Ética RH

As Mídias Sociais e Seu Papel Num Novo Formato de Comunicação das Empresas

Por Veronica Bilyk

No meu último artigo comentei sobre os esforços realizados em conjunto com a Rio Bravo Investimentos para conseguirmos inciar conversas com um novo público. Analisamos os detalhes necessários para costumizarmos a comunicação, a linguagem, os encontros, os feedbacks. E mencionamos como foi fundamental a existência de uma espinha dorsal realizada através de ‘campanha’ em Facebook, Linkedin e Instagram.
Sim, porque já faz algum tempo que negócios de todas as dimensões e naturezas devem contemplar o uso integrado das redes sociais nas suas campanhas de comunicação.

Existe, portanto, a obrigação de se atualizar o conhecimento com relação às redes sociais; uma obrigação que traz um aspecto muito caro ao empreendedor, que é um menor custo financeiro se comparado ao mesmo efeito alcançado se utilizando as mídias convencionais. Logo, comunicação efetiva, dentro de um novo padrão de comportamento a um preço menor. Vamos analisar.

Através deste artigo gostaria que o empreendedor desse boas vindas às redes sociais. Veja bem, não estou falando em dar boas vindas à Internet, um mundo infinito de possibilidade, e sim estou falando de saudar especificamente o mundo digital definido pelas redes sociais, que possui características específicas; cada plataforma com suas vantagens e desvantagens. Mas, que de maneira geral são soluções pilotáveis pelas mãos dos próprios donos de negócios e possuem ferramentas de medição amigáveis a interface com o usuário.

PRIMEIRO PASSO: O SITE
Não há como querer inovar na comunicação e no marketing digital, sem que o primeiro passo não seja a auto-avaliação e diagnóstico de performance do site da empresa e de sua capacidade em manifestar o propósito da marca e sua relevância junto aos usuários.
Mesmo assim, o usuário de internet é mais exigente, quer conteúdo, quer falar com as marcas e não está mais necessariamente navegando apenas por sites. O digital está cada vez mais fragmentado e é preciso entender e aceitar isso.

ENGAJAMENTO
É o toque ‘mágico’. É o dom de contágio que uma marca desenvolve ao encantar o um público específico. Através do engajamento, nascem tendências, notícias boca-a-boca, e um campo fértil para crescimento, fidelização e awareness. Esse comportamento é o que as marcas buscam no engajamento digital, onde sua comunicação desperte o desejo do consumidor a indicá-la aos amigos, redes de contato ou incluir um post positivo em seu Blog. Não é uma tarefa fácil, afinal, o consumidor está cada vez mais crítico e com isso, está mais difícil de convencê-lo de que uma marca ou produto é realmente o melhor para ele.

RELACIONAMENTO
Um jeito de fazer com que o consumidor se engaje com a marca é se relacionar com ele. Planners usam o cotidiano das pessoas para pensar em ações para elas. Quando se ama, se está apaixonado (a) não traímos. Isso vale para marcas também. Se relacionar com o consumidor é fundamental. Já foi o tempo em que enviar um e-mail marketing era se relacionar com o consumidor na web. As Redes Sociais estão ai, pessoas seguem marcas porque querem falar e serem ouvidas por elas, querem conversar, querem conselhos sobre produtos, querem saber o que há de novo, querem ler notícias sobre a marca e sobre o cenário em que essa marca está inserida.

CONTEÚDO
Ninguém segue um Twitter que não seja dinâmico e ninguém volta a site ou curte página de Facebook desatualizado. Não se compra Smartphone porque é um celular mais bonito, não se abre o browser esperando que algo aconteça, não se busca um termo no Google por diversão. As pessoas vão atrás de conteúdo. Quando se entra no Google e digita “celular com MP3” as pessoas querem notícias sobre o aparelho, saber as melhores opções, ver onde está vendendo, comparar preços, ver o que se fala dos modelos nas redes, enfim, as pessoas buscam conteúdo para se relacionar com a marca, e bons conteúdos geram engajamento.

PRESENÇA DIGITAL
Com a mídia digital cada dia mais fragmentada, as marcas tem que impactar seus públicos em diversas ferramentas. As pessoas não estão mais no sites das marcas e nem apenas no Google. Os usuários de internet estão nas Redes Sociais interagindo com pessoas por um interesse comum – e se engajado com a marca vai indicar nas redes aos amigos – pessoas estão no Twitter atrás de notícias – mais um canal de engajamento onde o conteúdo é essencial – estão jogando um game online, estão no celular em aplicativos da marca, estão acessando o site A, B e C pelo mobile de dentro do ônibus indo para o trabalho, estão visitando sites segmentados – e não apenas nos grandes portais – estão usando Tablets, estão pedindo para receber newsletters das empresas, estão comprando pela web e pelo celular, enfim, estão em todas as ferramentas da web atrás de conteúdo relevante.
Percebe-se o quanto esses pilares tem ligação um com os outros? É assim que o consumidor se comporta nas redes, é assim que ele interage com outras pessoas.

