Coaching

A Rotatividade de Profissionais (Turn Over) e os Altos Custos Gerados Para as Empresas

rotatividade
A large group of professional people.

Ao analisarmos o mercado de consumo e de trabalho percebemos que a cada dia surgem tecnologias e métodos de trabalho. Vamos dividir esta análise em duas partes: primeira a visão do consumidor; e segunda a do trabalhador.

O consumidor é um cliente exigente, crítico e analítico, buscando inovações que desejam, e muitas vezes nem foram lançadas no mercado para satisfazer sua ânsia de geeks (expressão que conceitua os obcecados por tecnologia). Percebemos que muitos, anteriormente analfabetos digitais, tornaram-se aderentes às tecnologias, exigindo facilidades impensáveis há alguns anos.

Para não falar só em tecnologia, abordaremos produtos distintos, como as barras de cereais que alimentam e não engordam. No começo tinham gosto de ração, hoje muitas são saboreadas com prazer. A inovação tecnológica, que possibilitou a criação dos meios para estudar e testar novos sabores, permite desenvolver máquinas de testes que antecipam erros ou acertos e acelera o processo produtivo.

Pode-se concluir que a tecnologia não faz só parte do mundo geek, mas é o meio de prover estudos e testes para novos produtos e serviços, independente das peculiaridades do consumidor. Estamos envolvidos por tecnologia, ela faz parte de nossas vidas.

É onde entra o problema. Como deverá ser o trabalhador por trás dos processos tecnológicos?

Este passa a ser um dos calvários das empresas, pois temos no Brasil pessoas que, apesar de consumidores exigentes, são trabalhadores pouco capacitados para atender às exigências do mercado cada vez mais crítico. Esta é a dissonância que preocupa diversos especialistas.

O que as empresas devem fazer para solucionar o problema? Elas vêm assumindo o papel de empregador e escola de formação para minimizar a distância entre consumidor e trabalhador. Esta necessidade faz com que criem universidades corporativas avançadas, como a da Embraer ou da Bematech para suprir a lacuna no mercado educacional.

Ao qualificar um profissional a empresa investe milhões em infra-estrutura, buscando compensar o investimento na produtividade e qualidade do trabalho. Mas a carência de profissionais traz o problema da imensa oferta de postos de trabalho para cargos mais qualificados.

Este cenário gera o Leilão destes profissionais, aumentando o turn over dos mesmos, e faz com que as empresas formadoras percam os mesmos milhões de investimento, tendo que reiniciar o processo do zero. Além da qualificação, é necessário políticas de incentivos, tanto de salários quanto de valorização, para retê-lo no mercado.

Se preparar para estas realidades não é um diferencial, é uma obrigação das empresas, pois não pode-se esperar que governos, instituições de ensino e consumidores se preocupem em se preparar para se tornar um bom profissional.

Temos um árduo caminho, vamos trilhá-los com convicção, esta é a única forma de alcançar o sucesso neste mercado exigente e crítico formado por consumidores qualificados, mas trabalhadores pouco preparados.

Fernando Arbache – presidente da Arbache Consultoria e Treinamento é Doutor em Sistemas de Informação (COPPE/UFRJ) e Inteligência de Mercado (ITA); Docente das cadeiras de Logística e Administração de Projetos da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Pesquisador do ITA, em Inteligência de Mercado e Simulação, e do CNPq. Também é desenvolvedor de sistemas de novas tecnologias em CRM, ERP e Business Intelligence. Além disso, é autor do livro Logística empresarial, da editora Petrobras, e Gestão de Logística, Distribuição e Trade Marketing, da Editora FGV.

www.arbache.com.br
fernando@arbache.com.br

 

Fernando Arbache

Fernando Arbache

Mestre em Engenharia Industrial PUC/Rio. Independent Education Consultant working with MIT Professional Education. Graduado em Engenharia Civil, UFJF. Data and Models in Engineering, Science, and Business/MIT, Cambridge, MA (USA). Challenges of Leadership in Teams/MIT, Cambridge, MA (USA). Data Science: Data to Insights/MIT, Cambridge, MA (USA). AnyLogic Advanced Program of Simulation Modeling/Hampton, NJ (USA). Experiência Acadêmica: Educational Consultant working with MIT. Instructor in Digital Courses at MIT Professional Education in Digital Transformation and Leadership in Innovation. Atuou cimo coordenador da FGV em cursos de Gestão. Atuou como professor FGV, nas cadeiras e Logística, Estatística, Gestão de Riscos e Sistemas de Informação. Professor da HSM Educação, IBMEC e FATEC. Livros escritos: ARBACHE, F. Gestão da Logística, Distribuição e Trade Marketing. São Paulo: Ed. FGV, 2004. ARBACHE, F. Logística Empresarial. Rio de Janeiro: Ed. Petrobras, 2005. ARBACHE, A. P. e ARBACHE, F. Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos. São José do Rio Preto- SP: Raízes Gráfica e Editora, 2012. Pesquisa: Desenvolvimento de modelos de mapeamento de Competências Comportamentais e Técnicas, por meio de gamificação com uso de Inteligência Artificial, utilizando Deep Learning e Machine Learning (http://www.arbache.com/mobi). Programa de Inovação com 75 cooperativas de diversas áreas de atuação e aproximadamente 500 participantes, com Kick-off no MIT PE (http://www.arbache.com/inovacoop). Desenvolvimento de Inteligências nos dados e métricas - Big data e precisão nas tomadas de decisões na gestão de pessoas. Experiência Profissional: CIO (Chief Innovations Officer) da empresa Arbache Innovations especializada em simulação, inovação com foro em HRTech e EduTech – empresa premiada no programa Conecta (http://conecta.cnt.org.br) como uma das 5 entre 500 startups mais inovadoras da América Latina. Acelerada pela Plug&Play (https://www.plugandplaytechcenter.com) em Sunnyvale, CA – Vale do Silício entre novembro e dezembro de 2018. Desenvolvimento de parceria com o MIT – Massachusetts Institute of Technology para cursos presenciais e digitais – http://www.arbache.com/mitpe, https://professional.mit.edu/programs/digital-plus-programs/who-we-work & https://professional.mit.edu/programs/international-programs/who-we-work

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.