Sustentabilidade

ESG: S – Responsabilidade Social

É preciso aliar responsabilidade social e crescimento econômico e, para isso, é preciso fazer diferente: inovar e aproveitar todas as oportunidades que a agenda ESG traz.

Alguns chamam de “movimento ESG” – Environmental, social and corporative governance em inglês, ou em língua portuguesa ASG: ambiental, social e governança, outros de parâmetros ESG, mas podemos defini-los como diretrizes ESG, ou diretrizes de responsabilidade ambiental, social e de governança. Elas nasceram de uma agenda mais ampla de sustentabilidade e têm foco em orientar o mercado financeiro para práticas e tomadas de decisões que levem em consideração essas três letras (ARBACHE, 2021).

Isso aconteceu intensamente a partir de 2019 e instalou um novo pensamento no mundo dos negócios. Há trilhões de dólares envolvidos e, somente aqueles que se adaptarem a elas receberão os seus benefícios. Obviamente há grandes desafios e será preciso uma coalizão de esforços para tornar a agenda ESG uma realidade (ARBACHE, 2022). 

Posto isto, é preciso unir governo, organizações não governamentais (ONGs), iniciativa privada, entre outros para traçarem políticas, estratégias e práticas que possam criar esse ambiente de negócios, capaz de atender as demandas da economia de baixo carbono e do chamado para a redução da desigualdade no mundo. 

A necessidade de tornar ESG uma realidade nas empresas

(a) a sociedade cada vez mais engajada ao tema da sustentabilidade, cobrando delas os seus compromissos em relação aos impactos que elas trazem para as sociedades e o planeta; 

(b) os efeitos das mudanças climáticas que já são evidentes em algumas regiões, onde a desertificação é uma realidade e as ondas de altas temperaturas e grandes enchentes afetam comunidades e geram destruições em larga escala; 

(c) a desigualdade crescente em alguns países, cujo distanciamento da renda entre os mais ricos e os mais pobres, traz desemprego, fome e miséria; 

(d) a comunicação distribuída em tempo real para diferentes canais coloca foco em marcas que agridem o meio ambiente, contribuem para a desigualdade e praticam a má governança corporativa por onde passam; 

(e) os escândalos recentes ligados a governanças corporativas corruptas, que colocam os lucros à frente de valores morais e que deixam o rastro de destruição ambiental e social advindos de suas operações.

As diretrizes ambientais são mais conhecidas e maduras para a maioria da sociedade, no entanto, o S da responsabilidade social ainda carece de atenção, principalmente na América Latina. 

Aqui, a desigualdade é um agravante, uma vez que, ela traz outros fatores que deterioram a condição humana. Há um vínculo perverso que une desigualdade a outros efeitos colaterais: a fome, a violência, a falta de educação e qualificação, o desemprego e ausência de renda. No Brasil, temos que lidar com os altos indicadores de desigualdade que nos tiram a dignidade humana e a competitividade das empresas. 

A publicação de indicadores de investimento em ESG, feita pelo Itaú BBA (VC/AS, 2022) mostra que os investimentos no S são os menores e, infelizmente, ainda precisamos ressaltar que emprego e renda trazem consumo e competitividade para os negócios.

As diretrizes ESG voltadas para a responsabilidade social geram valor agregado e fazem com que todos possam ganhar.  Hoje, consumidores querem estar alinhados com marcas e empresas que gerem ações concretas e legítimas em torno das diretrizes ESG. Ainda há muito a ser feito pelo S do ESG, mas o caminho já está traçado e é preciso segui-lo! 

ESG e a realidade

Cada empresa terá um movimento e estágio diferente e o mais importante é estar no caminho. Como dito acima, é preciso estar junto para fazer a agenda ESG se tornar uma realidade e, particularmente, acelerar os compromissos relativos a responsabilidade social. Para isso, trago abaixo alguns pontos que atuam nessa pauta:

Quadro: Responsabilidade Social 

Critérios para contratação de Fornecedores e parceiros locais que tenham a sustentabilidade como foco;Políticas em torno da diversidade em suas diferentes dimensões (gênero, raça, orientação sexual, idade, PcD, estética, imigrantes, expatriados); Políticas de combate ao assédio moral e sexual, discriminações e preconceitos;Agenda de qualificação (chamada de reset work), tanto para moradores locais, como para colaboradores;  Contratação afirmativa, levando em consideração a diversidade;Oferta de trabalho decente e salário justo; Criação de oportunidades de empreendimentos conjuntos e parcerias com empresários locais; Organização e gestão de destino local levando em consideração o S;Criação de programas de voluntariado; Apoio a comunidade local e manutenção de suas práticas culturais.
Fonte: Ana Paula Arbache

