Carreira Coaching

O primeiro emprego, como se preparar para este desafio?

O reconhecimento e a valorização do seu trabalho fazem parte da sua satisfação no exercício de sua função e na sua satisfação pessoal. Não se atenha só ao salário. Ele não é a principal fonte que lhe trará a felicidade.

Neste primeiro momento se preocupe na busca da identificação da área empresarial que mais lhe atrai. Não se deixe levar pela área que paga melhor, lembre-se temos vários exemplos de histórias de sucesso nas mais diversas atuações.

Busque o máximo de conhecimento da área desejada, converse consigo mesmo, seja honesto e, não dê asas ao sabotador que seu subconsciente criará.

Não se desespere, busque a segurança e o equilíbrio, pois, seu controle emocional será colocado em cheque. Tenha paciência, tenha atitude e vontade de vencer.

Embora o mercado não esteja fácil, não se aventure em qualquer oportunidade que apareça. Pode parecer contraditório, mas lembre-se que você terá muito mais chances de sucesso desempenhando aquilo para o qual você se preparou.

A Universia Portugal¹, publicou em sua página na internet, o artigo ¨6 razões para não se candidatar a qualquer vaga de emprego” (2013). Aborda pontos bastante interessantes tais como: transparência, preparo, qualificação, conhecer melhor a empresa, qualificação superior ao exigido pelo cargo e, ao meu ver, o mais importante: compartilhar com os valores da empresa.

Sair da faculdade e começar a trabalhar de imediato, nem sempre é uma transição fácil, complementa a Universia Portuga², no artigo intitulado “ 5 dicas para vencer os desafios do primeiro emprego “ ( 2013).

Diante de tantos estudos, dicas e certezas publicadas em diversos posts e livros, te pergunto:

  • Você se conhece?
  • Você conhece suas crenças e verdadeiras razões?
  • Você sabe quais pontos em sua vida uma escolha profissional pode te afetar?

Saiba que existem técnicas e ferramentas comprovadas cientificamente que podem te ajudar, junto com um profissional habilitado, o coach, a responder essas perguntas. Não estamos falando de testes vocacionais ou alteração de escolhas profissionais. Estamos falando de planejamento, de alta performance!

A precipitação e o imediatismo podem te levar involuntariamente e te colocar a deriva em um futuro próximo. Aproveita a oportunidade de estar no começo de sua trajetória profissional e assuma o controle de sua carreira.


  1. Universia Portugal (2013), http://noticias.universia.pt, publicado em 15/04/2013.
  2. Universia Portugal (2013), http://noticias.universia.pt, publicado em 06/06/2013.
Avatar

Luiz Manoel Chiara

Luiz Manoel Chiara é consultor, Auditor da Qualidade, Coach e Mentor possui 35 anos de experiência nas áreas de Qualidade , Comercial , Marketing, Gestão Empresarial, Governança em Empresas Familiares, Sucessões empresarias. Mestrando em Direção Estratégica de Empresas Familiares pela Universidad Europea – Espanha. Perito Judicial. Foco nas áreas de Desenvolvimento Humano, Planejamento de Carreiras ,Planejamento Estratégico e Negociação Empresarial. Atuação nos segmentos: Naval, Petróleo, Engenharia Biomédica, Hospitalar e Indústria automobilística.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.