Empreendedorismo e Inovação Sustentabilidade

WEB Em Busca Da Sustentabilidade

O século XXI, chegou trazendo novas perspectivas de vida para pessoas e nações.

A democracia e o capitalismo tornam-se, cada vez, mais padrões entre as nações em desenvolvimento.

O poder econômico desloca-se, fortalecendo países que, no início do século XX, eram denominadas de terceiro mundo.

Algumas desta nações eram ainda protetorados de grande potências, como a Índia que estava sob o controle da coroa britânica.

Em 1946, sob o doutrina de Mahatma Gandhi, que pregava a não violência, a Índia conseguiu sua independência do domínio britânico, tornando-se parte de um grupo denominado de BRICS, termo cunhado pelo economista global do grupo financeiro Goldman Sachs, Jim O’Neill em publicação realizada em 2001.

A sigla refere-se aos países Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que se destacam no cenário mundial pelo rápido crescimento das suas economias em desenvolvimento.

A democracia tornou mais fértil o surgimento de novas ideias, permitindo maior liberdade de expressão.

A internet, ferramenta concebida no século XX, como meio de comunicação acadêmica, entra no século XXI como meio de comunicação global. Esta tecnologia passa a oferecer meios e formas de se comunicar, sejam através de palavras, voz e vídeos.

Surgem programas de comunicação instantâneas, redes sociais, mail eletrônico, ferramenta de busca, enciclopédias eletrônicas, compartilhamento de vídeo, entre outras coisas que tornam o ato de expressar, conhecer, ou aprender, tão fácil quanto um clique.

Assim web ganha diversidade em seu uso, permitindo usá-la para trabalhar, entreter, protestar, aparecer ou mesmo se isolar.

Consideravelmente onipresente, a internet vem sendo acessada, por bilhões de pessoas, de diversas classes sociais, etnias, credos, raças e cores, tornando-se divertida e complexa. Este mundo multicultural, colorido e encantador, vem transformando o mundo de forma contínua e crescente.

A tecnologia passou a permitir o acesso da internet em celulares, computadores, notebooks, televisores, refrigeradores, e em outras centenas de aparelhos, tornando-a mais democrática e capilar.

A Internet é uma revolução que vem afetando o modo de vida da sociedade, independente onde ela se encontre neste vasto planeta.

A Internet ajudou a promover a derrubada de ditadores, a denúncia de corruptos, a compreensão dos inocentes, ajudou a compreenderem as singularidades de outras culturas e em muitos casos entender um pouco mais o significado da palavra tolerância.

A internet vem mostrando ainda algo inesperado e preocupante, ou seja, como agredimos nosso planeta ao longo dos séculos.

Ficou claro, através de  imagens, depoimentos, artigos científicos ou mesmo de apenas pessoas bem intencionadas, como consumimos sem responsabilidade os recursos da terra.

Ficou nítido o fato de que estamos esgotando nossas fontes de energia e alimento.

Estamos presenciando, on-line, a extinção de raças de animais presentes em nosso planeta a milhares de anos.

Estamos assistindo pelo Youtube, geleiras descongelando, mares sendo poluídos por petroleiros, baleias sendo caçadas sem piedade.

Porém, estamos vendo mais do que a irresponsabilidade ambiental, estamos também percebendo a irresponsabilidade social, ética e financeira por parte de governos e empresas.

Assistimos impassíveis o uso de crianças em linhas de produção, costurando nossos tênis, seres humanos em condição de trabalho escravo, roubo, suborno, propinas e assédio moral e sexual em nossas telas.

Percebemos pelas telas democráticas da web, a ética sendo afrontada diariamente por empresários gananciosos e governos irresponsáveis.

Porém o mundo vem se rebelando e buscando intervir neste processo de degradação social e ambiental.

Empresas vem compreendendo seus papéis na sociedade, e investindo cada vez mais em meios mais limpos para produzir seus bens e serviços, para se relacionarem com seus públicos interno e externo. Dessa forma, as empresas, agregam em sua gestão a sustentabilidade ética, social, ambiental e financeira.

Aos poucos o meio ambiente assim como o seres humanos vem sendo mais respeitado.

Conhecer a realidade e as verdades é a instrumento de mudança mais efetivo e preciso que existe.

Conectar ideias, integrar pensamentos e unir forças, este é a real habilidade de uma tecnologia que surgiu para aprimorar a comunicação – a internet.

Fernando Arbache

Fernando Arbache

Mestre em Engenharia Industrial PUC/Rio. Independent Education Consultant working with MIT Professional Education. Graduado em Engenharia Civil, UFJF. Data and Models in Engineering, Science, and Business/MIT, Cambridge, MA (USA). Challenges of Leadership in Teams/MIT, Cambridge, MA (USA). Data Science: Data to Insights/MIT, Cambridge, MA (USA). AnyLogic Advanced Program of Simulation Modeling/Hampton, NJ (USA). Experiência Acadêmica: Educational Consultant working with MIT. Instructor in Digital Courses at MIT Professional Education in Digital Transformation and Leadership in Innovation. Atuou cimo coordenador da FGV em cursos de Gestão. Atuou como professor FGV, nas cadeiras e Logística, Estatística, Gestão de Riscos e Sistemas de Informação. Professor da HSM Educação, IBMEC e FATEC. Livros escritos: ARBACHE, F. Gestão da Logística, Distribuição e Trade Marketing. São Paulo: Ed. FGV, 2004. ARBACHE, F. Logística Empresarial. Rio de Janeiro: Ed. Petrobras, 2005. ARBACHE, A. P. e ARBACHE, F. Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos. São José do Rio Preto- SP: Raízes Gráfica e Editora, 2012. Pesquisa: Desenvolvimento de modelos de mapeamento de Competências Comportamentais e Técnicas, por meio de gamificação com uso de Inteligência Artificial, utilizando Deep Learning e Machine Learning (http://www.arbache.com/mobi). Programa de Inovação com 75 cooperativas de diversas áreas de atuação e aproximadamente 500 participantes, com Kick-off no MIT PE (http://www.arbache.com/inovacoop). Desenvolvimento de Inteligências nos dados e métricas - Big data e precisão nas tomadas de decisões na gestão de pessoas. Experiência Profissional: CIO (Chief Innovations Officer) da empresa Arbache Innovations especializada em simulação, inovação com foro em HRTech e EduTech – empresa premiada no programa Conecta (http://conecta.cnt.org.br) como uma das 5 entre 500 startups mais inovadoras da América Latina. Acelerada pela Plug&Play (https://www.plugandplaytechcenter.com) em Sunnyvale, CA – Vale do Silício entre novembro e dezembro de 2018. Desenvolvimento de parceria com o MIT – Massachusetts Institute of Technology para cursos presenciais e digitais – http://www.arbache.com/mitpe, https://professional.mit.edu/programs/digital-plus-programs/who-we-work & https://professional.mit.edu/programs/international-programs/who-we-work

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.