Carreira

E-book Carreira feminina em tempo de empregabilidade 4.0: estudos e casos

Carreira feminina em tempo de empregabilidade 4.0: estudos e casos é uma coletânea de textos escritos por profissionais e lideranças femininas, que abordam a temática trazendo à tona estudos e trajetórias.

O e-book, foi organizado com o intuito de apresentar o legado deixado pelo Primeiro Encontro de Mulheres e Líderes em Projetos, realizado em março de 2017 em São Paulo, cuja curadora Ana Paula Arbache, também organizadora do e-book, juntamente com o PMI –Capítulo São Paulo, convidaram profissionais e líderes de diferentes segmentos, para tratar de carreira feminina no contexto da revolução 4.0.

Na ocasião, palestras, painéis ricos em conhecimentos inovadores, e estórias de vidas, contribuíram para que os participantes pudessem agregar valor às suas carreiras e suas vidas, a partir dos ensinamentos e lições aprendidas compartilhadas.

Oferecer um maior compartilhamento do que foi tratado no evento de março, no “dia da mulher” é o grande objetivo do e-book. O seu conteúdo é extremamente importante para a construção de carreiras femininas, que favoreçam  o equilíbrio entre vida pessoal e vida profissional das mulheres.

O prefácio, escrito por Cátia Tokoro, (VP de Negócios B2B da OI) anfitriã do evento, abre os trabalhos do e-book, trazendo sua trajetória bem sucedida, como também os desafios e oportunidades que fazem parte desse caminho.

Ana Paula Arbache (PhD, Sócia da Arbache Innovations, Docente FGV e Mentora de carreira), aborda os estudos referentes ao empoderamento da mulher na sociedade e os documentos e políticas que buscam dar ênfase ao tema. A partir de então, apresenta a descrição de um caso de mentoria, enfocando o planejamento de carreira no período de maternidade.

Ana Paula Vitellio (PhD, Diretora Regional da Manchester Business School para o Brasil e América do Sul, Docente FGV), Ivete Rodrigues (PhD, Docente FIA Faculdade de Administração e Negócios)  e Rosária Russo (PhD, Docente Dom Cabral, Fia, Uninove, FIPE, Pesquisadora FEA/USP) a abordam, com muita consistência estudos acadêmicos que demonstram a influência da educação no empoderamento feminino e os desdobramentos desse aspecto na empregabilidade das mulheres no Brasil.

Em seguida Luciana Gherini, Founder (Ceo da Senior Social), confirmar que é possível fazer uma transição de carreira de sucesso, dando uma outra perspectiva para a vida pessoal. A autora demonstra que seu legado como executiva, ofereceu sabedoria e relacionamentos para concretizar o propósito de vida e ser uma empreendedora após os 40!

Márcia Batista (Gerente de Pessoas e Cultura na Hays Recruiting Experts) e Sandra Gioff (Sócia-Diretora da Prática de Talent & Organization Strategy – Accenture), escrevem a respeito da empregabilidade na era 4.0 e oferecem pistas concretas para a inserção e verticalização no mercado de trabalho, frente as transformações globais.

Para tratar da adrenalina que invade o cotidiano da mulher trabalhadora e de suas múltiplas demandas, Ruriko Ohara (Consultora de Governança, Portfólio & PMO na Oi e mentora de carreira), nos ensina como utilizar os recursos trazidos pela novas tecnologias na gestão desse cotidiano, tanto familiar, como empresarial e que ajudam a trazer bons resultados, ganhar tempo e  qualidade de vida.

Os desafios são enormes! Às vezes, a vida fica cansativa, sempre com pressa, e com sentimento de dever não cumprido”, é o que expõe Andrea Silvério (Gerente de Projetos no Banco Itáu, Empreendedora e mentora de carreira). Além dessa reflexão, a autora apresenta listas práticas para organização do cotidiano e planejamento de carreira.

Não por acaso Cristiane Tavolassi (PMP, Profissional das áreas de PMO Corporativo, Portfólio e Gestão de Programas multinacionais) encerra os textos do e-book com a seguinte questão: “Qual é o próximo passo?” Com uma carreira muito bem planejada, a autora traz sua estória de vida e suas dicas, para compartilhar com profissionais que buscam a resposta para a pergunta acima.

O e-book “Carreira feminina em tempo de empregabilidade 4.0: estudos e casos”, será lançado no dia 23 de novembro de 2017 e estará disponível gratuitamente no seguinte endereço – Arbache.com/blog. O e-book foi produzido pela Arbache Innovations, que entende o valor social dessa temática e dessa iniciativa, para contribuir para a inserção e a verticalização de carreiras de mulheres no mercado de trabalho.


 

 

Ana Paula Arbache

Formação: Doutora em Educação pela PUC/SP com tese desenvolvida em ética, PUC/SP. Mestre em Educação/Cultura UFRJ.
Experiência Acadêmica: Docente, ministrando aulas na UFSJ e UFRJ. Coordenadora de Projetos Nacionais e Internacionais (1995-2000). Docente dos Cursos de MBA /FGV e MBA/BSP. Orientadora e Avaliadora de Trabalhos de Pós Graduação.
Experiência Profissional: Sócia Diretora da Arbache – Serviços Educacionais e Treinamento, responsável pelas ações de Gestão de Pessoas, Governança Corporativa, Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental e desenvolvimento e aplicação de Jogos de Negócios. Atuação em consultorias e treinamentos em empresas globais. Coach de Lideranças e de Carreira. Pesquisadora CNPQ e Autora dos Livros: A Formação Do Educador De Pessoas Jovens E Adultas Numa Perspectiva Multicultural Crítica,Projetos Sustentáveis: estudos e práticas brasileiras I e Projetos Sustentáveis Estudos e Práticas Brasileiras II. Palestras realizadas em Congressos Internacionais e Nacionais.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Entre em contato conosco

 

Mensagem enviada com sucesso

Em breve retornaremos o contato.

◄ Voltar

Outros projetos da Arbache Tec

Telefone para contato
+55 11 97289-0180
Nosso e-mail
contato@arbache.com
Todos os direitos reservados @arbache 2017