AS OPÇÕES DAS PLATAFORMAS DE REDES SOCIAIS
Atualmente todos conhecem o Facebook – mas existem muito mais redes sociais do que apenas a inventada por Mark Zuckerberg. Algumas delas são projetadas para compartilhar informações, outras podem ajudá-lo a encontrar um novo emprego, ou o para compartilhamento de vídeos, músicas ou fotos, ou algum outro interesse em particular.

Aqui está uma lista das redes sociais mais interessantes e o que as tornam tão notáveis.

Como anteriormente mencionado, o Facebook é conhecido por quase todos os usuários de internet. Facebook é uma rede social global, que centenas de milhões de usuários usam para se conectar e compartilhar conteúdo. Atualmente, o Facebook tem mais de 900 milhões de usuários. Depois de se registrar no Facebook, você pode criar seu próprio perfil pessoal e adicionar amigos que você deseja compartilhar atualizações de status, fotos, vídeos ou conversar com. Além disso, existem páginas do Facebook, que você pode ‘curtir’ para tornar-se parte de uma comunidade que tem um interesse comum – ator favorito, marca popular, empresa favorita, etc. Você deve ter pelo menos 13 anos de idade, a fim de criar um conta Facebook.

Twitter é uma rede social drasticamente diferente do Facebook. É um sistema de micro-publicação, que permite que você escreva mensagens curtas de 140 caracteres que são conhecidos como “tweets”. Para criar sua própria comunidade Twitter – você pode “seguir” alguém a fim de receber seus tweets no seu feed de notícias ou você pode ser ‘seguido’ por outros e eles vão receber seus Tweets. Outra característica especial do Twitter é o uso de hashtags, a fim de atingir um público maior. Usando um símbolo hashtag (#Twitter, por exemplo), outros usuários do Twitter que estão seguindo esse particular hashtag são mais propensos a ver seus Tweets.

Embora o YouTube não seja considerado uma plataforma de mídia social, ele possui características de mídias sociais e é muito popular, tornando-se, assim, importante mencionar. YouTube é um site de compartilhamento de vídeo onde você pode ver, compartilhar, fazer upload, comentar, gostar ou não gostar vídeos. A maior parte do conteúdo que é carregado para o YouTube se origina de pessoas individuais. No entanto, há muitos ”canais” oficiais do YouTube para empresas, bandas, cantores, etc,. Para se carregar, comentar ou gostar/não gostar de vídeos é necessário que se crie uma conta no YouTube. No entanto, os usuários não registrados ainda estão autorizados a assistir a vídeos. YouTube está incluído nesta lista, porque ele tem a sua própria comunidade e semelhante a outras redes sociais, você pode “gostar” de conteúdo, interagir com outros usuários e siga os canais que você achar interessante.

LinkedIn é uma rede social designado a “profissionais”. Isso significa que a parte mais importante do seu perfil no LinkedIn é a que se refere a sua carreira, emprego, educação e outras habilidades. Muitos usuários já não enviam mais seu Curriculum Vitae tradicional a empregadores potenciais; ao invés, enviam um link do seu perfil do LinkedIn. Surpreendentemente, muitos empregadores estão exigindo até mesmo que se forneça o perfil do LinkedIn com a sua carta de apresentação. Além de permitir que você publique seu CV, o LinkedIn permite aos usuários participar de grupos, aplicações de uso, envie as suas referências de negócios e busca de qualquer tipo de contato comercial. Além disso, o LinkedIn é uma ferramenta inestimável para gerentes e diretores de recursos humanos. Esta rede social ajuda a Diretores de RH e headhunters a procurarem um grande número de talentos. No entanto, o perfil de básico no LinkedIn tem funções limitadas. Para buscas mais avançadas há uma taxa de utilização mensal.

Google+ foi lançado pelo Google em 28 de junho de 2011. O servidor apresenta-se como um serviço que pode ajudá-lo a ficar em contato com seus amigos e conhecidos, e descobrir novas pessoas interessantes. Uma vez que você se registra no Google+, você pode preencher seus dados pessoais, fazer upload de sua foto do perfil, adicionar álbuns de fotos dos Álbuns da web do Google Picasa, e conectar seu perfil do Google+ com o seu perfil do Twitter e muito mais. Além disso, você pode se comunicar com apenas um de seus amigos, grupos de pessoas, ou você pode falar com o “mundo inteiro”. Dependendo de suas configurações de privacidade você pode limitar o acesso às suas atualizações de status e comentários. Você também tem a opção de ler as atualizações de status de outros, mesmo que eles não sejam seus amigos.

