataforma.

O Mobi é capaz de avaliar através de Inteligência Artificial as competências técnicas e comportamentais de cada colaborador, elaborando médias do grupo e comparando com os desempenhos individuais. Além disso, no Mobi Game, que mede as competências técnicas, é possível acompanhar o desenvolvimento de cada jogador e equipe, entendendo em que ponto a estratégia está sendo efetiva e em quais pontos ela precisa melhorar.

Para saber mais do mobi acesse: https://arbache.com/

Avatar

Luiz Gustavo

Publicitário de formação e produtor de conteúdo da Arbache innovations.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.