Carreira da Mulher

Dicas práticas para resolver o dilema: maternidade e carreira

Dicas práticas para resolver o dilema: maternidade e carreira

Recentemente, uma profissional me questionou como eu havia conseguido ser mãe de três filhos, gerenciar a família e ainda administrar a minha carreira. Bastante aflita ela relatou que estava entrando em parafuso, pois sua segunda filha nasceu no ano passado,  e ela não estava dando conta do cotidiano estressante advindo das demandas doméstica e da empresa onde trabalha. Segundo ela, por mais que ela anotasse e planejasse em listas, ela nunca conseguia cumprir todas as demandas, refazia sempre as listas e por isso acumulava uma sensação de culpa extrema, por sempre estar devendo nas duas pontas – em casa e no trabalho.

Ela também estava cursando uma pós-graduação no período da noite, o que adicionava ainda mais pacotes de entregáveis ao seu dia-a-dia. Com a falta de tempo, a sua dedicação no curso era superficial, o que lhe ocasionava angustia, por investir tempo e dinheiro em um curso para o seu desenvolvimento profissional, mas com pouca agregação de valor por não conseguir estudar como deveria.

A situação dessa profissional não é diferente da situação de muitas mulheres,  que estão no mercado de trabalho tentando equilibrar vida familiar e vida profissional. A trajetória de cada uma nós é marcada por vários fatores, alguns deles comuns á nossa trajetória, como:

  • A falta de políticas de gênero voltadas, principalmente para a carreira feminina nas organizações.
  • Medidas práticas que possam reverter a saída das mulheres de seus postos de trabalho, em períodos de gravidez e nos primeiros anos de seus filhos, dando maior flexibilidade e opções para a realização de seu trabalho, como o home office, creches entre outros.
  • As culturas arcaicas de empresas, que ainda discriminam e tornam as mulheres mais vulneráveis em períodos descritos acima.
  • A precarização das relações de trabalho e abusos de poder que atingem mulheres, por meio de assédio sexual ou moral.
  • A falta de apoio no ambiente doméstico de parceiros e parcerias, para que as mesmas possam viver essa dupla jornada de modo mais compartilhado.
  • A carência de políticas públicas que ofereçam creches e escolas para mulheres que necessitam trabalhar.

Um conselho que posso oferecer ás  profissionais que buscam um maior equilíbrio entre a vida familiar e a sua carreira, entre a maternidade e a sobrevivência no mercado de trabalho, é que elas enxerguem a sua rotina como uma gestão estratégica, que é composta por diferentes projetos: pessoal, familiar e de carreira.

No decorrer de minha trajetória, gerenciei a rotina doméstica, maternidade e de trabalho como projetos. Todos os envolvidos foram inseridos nessa gestão, em casa ou no trabalho. Eu gerenciava duas equipes, uma dentro e outra fora de casa. Com a maternidade e após o nascimentos dos filhos a organização e a disciplina foram fundamentais, para que tudo pudesse acontecer ao mesmo tempo – o mestrado, o trabalho e o doutorado em outra cidade.

Um ponto importante, aqueles que estavam envolvidos com a criação dos  filhos (avôs, avós, tios, babás, creches, escolas) conheciam seus papeis e estavam cientes de protocolos em caso de gerenciamento de crise, como por exemplo: caso um filho adoecesse no período o qual eu estivesse fora, a pessoa responsável pelas crianças  já teria disponível uma pasta com todas as informações do pediatra, do pronto socorro, da carteira do convênio, o recurso financeiro para táxi e remédios e de todos os telefones para contato meu e de meu marido, caso ambos estivessem viajando, uma outra pessoa já informada estaria disponível em casos de urgência. Com isso, eu podia estar em São Paulo nas aulas de doutorado e as crianças bem assistidas no Rio de Janeiro, cidade onde residíamos. Do mesmo modo que tínhamos os protocolos da saúde, tínhamos da escola, clube, praia, esportes e assim por diante. Cada um deles com as especificidades que lhes cabia e com gerenciamento de possíveis crises.

Essa época também foi muito importante, pois conseguia levar para casa e para o trabalho a aplicação de competências como gerenciamento de equipes, liderança, gerenciamento de riscos, flexibilidade, planejamento estratégico, foco em resultado. Aprendi a desenvolver equipes, delegar e confiar nos membros que faziam parte do meu cotidiano.

Um diferencial que pode ser seguido é um registro completo da rotina, o mapeamento dos pontos críticos (períodos de férias de colaboradores e de crianças, aniversários do mês,  viagens á trabalho, projetos mais críticos com maior demanda de tempo, entre outros). O mapeamento ajuda na quantificação de horas de trabalho e na organização correta da rotina, assim,  com esse planejamento é possível prever possíveis riscos e planejar com antecedência para que tudo dar certo. Exemplo uma agenda anual bem administrada ajudava a não perder festas em escolas e aniversários importantes, do mesmo modo eu poderia estar disponível para me dedicar mais a projetos da empresa, em períodos de maior conforto e flexibilidade em casa.

Planejamento, disciplina, organização e o compromisso ético de garantir o bem estar de todos  e uma boa performance no trabalho, são dicas importantes para equilibrar os muitos pratos que compõem a vida de uma mulher, mãe e trabalhadora!

Quer saber um pouco mais e ter dicas práticas para tornar seu cotidiano menos estressante?   Converse com as mentoras da Plataforma: arbache.com/mentoring. São mulheres que já passaram por muitos desafios e hoje colhem os bons frutos de suas trajetórias, tanto na vida pessoal,  quanto profissional.

 

 

Ana Paula Arbache

Ana Paula Arbache

Pós-doutora em Educação pela PUC/SP. Doutora em Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação pela UFRJ. Certificada pelo Massachusetts Institute of Technology/MIT- Challenges of Leadership in Teams (2015), Leading Innovative Teams (2018). Docente dos cursos de MBA e Pós MBA da Fundação Getúlio Vargas. Orientadora e avaliadora de trabalhos de pós-graduação. Sócia Diretora da Arbache Innovtions, responsável pelas ações de Gestão de Pessoas, Liderança, Governança Corporativa, Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental e Elaboração e Aplicação Jogos de Negócios. Pesquisadora e autora das obras: A Educação de Jovens e Adultos Numa Perspectiva Multicultural Crítica (2001), Projetos Sustentáveis Estudos e Práticas Brasileiras (2010), Projetos Sustentáveis: Estudos e Práticas Brasileiras II (2011), Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos (2012), A crise e o impacto na carreira (2015), O RH Transformando a Gestão – Org. (2018). Certificação em Coaching e Mentoring de Carreira para Executivos. Mentora do Capítulo PMI/SP. Curadora e Colunista do blog arbache.com/blog e Página Mundo Melhor de Empoderamento Feminino Arbache innovations. Fundadora do Coletivo HubMulheres. Palestrante em encontros nacionais e internacionais.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.