Cotidiano Gestão de Pessoas

Alinhando Expectativas.. da Glória Ao Meme…

Alinhando Expectativas.. da Glória Ao Meme…

Quem curte o Oscar ou quem participa das redes sociais deve ter visto a atriz Glória Pires ser objeto de vários memes por conta da sua participação junto com dois comentaristas para um canal aberto de televisão; e lido ou ouvido seus comentários como “bacana”, “legal” e “não posso opinar porque não assisti o filme”, ou até mesmo ter dito que seu filme preferido era um que não estava concorrendo ao prêmio…

Dei uma atenção especial à algumas críticas, pois percebi que em momento algum a tv não disse que sua participação não seria de comentarista. Há tantos profissionais adequados e conhecedores do cinema que realmente ficou difícil engolir as rasantes que a atriz deu quando indagada.

A reflexão aqui vai no seguinte caminho:

– Quem a convidou para esta posição, por suposto, deveria checar se ela, Glória estava inteirada minimamente dos filmes que seriam objeto de premiação, ou alinhar que ela seria uma cidadã comum que opinaria como leiga. Perfeito!;

– Glória, ao ser convidada, deveria alinhar qual a sua efetiva posição no trio de apresentadores, sob pena de estar sujeita aos mal entendidos que se sucederam em todas as mídias, ou até tenha alinhado essa condição, mas a âncora da transmissão nada disse à respeito;

– Quem foi o líder da transmissão, (o chamado âncora) deveria ter pontuado melhor a posição da convidada, sob pena de ser interpretado o trio como pessoas conhecedoras daquela premiação, o que seria absolutamente natural. O antecessor de Glória sabia muito de cinema, e nada mais comum de ter havido dita comparação também.

E a reflexão aqui é mais no detalhe: que a gente, no dia a dia da vida também dá palpites sobre assuntos que não estamos qualificados para oferecer, (e achamos normal), sugerimos conduções de processos que não temos base do todo para avaliar, e mesmo sendo mais fácil criticar e criar memes, fazemos vez ou outra avaliações desprovidas de fatos suficientes para fechar o ciclo… Parece mais fácil (e é muito injusto) do que pedir um tempinho, se recusar a dar opinião agora para avaliar melhor, ou mesmo dizer que isso não é da nossa “alçada” e mesmo entendendo um pouco acima da média, não somos especialistas.

Somos muito mais “esponjas” que “filtros”. Nem tudo merece nossa atenção, nossa dor de cabeça, nosso comentário. Têm muita coisa que precisamos estudar, rever, avaliar, reavaliar, e mesmo com tantos cuidados podemos errar no resultado. Falar do outro é fácil. Sustentar é que são elas!

Se eu não me policiar, pronto, posso dizer algo que depois “com meus botões” eu percebo que tinha uma visão rasa daquele acontecimento e mesmo assim, “quis sentar na janelinha”. Tenho preferido o corredor ultimamente…

Me sinto mais leve quando consigo ser “filtro”; quando eu assisto a inglória da glória e a sucessiva avalanche midiática subsequente e assumo que já dei opiniões que não estavam revestidas de todos os elementos para concluir, e por isso, nada tenho a dizer sobre o resultado daquela transmissão.

Um fim de semana leve, filtrado e muito produtivo para todos nós!

Avatar

Ana Luiza Alves Lima

Nascida em Santos, São Paulo, Brasil. Advogada e Consultora na Gestão de Pessoas em São Paulo – SP, Brasil. Formação: Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Santos (UniSantos-SP); Pós-graduado em Gestão de Seguros (Fundação Getúlio Vargas – FGV-SP); Consultora do Serviço Nacional do Comércio (SENAC para cursos livres e de pós graduação) e Administração de Recursos Humanos, pelo SENAC/SP. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção de São Paulo e da Associação dos Advogados de São Paulo.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.