Empreendedorismo e Inovação Gestão de Pessoas

Entenda o Scrum e sua mentalidade ágil

Agilidade não é apenas fazer algo rápido. O Scrum surgem da necessidade de adotar práticas de gerenciamento capazes de otimizar os processos e projetos das empresas. 

O Scrum é um framework ágil responsável por proporcionar dinamicidade, treinando as equipes para um novo fluxo de trabalho. Ele permite que ajustemos os projetos de forma apropriada, otimizando a produtividade e a comunicação de todos os envolvidos. O resultado é visível: há a ampliação e disseminação de informações de forma ágil. 

Esse framework, criado por Jeff Sutherland, tem como base a interação contínua entre a equipe de um projeto e a constante adaptação. Com isso, fazemos ajustes com mais facilidade e as equipes se adaptam mais facilmente às novas demandas dos clientes e do mercado. Por meio de iterações e entregas curtas em “sprints”, ele aumenta a produtividade dos profissionais e o alinhamento das entregas às demandas dos clientes. 

Segundo o State of Agile, o Scrum é o framework ágil mais popular, sendo utilizado por mais de 60% das equipes de desenvolvedores de software. É um método criado para organizar as demandas e ajudar os profissionais na execução de tarefas, permitindo ajustes rápidos e alinhamento da equipe. Como consequência, aumenta-se a qualidade do produto final.

E, apesar de muitos confundirem, o Scrum é um framework, e não uma metodologia de gerenciamento de projetos. Um framework indica o direcionamento que deve ser seguido pelas equipes, sem apontar os processos e técnicas que serão utilizados. Por outro lado, uma metodologia de gerenciamento de projetos fornece todos os processos e práticas que deverão ser adotados. O Scrum, por ser ágil, requer que as equipes tenham autonomia para estabelecer as melhores práticas para seu trabalho.

As vantagens do Scrum no desenvolvimento de projetos

O Scrum é tão valioso para uma empresa devido à sua capacidade de agregar maior valor às entregas de um projeto, mesmo havendo riscos. Ele ajuda a garantir que os clientes recebam produtos e/ou serviços de qualidade e testáveis antes da entrega final. Por isso, são feitas pequenas entregas com partes do produto para receber feedbacks de forma transparente. Assim, a equipe sabe se está entregando o que se espera.

Isso faz com que os riscos do projeto sejam menores. Quando há falhas ou desalinhamentos às necessidades dos clientes, a equipe pode corrigi-los de maneira ágil, sem atrasar ou comprometer futuras entregas. 

Existem diversos aspectos positivos da aplicação do framework Scrum. Podemos citar: trabalho em equipe, times autogerenciáveis, comunicação mais efetiva e frequente e foco no cliente. E o mais importante de todos: geração de valor por meio de soluções adaptativas para problemas complexos.

Para o Scrum funcionar, é preciso que todas as pessoas do time Scrum sejam ágeis e adaptáveis e conheçam bem o framework. Essas pessoas vão ocupar os papeis do Scrum e guiar a equipe juntas, pois os times são autogerenciáveis.

Quando utilizamos o Scrum da maneira correta, podemos transformar as pessoas e as empresas! E lembre-se: não adianta apenas entender seu funcionamento e adotá-lo. É preciso criar culturas e hábitos ágeis no dia a dia das organizações.