Empreendedorismo e Inovação Sustentabilidade

III Prêmio de Sustentabilidade das Empresas Associadas à Câmara Española

Profa. Dra. Ana Paula Arbache participa do júri do III Prêmio de Sustentabilidade das Empresas Associadas à Câmara Española realizado em 14 de junho de 2012

Em meio às celebrações e discussões em torno da Rio +20, a Câmara Espanõla, apresenta os ganhadores do III Prêmio de Sustentabilidade das empresas associadas. Este prêmio divulga os projetos realizados pelas empresas associadas à Câmara e mostram a relevância em contribuir, por meio de suas ações, para um melhor desenvolvimento da sociedade brasileira. Na noite de 14 de junho, em um jantar de gala,em São Paulo, foram premiados os programas participantes do Prêmio neste ano.

Entre as empresas que apresentaram as suas ações, estavam:

  • Banco Santander S. A – Projeto Escola Brasil;
  • Editora Moderna – Seminário Aprova Brasil;
  •  Endesa Brasil S. A – Programa Consciência Ampla;
  •  Gás Natural Fenosa – Futuro no meu Jardim;
  • Grupo Telefônica – Voluntários Telefônica;
  •  MAPFRE Seguros – Incentivo à Cultura;
  • Meliá Brasil Administração Hoteleira e Comercial Ltda – Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes;
  • Obrascon Huarte Lain Brasil S. A – Viva Meio Ambiente;
  •  Prosseguir Brasil S. A – Pro Bairro Escola – Cidade Escola Aprendiz;
  • PricewaterCooper Auditores Independentes – Neutralização de Co2.

 Os programas apresentados foram avaliados sob diferentes dimensões, sendo estas: Assistência social, cultura, educação, erradicação do trabalho infantil, esporte, infra-estrutura, preservação ambiental, segurança alimentar, saúde, entre outras.

Para o Presidente da Câmara Espanõla, senhor Antonio Carlos Valente, “O que propomos aqui não se resume à divulgação de projetos sociais e ambientais, queremos fomentar o debate sobre o conceito de sustentabilidade e alinhar o que acontece à nossa volta com nossa estratégia de atuação. Trata-se não só de notar os problemas do nosso tempo, mas de buscar soluções.” (Memória de Sustentabilidade das Empresas Associadas à Câmara Espanõla, p.11, 2012).

 A premiação seguia três categorias distintas: Melhoria no desempenho da empresa; Possibilidade de disseminação  ou Replicação e Inovação.

 Os ganhadores do ano de 2012 foram: Meliá Brasil Administração Hoteleira e Comercial LTDA, Endesa Brasil S.A e Banco Santander Brasil S.A.

 Cada um dos programas apresentados pelas empresas competidoras, traziam dados significativos para uma análise apurada da gestão de sustentabilidade e o grau de maturidade empresarial alocado nas ações desenvolvidas.

 Parabéns à Câmara Espanõla pela iniciativa da premiação e aos organizadores do belíssimo evento ocorridoem São Paulo. Certosde que é por meio da divulgação de tais iniciativas, que poderemos alavancar novos programas empresariais voltados para o desenvolvimento sustentável de modo educativo, legítimo, responsável e virtuoso.

Ana Paula Arbache

Ana Paula Arbache

Pós-doutora em Educação pela PUC/SP. Doutora em Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação pela UFRJ. Certificada pelo Massachusetts Institute of Technology/MIT- Challenges of Leadership in Teams (2015), Leading Innovative Teams (2018). Docente dos cursos de MBA e Pós MBA da Fundação Getúlio Vargas. Orientadora e avaliadora de trabalhos de pós-graduação. Sócia Diretora da Arbache Innovtions, responsável pelas ações de Gestão de Pessoas, Liderança, Governança Corporativa, Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental e Elaboração e Aplicação Jogos de Negócios. Pesquisadora e autora das obras: A Educação de Jovens e Adultos Numa Perspectiva Multicultural Crítica (2001), Projetos Sustentáveis Estudos e Práticas Brasileiras (2010), Projetos Sustentáveis: Estudos e Práticas Brasileiras II (2011), Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos (2012), A crise e o impacto na carreira (2015), O RH Transformando a Gestão – Org. (2018). Certificação em Coaching e Mentoring de Carreira para Executivos. Mentora do Capítulo PMI/SP. Curadora e Colunista do blog arbache.com/blog e Página Mundo Melhor de Empoderamento Feminino Arbache innovations. Fundadora do Coletivo HubMulheres. Palestrante em encontros nacionais e internacionais.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.