Coaching

O que é o Coaching e suas vantagens

O processo de coaching tem como protagonista o coachee. É um processo que ativa a autoconfiança e o comprometimento do coachee, a partir de sua missão e de uma meta estabelecida. Esse processo é moldado a partir de um caminho construído pelo coachee, que alimenta ativamente o ritmo e os resultados do coaching. É por meio de seu empenho no decorrer do processo que é possível esclarecer os objetivos e traçar factivelmente o que se quer conquistar. O coach é o que conduz o processo por meio de ferramentas e questionamentos que trazem á tona reflexões importantes para a trajetória do coachee.

O processo pode ser realizado pelo indivíduo para suportar questões pessoais, bem como para ser utilizado para promover maior performance dentro de ambientes organizacionais e suas equipes de trabalho. Veja abaixo alguns pontos contributivos do processo de coaching.

  • Automotivação
  • Potencialização dos resultados
  • Desenvolvimento de novas habilidades e competências
  • Desenvolvimento de liderança efetiva
  • Maior capacidade de trabalhar em equipe e motivar colaboradores
  • Alta produtividade e efetividade das ações
  • Assertividade nas decisões
  • Melhoria nas relações e na comunicação interpessoal
  • Redução do estresse e dos conflitos profissionais
  • Ajudar pessoas a acreditarem em si e realizarem seus sonhos e projetos com melhores soluções;
  • Empoderar o poder pessoal real
  • Transformar crenças limitantes
  • O processo de Coaching tem a capacidade de gerar ressignificados para pessoas e também para organizações.
  • Visão sistêmica da empresa e das pessoas
  • Melhor gestão do tempo
  • Estabelecimento de metas e objetivos realistas e também alcançáveis
  • Equilíbrio entre o foco nas pessoas e nos resultados

Organizações que incorporam o processo de coaching,  compreendem que os resultados serão conquistados por meio de equipes engajadas e colaborativas, lideranças inspiradoras, harmonia nos relacionamentos internos, foco e compromisso com as metas. O processo de coaching pode ser um grande aliado da empresa na busca de seus resultados.

Conheça os nossos profissionais que aplicam o processo de coaching na Plataforma Arbache de Mentoring e agende uma sessão. https://arbache.com/mentoring/


Fontes:

MARQUES, José Roberto. O que é Coaching Sistêmico? São Paulo, 13 Abril 2016. Disponível em http://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching/o-que-e-coaching-sistemico/ Acesso em 13 Setembro 2017

NOVAES, Marcos Bidart. Um passeio pelo nevoeiro do Coaching. Blog Arbache, 14 Setembro 2016. Disponível em: http://www.arbache.com/blog/category/coaching-de-carreira. Acesso em 19 Setembro 2016.

OSWALDO, Yeda, DIAS, Elaine. Práticas de coaching e mentoring, experiências de sucesso do autocoaching ao business. São Paulo: Life, 2016.

 

 

Ana Paula Arbache

Ana Paula Arbache

Pós-doutora em Educação pela PUC/SP. Doutora em Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação pela UFRJ. Certificada pelo Massachusetts Institute of Technology/MIT- Challenges of Leadership in Teams (2015), Leading Innovative Teams (2018). Docente dos cursos de MBA e Pós MBA da Fundação Getúlio Vargas. Orientadora e avaliadora de trabalhos de pós-graduação. Sócia Diretora da Arbache Innovtions, responsável pelas ações de Gestão de Pessoas, Liderança, Governança Corporativa, Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental e Elaboração e Aplicação Jogos de Negócios. Pesquisadora e autora das obras: A Educação de Jovens e Adultos Numa Perspectiva Multicultural Crítica (2001), Projetos Sustentáveis Estudos e Práticas Brasileiras (2010), Projetos Sustentáveis: Estudos e Práticas Brasileiras II (2011), Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos (2012), A crise e o impacto na carreira (2015), O RH Transformando a Gestão – Org. (2018). Certificação em Coaching e Mentoring de Carreira para Executivos. Mentora do Capítulo PMI/SP. Curadora e Colunista do blog arbache.com/blog e Página Mundo Melhor de Empoderamento Feminino Arbache innovations. Fundadora do Coletivo HubMulheres. Palestrante em encontros nacionais e internacionais.

1 Comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.