Empreendedorismo e Inovação Gestão de Pessoas

Conheça as dez competências do futuro do trabalho

Segundo o Fórum Econômico Mundial (WEF), até 2025, haverá grandes mudanças globais no futuro do trabalho e em sua divisão: seres humanos, robôs e algoritmos trabalharão juntos.

O desenvolvimento de novas tecnologias e as mudanças na sociedade e em suas demandas estão alterando o futuro do trabalho globalmente. Estamos aos poucos observando uma nova divisão de ofícios, e essas mudanças intensas chegarão em diferentes setores da economia. Por isso, será necessário criar novas estratégias para manter os empregos e continuar agregando valor ao trabalho.

Segundo dados do WEF, 85 milhões de empregos poderão ser substituídos até 2025, enquanto 97 milhões poderão surgir, mais adaptados à nova divisão de trabalho. A chegada cada vez maior de máquinas e algoritmos nas operações exige reflexões sobre as competências que devemos adquirir para o futuro do trabalho.

As dez competências do futuro

Em meio a tantas mudanças, é preciso entender que a ruptura tecnológica é a responsável por transformar os empregos e criar novos postos de trabalho. Isso é essencial para nos orientar nesse processo e nos ajuda a aprender as habilidades requeridas por este novo mercado.

Segundo o fundador e presidente executivo do Fórum, Klaus Schwab, “temos as ferramentas à nossa disposição. A abundância de inovação tecnológica que define nossa era atual pode ser aproveitada para liberar o potencial humano”. Neste contexto, a adoção de tecnologia significará a necessidade de aderir e/ou aprimorar habilidades e competências no futuro do trabalho. As principais delas são:

  1. Pensamento analítico e inovação: o pensamento analítico baseia-se em evidências para solucionar problemas. O profissional do futuro precisa estudar as partes e tudo que envolve seus projetos para fazer boas entregas. Dessa forma será possível inovar, propondo ideias criativas e soluções capazes de suprir as demandas do mercado em novas situações.
  1. Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem: a capacidade de aprender novos conceitos, técnicas e estratégias de absorção de informações é fundamental. Em um contexto em que é necessário realizar novas atividade e lidar com novas demandas do mercado, a capacidade aprender rapidamente será exigida dos profissionais.
  1. Resolução de problemas complexos: o profissional do futuro precisa ter a capacidade de encontrar soluções inovadoras e criativas. Essas soluções podem ser para o desenvolvimento de melhores produtos e serviços, superar a concorrência ou atender novas demandas do mercado. É preciso sair do padrão e da zona de conforto para solucionar problemas complexos em ambientes de incerteza.
  1. Pensamento crítico e análise: esta habilidade permite que o profissional pense com clareza e racionalidade antes de agir e tomar decisões. Em ambientes complexos e incertos, é preciso compreender causas e efeitos de suas ações e a relação entre os aspectos e problemas do mercado. 
  1. Criatividade, originalidade e iniciativa: o futuro reserva novas demandas dos clientes e do mercado e intensa concorrência em busca de inovações tecnológicas. Nesse cenário, a capacidade de desenvolver soluções criativas e originais, demonstrando iniciativa de romper barreiras, será algo fundamental. Explorar novas possibilidades e ter proatividade para sair da zona de conforto é uma obrigação para os profissionais que desejam vencer no mercado do futuro.
  1. Liderança e influência social: liderar e influenciar socialmente é mais uma habilidade fundamental. A capacidade de despertar comportamentos, ações e desejos em outras pessoas será uma característica dos líderes de sucesso no futuro. Esses serão fatores essenciais para uma boa e moderna gestão de negócios e equipes.
  1. Uso de tecnologia, monitoramento e controle: novas tecnologias fazem cada vez mais parte de nossas vidas e atividades. Elas impulsionam o mercado e estão diretamente relacionadas às novas demandas da sociedade, portanto os profissionais do futuro precisam dominá-las. Para acompanhar os resultados de suas empresas, atividades e projetos, os profissionais deverão conhecer processos de automação e controle para melhorar seu desempenho.
  1. Design de tecnologia e programação: a programação já é uma habilidade fundamental para profissionais de inúmeros segmentos. A capacidade de desenvolver softwares, aplicações e páginas de alto nível em diversas linguagens pode alavancar uma equipe ou negócio. O design de tecnologia auxilia a construção de uma boa interface com o cliente, otimizando a sua experiência no consumo do produto e/ou serviço.
  1. Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade: diante de incertezas, a inteligência emocional e a capacidade de lidar com situações complexas com resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade é fundamental. Elas nos permitem manter o equilíbrio em situações de adversidade e risco. Precisamos saber lidar com sentimentos como raiva, ansiedade e medo, sem que a confiança seja abalada e atrapalhe o andamento dos projetos. 
  1. Raciocínio, resolução de problemas e ideação: os profissionais precisam ter raciocínio rápido para compreender os novos desafios do mercado. Com novas tecnologias surgindo continuamente e novas demandas dos clientes, problemas complexos vão surgir. Por isso, é preciso solucioná-los, analisando dados para chegar a conclusões efetivas e propor saídas para os desafios diários do trabalho.

Desenvolvendo competências para o futuro do trabalho

Aprender novas habilidades e aprimorar conhecimentos é essencial para o crescimento e sucesso profissional. O mercado de trabalho exige cada vez mais profissionais capacitados, preparados e dispostos a sair da zona de conforto.

Equipes formadas por colaboradores com essas habilidades do futuro têm o potencial de revolucionar os resultados de organizações. A gestão dos negócios pode ser alavancada com aumento na produtividade e maior qualidade nas entregas dos times, quando essas competências são aplicadas.

Por isso, conhecer as habilidades da força de trabalho e desenvolvê-las é um dever contínuo de profissionais e empresas. E isso pode ser feito com novas tecnologias que aliam tecnologia e ciência.

O SELF é um assessment inovador que usa inteligência artificial, gamificação e storytelling para mapear competências comportamentais de forma rápida, precisa e lúdica. Criando simulações de ambientes organizacionais reais, ele analisa as soft skills dos profissionais por meio de suas tomadas de decisão. Com relatórios completos e individuais, é possível conhecer os pontos fortes e fracos de cada candidato ou colaborador da empresa .

O Trainer Game é outra solução inovadora que auxilia no treinamento e desenvolvimento de profissionais. Com trilhas de desenvolvimento interativas, formadas por games e materiais pedagógicos, os profissionais podem aprimorar suas habilidades comportamentais. Durante o processo, as organizações podem monitorar o grau de conhecimento e o nível de aprendizagem de seus colaboradores.