Carreira da Mulher

A Maternidade e Uma Carreira de Sucesso: Isso é Possível? Será Que Eu Consigo?

“A maternidade nos transforma por inteiro, e quando vemos pertencemos a um ser pequeno, vulnerável, que depende de nós para tudo… e é aí que começa a grande magia de ser mãe. Mas além do aprendizado de ser mãe, a chegada de um filho também não nos afasta de nós mesmas, nem de nossos sonhos e projetos acadêmicos”. [Trecho de depoimento de orientanda da Profa. Dra. Ana Paula Arbache – em evento de premiação em instituição acadêmica, 17/08/2016]

Recentemente em um evento de premiação de trabalhos de conclusão de curso de MBA, eu trouxe à tona trechos de depoimentos de orientandas, ressaltando que é possível fazer um belo TCC, mesmo passando pelo período de gestação, trabalhando e em seguida amamentando seus filhos no colo. O período é desafiador, sensível e instaura, ou melhor deflagra com toda a sua força, o dilema entre a maternidade e a carreira.

Justamente na fase mais sofisticada do ciclo de vida de carreira, que as mulheres se encontram nesse período mais agudo, entre a dedicação às suas crias e caminhada árdua para o sucesso profissional.

Muito se fala a respeito da carreira feminina. Algumas empresas já trazem lições aprendidas para que suas colaboradoras possam viver em plenitude, uma das fases mais bonitas da vida de uma pessoa, que passa por um período longo de gestação e, em seguida, se propõem a assumir a responsabilidade pela sobrevivência de um ser humano recém-nascido. Não são todas as empresas como disse acima, mas algumas oferecem às suas colaboradoras um ambiente propício para que possam trabalhar, gerar resultados e, ao mesmo tempo se dedicarem aos seus filhos.

__________________________________

Justamente na fase mais sofisticada do ciclo de vida de carreira, que as mulheres se encontram nesse período mais agudo, entre a dedicação às suas crias e caminhada árdua para o sucesso profissional.

__________________________________

No entanto, vale lembrar que as empresa são uma parte deste grande “projeto”, que envolve a maternidade e a carreira feminina. A outra parte é de responsabilidade da própria profissional, que deve estar preparada para conciliar as suas diferentes identidades: “mãe” e “profissional”.

Ao longo de minha trajetória como docente, tenho orientado muitas alunas na pós graduação que precisam conciliar o período de gestação, o período de amamentação, a vida familiar, a vida acadêmica e a vida profissional, e muitas delas são bem sucedidas nessa jornada (por conta de minha trajetória como mãe trabalhadora, vivi tudo isso ao mesmo tempo). No entanto, não são todas, no meio do caminho ficam para trás aquelas mulheres que deixaram de planejar e mapear as “partes interessadas”, que o “projeto carreira feminina e maternidade” contempla.

Também acompanho executivas com carreiras consolidadas, por meio da mentoria. Essas mulheres que conseguiram chegar nos momentos virtuosos em suas vidas profissionais, precisaram calibrar as metas frente às demandas de suas múltiplas identidades. Por vezes, isso é possível devido ao planejamento bem elaborado, composto por todas as variáveis que fazem parte do projeto ousado de ser mãe e uma profissional de sucesso.

Tudo deve ser muito bem mapeado, dos detalhes até as ações mais estratégicas. O grande trunfo é otimizar o tempo, identificar os grandes aliados, as prioridades e a canalização das energias, a fim de mitigar possíveis impactos negativos e os agentes sabotadores. Os passos acima geram um maior domínio dessa etapa sensível de mudança, que atinge a vida de uma mulher e de sua carreira.

Ana Paula Arbache

Ana Paula Arbache

Pós-doutora em Educação pela PUC/SP. Doutora em Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação pela UFRJ. Certificada pelo Massachusetts Institute of Technology/MIT- Challenges of Leadership in Teams (2015), Leading Innovative Teams (2018). Docente dos cursos de MBA e Pós MBA da Fundação Getúlio Vargas. Orientadora e avaliadora de trabalhos de pós-graduação. Sócia Diretora da Arbache Innovtions, responsável pelas ações de Gestão de Pessoas, Liderança, Governança Corporativa, Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental e Elaboração e Aplicação Jogos de Negócios. Pesquisadora e autora das obras: A Educação de Jovens e Adultos Numa Perspectiva Multicultural Crítica (2001), Projetos Sustentáveis Estudos e Práticas Brasileiras (2010), Projetos Sustentáveis: Estudos e Práticas Brasileiras II (2011), Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos (2012), A crise e o impacto na carreira (2015), O RH Transformando a Gestão – Org. (2018). Certificação em Coaching e Mentoring de Carreira para Executivos. Mentora do Capítulo PMI/SP. Curadora e Colunista do blog arbache.com/blog e Página Mundo Melhor de Empoderamento Feminino Arbache innovations. Fundadora do Coletivo HubMulheres. Palestrante em encontros nacionais e internacionais.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.