Instagram foi lançado em Outubro de 2010. É um aplicativo de smartphone que permite tirar fotos, aplicar vários filtros digitais nas imagens, e compartilhá-los com outros usuários do Instagram e outras redes sociais. O que diferencia o Instagram de outros serviços é a forma quadrada de todas as fotos, na comparação com a proporção habitual 04:03 de câmeras regulares. Em abril de 2012, o Facebook adquiriu Instagram por um bilhão de dólares.

Pinterest é uma rede social muito original. No Pinterest, você tem um quadro de avisos virtual (pinboard), onde você pode criar, gerenciar e compartilhar coleções de imagens que estão relacionadas a um tópico específico – passatempos, interesses, família, etc. Uma vez inscrito, você pode navegar nos pinboards de outros usuários, “curtir” suas fotos e re-postar (re-pin) essas imagens em seu próprio quadro de avisos. Fundadores do Pinterest acreditam que “todos irão se conectar através das ‘coisas’ que acham interessantes.” Você pode usar o Pinterest para coletar ideias de decoração para sua casa, organizar o seu casamento ou buscar receitas de comida. Pinterest tem sido particularmente bem sucedida por entre o público feminino

SoundCloud é um serviço de compartilhamento de som on-line que permite gravar, enviar e compartilhar música ou outras gravações de áudio. Gravação e upload de músicas para SoundCloud podem ser feitos de forma privada, com indivíduos específicos, ou compartilhamentos públicos em sites ou redes sociais. A razão SoundCloud foi incluído nesta lista é que qualquer usuário pode encontrar, criar ou compartilhar músicas ou gravações de áudio entre um grande número de grupos que cobrem todos os gêneros ou estilo. Assim, você pode ficar em contato com pessoas que estão interessadas no mesmo gênero de música ou assuntos, ouvir as pessoas que estão contribuindo nesse gênero e comentar sobre as músicas ou gravações de outros.

Flickr é um serviço on-line de compartilhamento de fotos e de hospedagem de imagem / vídeo que permite que se compartilhem fotos e vídeos com seus amigos ou outras pessoas e onde se pode organizar fotos de uma forma original. Outras pessoas podem organizar suas fotos, adicionar legendas ou tags. No Flickr pode-se localizar fotos de outras pessoas, organizações e empresas como a NASA. Você também pode comentar sobre outras fotos e criar uma comunidade específica com as pessoas que estão compartilhando suas fotos.

Myspace é uma rede social lançada em agosto de 2003. Em determinado momento, Myspace foi o site de rede social mais visitado, ultrapassando o Google como o site mais visitado nos EUA em 2006. Pouco depois Myspace foi superado pelo Facebook em termos de visitantes e, desde então, a sua taxa de usuários tem constantemente diminuído. Apesar desta falha, Myspace ajudou a definir as bases de serviços de redes sociais de mídia em massa de hoje, incluindo a sua plataforma de jogos que deu início ao sucesso do gigantesatual dos jogos de redes sociais, o Zynga. Além disso, Myspace tem o seu próprio programa de mensagens instantâneas – MySpaceIM. A idade mínima para participar do Myspace é de 14 anos.

Foursquare é uma rede social baseada na geo-localização. O serviço é projetado principalmente para usuários de smartphones e outros dispositivos móveis. Foursquare permite que você realize seu “check-in” através de uma lista de lugares nas proximidades da sua localização. Toda vez que você realiza seu “check in” em um lugar, você ganha pontos (às vezes emblemas) e você pode competir com os seus amigos do Foursquare para ganhar mais pontos ou emblemas. Além disso, você pode escrever um comentário, juntamente com o seu “check in”, para que você possa, por exemplo, recomendar um bom restaurante, postar uma foto daquele lugar e compartilhar seu “check-in” em seu perfil do Facebook.

Vimeo é um serviço de compartilhamento de vídeo, onde se pode visualizar, fazer upload e compartilhar vídeos. É um dos únicos sites de compartilhamento de vídeo que é capaz de competir com o YouTube. Além disso, Vimeo foi o primeiro site de compartilhamento de vídeo que apoiou consumidor em Alta Definição (HD) vídeos. O site é popular principalmente entre os cineastas independentes e pessoas com paixão pelo cinema. Este serviço é, no entanto, apenas disponível em dois idiomas – inglês e espanhol. Como um usuário do Vimeo, você pode enviar mensagens para outros usuários, comentar sobre seus vídeos, compartilhá-los em outras redes sociais, criar os seus próprios canais e grupos e, portanto, é uma rede social “disfarçada” em um serviço de compartilhamento de vídeo.
O que se pode terminar dizendo, é são tempos muito mais dinâmicos e divertidos para os profissionais de marketing, planejamento e criação. Tempos em que a Comunicação se consagra como o motor do desenvolvimento da sociedade e onde todas as vozes terão vez.