Liderança

O Incrível Poder de Nossos Modelos Mentais

Quando era pequeno e tinha um seis anos estava voltando para casa à noite sozinho da casa do administrador da fazenda. De repende eu ouvi um barulho estranho como um roçar de vento seguido de um estrondo – bum! Saí correndo assim como o diabo foge da cruz. Assim que percebi que era uma folha gigantesca de uma palmeira imperial que havia caído, deu um suspiro de alívio e continuei meu trajeto para casa feliz. A realidade da situação em nada mudou, mas no instante em que percebi que era uma folha que havia caído e não um “tiro” ou coisa semelhante, o que passava na minha mente havia completamente se transformado. Como uma pequena mudança de contexto pode mudar tanto a forma de enxergarmos as coisas?

Gostaria de pontuar algumas coisas que ainda estão conosco em virtude da nossa forma de pensar: “Por do sol” – nós sabemos que é a terra que gira em torno do sol e não o sol que nasce e se põe no ocidente. Até quando vamos usar esse termo impróprio? Quer ver outro contra senso? Em 1870, Shole & Co., o principal fabricante de máquina de escrever recebia muitas reclamações que as letras das máquinas ficavam encavaladas quando a secretária batia rápido demais. Solução? Decidiram criar uma configuração nada prática para retardar o processo de digitação dos datilógrafos. Já se passaram 142 anos e nossos teclados de computador continuam ainda com essa configuração. O mais curioso é que em 1936, August Dvorak patenteou um teclado substancialmente melhor, e continuamos a usar a configuração antiga numa das indústrias que mais evolui – a da computação!

O mesmo olhar produz uma percepção bem diferente em cada pessoa. E o que faz a diferença? São nossos modelos mentais. A forma como vemos é afetada pelo que sabemos e pelo que acreditamos. Nós só enxergamos aquilo que olhamos e prestamos atenção. Weltanschauung (nossa maneira de olhar o mundo) é uma questão de escolha. A habilidade de ver o mundo de forma diferente consegue criar oportunidades significativas uma vez que seus modelos mentais condicionam sua reação em cada área de sua vida. Em geral, há uma tendência de tomar os limites de nosso próprio campo de visão como os limites do mundo. E sabe por que isso acontece? É porque a capacidade para discernir é bem diferente da capacidade de ver.

Para quem quiser começar a fazer uma mudança, sugiro que passe a entender o ponto de vista (modelos mentais) dos clientes, do chefe, dos colegas de trabalho a fim de começar a corresponder em vez de simplesmente reagir.

Moral da história: A mudança no mundo começa por mudar nossos próprios pensamentos e visões. E para fazer essa mudança interior é preciso aprender, desaprender e reaprender.

Avatar

Adão Roberto

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.