 

Referências Bibliográficas

ARBACHE, Ana Paula. A pivotagem no mercado de capitais (2021) . In:< https://arbache.com/blog/esg-a-pivotagem-do-mercado-de-capitais/>. Acesso em 2022

Como ESG chega no mercado financeiro? Um estudo de caso focado no S e aplicado por uma cooperativa de crédito. In:https://arbache.com/blog/como-o-esg-chega-no-mercado-financeiro-um-estudo-de-caso-focado-no-s-e-aplicado-por-uma-cooperativa-de-credito/. Acesso em junho de 2022. 

Para que servem os relatórios de sustentabilidade. Inhttps://arbache.com/blog/para-que-servem-os-relatorios-de-sustentabilidade-na-agenda-esg/. Acesso em junho de 2022. 

ESG, Agenda 2030 e Normas ISSO: o futuro da economia. Inhttps://arbache.com/blog/esg-agenda-2030-e-as-normas-iso-o-futuro-da-economia/ Acesso em junho de 2030. 

Gestão Sistêmica de sustentabilidade ética, social, ambiental e financeira. Inhttps://arbache.com/blog/a-gestao-estrategica-e-sistemica-de-sustentabilidade-etica-social-ambiental-e-financeira/ Acesso em junho de 2022. 

Sustentabilidade: uma agenda caduca na maioria das empresas brasileiras. A Agenda 2030 irá trazer novas oportunidades para empresas brasileiras. A Agenda 2030 irá trazer oportunidades para aquelas nas quais a sustentabilidade está na via dos negócios.  

In:< https://arbache.com/blog/sustentabilidade-uma-agenda-caduca-na-maioria-das-empresas-brasileiras-a-agenda-2030-ira-trazer-novas-oportunidades-para-aquelas-nas-quais-a-sustentabilidade-esta-na-veia/>. Acesso em Março de 2022. 

Educação para o Desenvolvimento Sustentável: orientação para o possível do postulado ecológico político crítico da Vida Perpétua. Artigos Pós Doutorado. Departamento de Educação – Currículo. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2016. 

ARBACHE, Ana & GUARANI, Glaucia. Responsabilidade social e diversidade. Editora FGV: Rio de Janeiro, 2020. 

FINK, Laurence D. Uma mudança estrutural nas finanças. In:< https://www.blackrock.com/br/larry-fink-ceo-letter>. Acesso em Março de 2022.

VC/AS.  A mão invisível do ESG In: https://vocesa.abril.com.br/especiais/a-mao-invisivel-do-esg/>. Aesso em Julho de 2022. 

Ana Paula Arbache

Ana Paula Arbache

Pós-doutora em Educação pela PUC/SP. Doutora em Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação pela UFRJ. Certificada pelo Massachusetts Institute of Technology/MIT- Challenges of Leadership in Teams (2015), Leading Innovative Teams (2018). Docente dos cursos de MBA e Pós MBA da Fundação Getúlio Vargas. Orientadora e avaliadora de trabalhos de pós-graduação. Sócia Diretora da Arbache Innovtions, responsável pelas ações de Gestão de Pessoas, Liderança, Governança Corporativa, Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental e Elaboração e Aplicação Jogos de Negócios. Pesquisadora e autora das obras: A Educação de Jovens e Adultos Numa Perspectiva Multicultural Crítica (2001), Projetos Sustentáveis Estudos e Práticas Brasileiras (2010), Projetos Sustentáveis: Estudos e Práticas Brasileiras II (2011), Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos (2012), A crise e o impacto na carreira (2015), O RH Transformando a Gestão – Org. (2018). Certificação em Coaching e Mentoring de Carreira para Executivos. Mentora do Capítulo PMI/SP. Curadora e Colunista do blog arbache.com/blog e Página Mundo Melhor de Empoderamento Feminino Arbache innovations. Fundadora do Coletivo HubMulheres. Palestrante em encontros nacionais e internacionais.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.