Use a gamificação para espantar o mal do século, o turnover.
Geral

Use a gamificação para espantar o mal do século, o turnover.

Como acabar com o mal do século, o Turnover.

Turnover é o índice que representa a rotatividade de colaboradores em sua companhia, ou seja, a quantidade de profissionais que são admitidos e que deixam a sua companhia em um determinado período de tempo.

É comum que colaboradores deixem seus postos de trabalho, e esse movimento é ocasionado por uma série de fatores, que podem ser externos ou internos. E é por isso que esse é um índice muito importante para a companhia, pois ele permite identificar e corrigir possíveis erros e atitudes que elevam este índice.

Esse movimento de entrada e saída contínua de colaboradores gera uma série de custos adicionais para as empresas. Isso porque envolve novos processos de recrutamento, seleção e treinamento. Além disso, há aqueles casos em que os colaboradores acabam levando consigo os clientes, o que gera perdas significativas.

Assim como todos os KPI’s, o turnover deve ser periodicamente medido, acompanhado e comparado. Então vamos entender o que é turnover e como medi-lo.

 

Turnover: o que é?

O “turnover” é um termo em inglês que significa, em livre tradução, “virada” ou “rotatividade”. O termo é popular nos esportes e também está presente nos conceitos de RH.

No mundo empresarial o turnover é um importante indicador e através dele podemos calcular a rotatividade dos colaboradores. Hoje esse é um dos KPI’s – indicador de performance – mais importantes, não só para o RH, mas para toda companhia.

Para uma maior precisão é interessante que o cálculo seja feito com base em um período de 12 meses. Então vamos entender como o cálculo deve ser feito:

Turnover em % = Funcionários que saíram da empresa / total funcionários no mesmo período x 100.

Ou seja, se uma empresa contou com 100 funcionários em todo o ano, de janeiro a dezembro. Nesse mesmo prazo, foram constatados 20 desligamentos. Aplicando a fórmula – 20/100 x 100 – nós teremos um índice de turnover de 20%.

Não existe um consenso sobre um índice de turnover ideal, mas muitos livros e especialistas apontam que ele deveria ficar na casa dos 5% e nada muito além disso.

Existem milhares de causas para o turnover, mas dentre as mais comuns estão:

  • Melhores propostas da concorrência;
  • Insatisfação com as atividades desenvolvidas;
  • Salários inadequados;
  • Falta de comunicação e conflitos interpessoais;
  • Insatisfação com a liderança da empresa;
  • Tratamento diferenciado dos colaboradores;
  • Trabalho até exaustão;
  • Cultura organizacional;
  • Inadequação entre o perfil do colaborador e companhia.

 

Essas causas são divididas em 3 classes, que são:

Controláveis.

Que são referentes a fraquezas que podem ser eliminadas pela empresa. O salário baixo, por exemplo.

Semi-controláveis.

Não depende somente da empresa, embora a empresa carregue parte da culpa. Um bom exemplo é o grau de insatisfação interna.

Incontroláveis.

São aspectos que não podem ser modificados, ainda que se queira. É possível destacar óbito de funcionários ou o surgimento de doenças.

Depois de entender o que é e como o turnover ocorre, vamos entender como podemos reduzi-lo.

Como reduzir o turnover.

Bom, o grande segredo para diminuir o turnover é manter a sua equipe motivada. A falta de motivação é uma doença crônica que pode afetar todo o seu recurso humano e desencadear outros problemas mais graves, que acarretam no aumento de turnover e queda de produtividade.

E todo o cuidado deve ser tomado desde o início do colaborador na empresa, ou mesmo antes disso. É preciso ter um processo seletivo afiado, um treinamento que acelere a curva de aprendizagem e uma cultura organizacional que fomente o engajamento dos colaboradores.

Por isso, a gamificação pode ser um grande trunfo na luta contra esse mal que assola muitas companhias do novo século. Plataformas gamificadas podem, alinhadas com AI, realizar processos seletivos mais assertivos e precisos, além disso, elas podem ser usadas na educação dos colaboradores, o que acelera a curva de aprendizagem.

A implementação de uma cultura gamificada na empresa irá garantir a motivação do seu time, se aplicada corretamente. E é por isso que este conceito pode te ajudar com o alto índice de turnover.

Para conhecer mais sobre gamificação clique aqui.

 

Luiz Gustavo

Publicitário de formação e produtor de conteúdo da Arbache innovations.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Entre em contato conosco

 

Mensagem enviada com sucesso

Em breve retornaremos o contato.

◄ Voltar

Outros projetos da Arbache Tec

São Paulo, SP:
Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445 - Pinheiros
CEP: 05415-030
Maringá, PR:
Rua Vitor Meirelles, 45 - Zona 5 - Ed. Ilhas Gregas
Sala 207 - CEP: 87015-080
Telefone para contato
+55 11 4130-9707
Nosso e-mail
contato@arbache.com
Todos os direitos reservados @arbache 2017