Gestão de Pessoas

Carreira e Sucessão: Você Está Pronto Para Enfrentar Esse Processo?

Por Prof. Fábio Botteon

A carreira é considerada uma trajetória importante na vida de cada um. Mudanças de várias ordens são necessárias. Vemos que as habilidades devem ser lapidadas, se faz necessário adquirir novos conhecimentos e também vemos que é necessária atitude para que a carreira seja promissora e permita uma realização pessoal importante na vida de cada um. Com essa premissa vemos que a cada dia o conceito de competência está alinhado à carreira e sucessão.

Para os indivíduos, pensar na carreira consiste em analisar objetivos pessoais eprofissionais, traçar um planejamento com a finalidade de saber o que precisam fazer para se desenvolver e cumprir todas as metas e etapas traçadas nesse planejamento.

A gestão da sucessão nas empresas é um processo delicado e muitas vezes esquecido. Muitas organizações têm um olhar tímido para o processo sucessório. Qual é o principal motivo disso? Essatimidez pode colocar em risco toda corporação no momento em que apenas analisam o presente onde líderes eficazes desenvolvem e apresentam ótimos resultados. Mas e o futuro? Pergunto a você leitor: Somos eternos?

Ao se tratar a sucessão, toda empresa precisa ter um olhar direcionado para todos os níveis ou posições críticas nas empresas. É importante ressaltar que sucessores e backup são profissionais distintos na organização. Um backup é aquele profissional que temporariamente substitui um líder na organização e que pode ou não ser um sucessor adequado à empresa.

Um programa de gestão da sucessão visa regras importantes para conduzir o crescimento dos profissionais na organização. É importante que se aproveite competências na progressão da carreira. O bom entendimento das competências como entregas sustentadas por capacidades, segmentadas por níveis de complexidade e eixo de carreira darão sustentação aos processos.

Ao longo do desenvolvimento profissional, novas responsabilidades são atribuídas aos candidatos à sucessão e a progressão da carreira se alinha as demandas e eixo de complexidade que cada um vai assumindo e desenvolvendo nas suas atividades diárias. O foco do processo de sucessão deve ser o desenvolvimento permanente, estabelecido a partir de atividades educacionais variadas que garantam à empresa uma reserva de profissionais preparados para ocupar suas posições-chave.

A identificação de um profissional para compor o banco dos possíveis sucessores é um passo importante, porém não indica que este esteja pronto para assumir, mas sim, que ele apresenta condições e que seu desenvolvimento deve ser mantido e monitorado. A identificação e formação de sucessores devem pautar-se de objetividade, transparência e simplicidade, com abertura completa de informações para que o comitê de avaliação possa tomar a decisão correta no processo sucessório.

A carreira deve analisada sob a perspectiva do indivíduo e da empresa, pois envolve tanto movimentos verticais como horizontais, mantendo certo nível de complexidade, porém promovendo visão mais ampla do negócio.

Pensar em carreira e sucessão é uma realidade nas pequenas, médias e grandes empresas. Todos os colaboradores precisam estar atentos, se preparar  para que no momento ideal possam assumir sua função com uma core competence digna de respeito e valorização.