Empreendedorismo e Inovação Sustentabilidade Você Sabia?

O Que é Educar Para a Sustentabilidade?

O termo sustentabilidade, se pensado a partir das orientações da ISO 26000, abrange uma série de dimensões éticas, sociais, ambientais e financeiras. Há uma gama de temas que são desdobrados a partir dessas dimensões, como direitos humanos, responsabilidade ambiental, responsabilidade social, práticas trabalhistas mais justas, entre outros. Estas orientações são introduzidas na  sociedade, por meio de legislações, políticas, práticas empresariais, atividades de organizações não governamentais e conteúdos pedagógicos, que, no caso da educação formal, foram introduzidos por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) no ano de 1996, com os temas transversais:  “Ética, Meio Ambiente e Pluralidade Cultural ”.

Desta maneira, a sociedade vivencia a chamada “transposição didática” que é, a “grosso modo”, a transposição de um conceito científico “como no caso do desenvolvimento sustentável”, em conhecimento didático. Esta é a forma de  fazer com que um conceito se torne acessível a todos e, por conseguinte, possa ser remetido para a realidade dos sujeitos. Os livros didáticos, tornam os conceitos científicos de cada disciplina, aplicável para os diferentes estudantes, a partir da transposição didática.

Assim, o primeiro passo para tornar um conceito acessível é fazer com que este conceito possa ser entendido por todos! Não basta considerar que, apresentar o conceito é suficiente para que os sujeitos possam aplicá-lo. Cabe aqui o  seguinte exemplo: Em uma pesquisa de trabalho de conclusão de curso de MBA, uma de minhas orientandas pesquisou o gerenciamento da comunicação em canteiros de obras de construção civil, que seguiam os parâmetros da Norma LEED -(Leadership in Energy and EnvironmentalDesign (Desenvolvimento de Edifícios Sustentáveis de Alto Desempenho), um dos resultados que emergiu foi  o seguinte: os operários do canteiro de uma das obras pesquisadas, não conseguiam seguir as orientações da Norma, porque não sabiam o que era “Sustentabilidade”! Justamente isto, não se buscou fazer a transposição do conceito, para a realidade destes operários, desta forma qual era o sentido de se construir de modo diferente do que já era costumeiro? Porque mudar a rotina de um trabalho, que sempre foi feito do mesmo modo?

Este exemplo é contundente, para o que queremos evidenciar: educar para a sustentabilidade, passa, necessariamente, pelo entendimento do conceito “Sustentabilidade” e de como este “conceito”, se torna entendido pelos diferentes públicos da nossa sociedade. A busca por uma sociedade aderente ao desenvolvimento sustentável, está intrinsecamente ligada ao processo educacional ao qual ela esta inserida, seja na educação formal, seja na educação corporativa.

Ana Paula Arbache

Ana Paula Arbache

Pós-doutora em Educação pela PUC/SP. Doutora em Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação pela UFRJ. Certificada pelo Massachusetts Institute of Technology/MIT- Challenges of Leadership in Teams (2015), Leading Innovative Teams (2018). Docente dos cursos de MBA e Pós MBA da Fundação Getúlio Vargas. Orientadora e avaliadora de trabalhos de pós-graduação. Sócia Diretora da Arbache Innovtions, responsável pelas ações de Gestão de Pessoas, Liderança, Governança Corporativa, Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental e Elaboração e Aplicação Jogos de Negócios. Pesquisadora e autora das obras: A Educação de Jovens e Adultos Numa Perspectiva Multicultural Crítica (2001), Projetos Sustentáveis Estudos e Práticas Brasileiras (2010), Projetos Sustentáveis: Estudos e Práticas Brasileiras II (2011), Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos (2012), A crise e o impacto na carreira (2015), O RH Transformando a Gestão – Org. (2018). Certificação em Coaching e Mentoring de Carreira para Executivos. Mentora do Capítulo PMI/SP. Curadora e Colunista do blog arbache.com/blog e Página Mundo Melhor de Empoderamento Feminino Arbache innovations. Fundadora do Coletivo HubMulheres. Palestrante em encontros nacionais e internacionais.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.