Empreendedorismo e Inovação Sustentabilidade

O Que é o Índice de Riqueza Inclusiva Criado Pela ONU na Rio +20?

A ONU lançou no dia 19 de junho de 2012, uma nova forma para avaliar o desempenho econômico dos países. O IRI – Índice de Riqueza Inclusiva – incorpora o cálculo do crescimento econômico dos países, recursos como: áreas agrícolas, florestas, combustíveis fósseis e reservas naturais. Estes vértices não existem nos índices como o PIB – Produto Interno Bruto – e o IDH – Índice de Desenvolvimento Humano (veja o quadro abaixo).

O IRI mede a sustentabilidade do crescimento dos países e o objetivo do Índice é analisar o desempenho da economia e subtrair desta conta, a quantidade do patrimônio natural que os países reduzem, à medida que o PIB cresce.

Com este novo indicador, o Brasil obteve o quinto melhor lugar de crescimento econômico com sustentabilidade (analisado no período entre 1990 e 2008). O Brasil está empatado com o Japão, Reino Unido e Índia.

Para Pablo Munõz, diretor científico da UNU-IHDP, o objetivo do IRI não é concorrer com o PIB ou com o IDH, mas ser uma métrica complementar.

PIB Produto Interno Bruto – Consumo privado, investimento realizados, gastos governamentais, exportações e importações.
IDH Índice de Desenvolvimento Humano – Educação (alfabetização e taxa de matrícula), longevidade e PIB per Capita.
IRI Índice de Riqueza Inclusiva – Capital Humano, produção industrial, recursos naturais, áreas agrícolas, florestas, recursos fósseis e minerais e capital social (longevidade).

Adaptação: RIGHETTI, Sabina. ONU cria outra forma de medir riqueza; Brasil fica em 5ª posição. WWW.1. Folhauol.com.br/ambiente. Acesso em 19 de junho de 2012.

Ana Paula Arbache

Ana Paula Arbache

Pós-doutora em Educação pela PUC/SP. Doutora em Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação pela UFRJ. Certificada pelo Massachusetts Institute of Technology/MIT- Challenges of Leadership in Teams (2015), Leading Innovative Teams (2018). Docente dos cursos de MBA e Pós MBA da Fundação Getúlio Vargas. Orientadora e avaliadora de trabalhos de pós-graduação. Sócia Diretora da Arbache Innovtions, responsável pelas ações de Gestão de Pessoas, Liderança, Governança Corporativa, Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental e Elaboração e Aplicação Jogos de Negócios. Pesquisadora e autora das obras: A Educação de Jovens e Adultos Numa Perspectiva Multicultural Crítica (2001), Projetos Sustentáveis Estudos e Práticas Brasileiras (2010), Projetos Sustentáveis: Estudos e Práticas Brasileiras II (2011), Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos (2012), A crise e o impacto na carreira (2015), O RH Transformando a Gestão – Org. (2018). Certificação em Coaching e Mentoring de Carreira para Executivos. Mentora do Capítulo PMI/SP. Curadora e Colunista do blog arbache.com/blog e Página Mundo Melhor de Empoderamento Feminino Arbache innovations. Fundadora do Coletivo HubMulheres. Palestrante em encontros nacionais e internacionais.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.