Empreendedorismo e Inovação Sustentabilidade

Amor Em Essência: Você Conhece a AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente?

Por Prof. Dra. Ana Paula Arbache

Em recente visita à AACD, por ocasião de uma treinamento oferecido pelo grupo de voluntários, foi possível aprofundar o conhecimento a respeito do trabalho desenvolvido pela Instituição. Por meio da convivência no referido curso, entende-se porque uma entidade privada, sem fins lucrativos,  fundada em 1950, pelo Dr. Renato Bomfim, possui, a cada dia, maior representatividade na área que atua.

A AACD é referência em pesquisas e tratamentos, voltados para pessoas com deficiência física. Hoje, a Instituição possui clínicas especializadas direcionadas a paralisia cerebral, lesão medular, lesão encefálica adquirida, mielomeningocele, malformação congênita, amputados, e outras voltadas para vítimas de poliomielite.

A Dra. Alice Ramos, Superintendente de Reabilitação da AACD, explica que a equipe trabalha de modo multidisciplinar e colaborativo, para que o paciente possa ter seu processo de reabilitação sob diversos vetores: o físico, o psíquico, o educacional e o profissional. A equipe da AACD avalia o potencial do paciente, estimula o desenvolvimento da capacidade avaliada e busca a superação das limitações, fazendo com que ele possa ter uma melhor qualidade de vida. Para Alice Ramos (26/09/2013) “[…] é um trabalho em equipe mesmo, a gente faz muito junto!”.

A entidade procura seguir a sua missão de  “promover a prevenção, habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência física, especialmente de crianças, adolescentes e jovens, favorecendo a integração social”(http://www.aacd.org.br/conheca-a-aacd.aspx, acesso em 01/10/2013).

O senhor João Octaviano Machado Neto, superintendente geral-CEO e entusiasta dos trabalhos da AACD, apresentou um panorama da estrutura e das ações realizadas pela Instituição, cuja atuação é nacional.

Com 16 endereços e mais de 2.500 colaboradores, a AACD conta com o apoio relevante dos 1.500 voluntários em todas as suas unidades. Para o CEO, o voluntariado nasceu com a fundação da AACD e é o “elo de credibilidade da AACD com a sociedade” (23/09/2013). Atualmente, o trabalho voluntário responde por 22 mil horas de trabalho gratuito na entidade. Sem este trabalho, seria muito difícil abastecer as atividades desenvolvidas somente com colaboradores contratados. No entanto, o papel do voluntário vai além das questões financeiras; a relevância do fazer voluntário para a associação está desde o acolhimento, no momento da chegada das famílias dos pacientes, até o apoio aos colaboradores no momento do tratamento, estando pronto para ajudar quando requerido. O objetivo do voluntariado é servir e, como cita a frase no título do texto, citado por um dos expositores do curso: “é dar amor em essência”.

O Hospital da AACD (Abreu Sodré), construído pela Instituição, é aberto ao público e, parte da receita derivada de tratamentos e cirurgias pagas por convênios e recursos privados, são convertidos para custear e complementar tratamentos de pacientesassistidos pela Instituição. Em 2012 foram realizadas 1.749 cirurgias gratuitas, de um total de 7.749 procedimentos cirúrgicos realizados no complexo hospitalar.

Para alcançar suas metas e cumprir com a sua missão, a AACD necessita complementar o seu orçamento anual – em torno de 300 milhões de reais – com a captação de 80 milhões de reais em doações. Somente alcançando este valor, a Instituição consegue oferecer o tratamento àqueles que necessitam do apoio essencial da AACD,(para conhecer os números da AACD, confira o documento: Demonstrações financeiras –relatório dos auditores independentes em: http://www.aacd.org.br/conheca-a-aacd.aspx, acesso em 01/10/2013).

Além do hospital de referência em ortopedia, a AACD possui 16 centros de reabilitação que, juntos, realizaram em 2012mais de um milhão e meio de atendimentos, um centro de diagnóstico, seis oficinas ortopédicas e uma loja de produtos ortopédicos.

Atuando não somente com o paciente, mas dando suporte às famílias que chegam todos os dias com seus queridos, muitas vezes nos braços, a AACD, se prepara cotidianamente para o futuro. A Instituição traduz, a cada atendimento, o termo “cidadania”, em pura ação responsável. Pensando no futuro, a AACD firmou parcerias importantes no ambiente da ciência, acolhendo o primeiro laboratório de célula tronco da América Latina, bem como o laboratório de neurorrobóticaque, juntamente com outras instituições de pesquisas, mundialmente reconhecidas, terãoa missão de viabilizar o “pontapé inicial da Copa do Mundo de 2014” realizado por uma pessoa com deficiência física.

AACD na área educacional

Em 2012, a AACD incorporou o Lar Escola São Francisco, onde foram concentradas as ações de educação e pesquisa. Esta Unidade atende alunos de 07 a 15 anos, no Ensino Infantil e Fundamental e possui papel relevante na integração dos alunos à sociedade.

Todo o trabalho apresentado pela AACD só é factível a partir de um orçamento composto por várias “mãos”, que, a partir de receitas geradas por parcerias, venda de produtos em bazares, doações de pessoas físicas e jurídicas, consolidam e garantem o atendimento de excelência à população.

Enfrentar as barreiras, ultrapassar os desafios, reconhecer o potencial e alcançar as metas são ações que fazem parte dos integrantes que compõem o cotidiano da AACD. É por meio de uma gestão pautada na transparência e na credibilidade, no profissionalismo e na satisfação, na prestação pública de suas contas  que a AACD se compromete, a cada dia, fazer acontecer o tal “amor em essência”!

Nos dias 25 e 26 de outubro a AACD apresenta mais uma edição do Teleton, maratona televisiva realizada nos estúdios do SBT, que é responsável por arrecadar grande parte da receita que a AACD necessita para complementar o seu orçamento anual. Para colaborar, entre no site oficial.