Liderança

Formando Equipes Criativas – A Caminho da Inovação

O que empresas como Uber e Waze tem em comum? A criatividade em inovar e gerar disrupção no mercado. Ser criativo e inovador, é uma condição de sobrevivência das empresas em um mundo dinâmico e sedento por novas experiências.

Como estimular a criatividade?

A criatividade requer uma mudança nas pessoas ou na liderança das equipes. Estimular a participação de todos, implementar gestão pela diversidade e gestão por competências tendem a aumentar a capacidade da equipe de criar e inovar.
Quando um pessoa ou uma equipe, cujo trabalho se dá em um ambiente de pressão e estresse a fim de obter resultados, fazem um bom trabalho, mas não são reconhecidos, sua criatividade tende a se inibir e, naturalmente, a busca por novos caminhos e soluções diminui consideravelmente. Uma vez que a liberdade criativa foi afetada, tanto as pessoas quanto o grupo certamente irão se manter na direção do “tradicional”. Se há pressão é porque algo falhou e isso precisa ser modificado. Assim sendo, buscar novas formas de fazer o trabalho pode ser uma solução.

__________________________________

A gestão pela diversidade e por competências tendem a aumentar a capacidade da equipe de criar e inovar

__________________________________

Quando um líder, sob pressão, gerencia uma equipe, ele pode gerar conflitos e falta de estímulo, caso não busque a integração e respeito aos indivíduos. O conflito pode se dar também pela diversidade de pensamento entre as pessoas, uma vez que existem ideias e visões diferentes a respeito de um mesmo ponto. No entanto, as opiniões divergentes, muitas vezes, podem ser o caminho da inovação, pois a diversidade, tanto cultural, quanto de ideias, pode ser o combustível para a geração do novo. Portanto, valorizar a diversidade e direcioná-la rumo à “convergência de ideias” é um caminho a ser tomado por líderes que buscam o crescimento da equipe.
Portanto, para enxergar além, agregue pessoas diferentes e perceberá o novo, com muito mais clareza.

Fernando Arbache

Fernando Arbache

Formação: Graduado em Engenharia Civil, ufjf, Especialização em Curso de Análise, Projeto e Gerência de Sistemas, Mestre em Engenharia Industrial PUC/Rio. Doutorado em Sistemas de Informação – COPPE/UFRJ. Data and Models in Engineering, Science, and Business/MIT, Cambridge, MA (USA). AnyLogic Advanced Program of Simulation Modeling/Hampton, NJ (USA). Pesquisa em desenvolvimento de Infraestrutura Aeronáutica – ITA. Pesquisa em desenvolvimento de Aeroportos – ITA. Experiência Acadêmica: Coordenador da FGV em cursos de Gestão (curso de MBA em Gestão das Casas Bahia). Professor BSP nas cadeiras e Logística e Sistemas de Informação. Professor da Fundação Getúlio Vargas/São Paulo nas cadeiras e Logística e Sistemas de Informação. Professor da HSM Educação. Professor IBMEC nas cadeiras de Logística e Administração de Projetos. Professor do Alto comando da Marinha de Guerra Brasileira nas cadeiras de Logística e Sistemas de Informação. Professor da pós-graduação do IME (Instituto Militar de Engenharia). Professor Fundação Dom Cabral – Jogos de Negócios e Logística. Professor concursado na FATEC/São José dos Campos – Estatística Aplicada e Jogos de Negócios. Livros escritos: ARBACHE, F. Gestão da Logística, Distribuição e Trade Marketing. São Paulo: Ed. FGV, 2004. ARBACHE, F. Logística Empresarial. Rio de Janeiro: Ed. Petrobras, 2005. ARBACHE, A. P. e ARBACHE, F. Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos. São José do Rio Preto- SP: Raízes Gráfica e Editora, 2012. Experiência Profissional: Atual Sócio-Diretor das empresas: Arbache Tecnologia Educacional (http://www.arbache.com). Jogos de Negócios para clientes como: Vale (I. Desenvolvimento de Jogos de Negócios, para gerenciamento de Risco Ferroviário – com enfoque em Saúde e Segurança. II. Desenvolvimento de Jogos de Negócios para capacitar aos gestores a compreenderem a visão holística de toda a cadeia de valor da empresa no Brasil e em Moçambique), Ecorodovias (desenvolvimento do Simulador do Pedágio – treinamento dos operadores de cabine de pedágio, para aceleração do conhecimento a respeito da operação de pedágio).

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.