Empreendedorismo e Inovação Sustentabilidade

Nutrição, Água e Desenvolvimento Rural – O Valor Compartilhado da Nestlé

Em 2010 e 2011 a Nestlé  – em seu Fórum de Valor Compartilhado – reuniu vários de seus fornecedores, parceiros, profissionais do Brasil e da Suíça, para discutirem temas relevantes para a política de sustentabilidade ética, social, ambiental e financeira da Empresa. Na apresentação do Presidente da Empresa no Brasil – Ivan Zurita, em 2010,  ressaltou que, desde 1930, a Nestlé é parceira do país em projetos sociais. Hoje, a Empresa, está voltada para atender também os consumidores da “base da pirâmide”,  preocupando-se em incluir na cadeia virtuosa da Nestlé, os consumidores de baixa renda. Para tanto, inovação em diversos setores da Empresa deram suporte a este foco. O Presidente citou a fábrica de Feira de Santana e o Centro de Distribuição ligado a mesma, o supermercado flutuante na região Norte que chega a população ribeirinha, o Programas Saber, como exemplos de atuação da Empresa para estes novos clientes.

Outro ponto abordado: a preocupação da Empresa com o  desenvolvimento do meio rural – apontando ações de  parcerias, projetos e de conscientização do jovens do meio rural  para este espaço. Para o presidente da Companhia, estes pontos fazem parte do DNA da Nestlé e faz-se necessário realizar e repartir seus valores com a sociedade. O evento também premiou os profissionais de alta performance com o Prêmio: “Excelência em Criação de Valor Compartilhado.

Por meio da divulgação de suas ações foi possível mapear algumas dessas, como as parcerias com a Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – USP/ESALQ), como também com Governos e ONgs, listados em seguida:

Projeto Gestão no Campo Rebanho menos e produção dobrada: Quanto menos é muito mais – desde 2005 o projeto leva tecnologia aplicada à produção de leite de pequenas propriedades rurais de Andradina.

Projeto Agricultura familiar: Desde 1998 estabelece uma relação duradoura que está na terceira geração, como no caso dos Biancchi, parceiros comerciais da Nestlé. São pequenos sitiantes locais, que plantam e fornecem produtos para as papinhas para bebê, sopa e caldo Maggi.

Programa Desenvolvimento da Pecuária Leiteira PDPL: Criado a 20 anos e é exemplo de como a Empresa e a Universidade Esalq atuam junto a pequenos produtores rurais, impactando positivamente nesta cadeia produtiva.

Projeto de Quantificação e Manejo de Doenças de Hortaliças: parceria com a Esalq, desde 2007, com ênfase no desenvolvimento do plantio de salsa na entressafra.

Programa Nutrir: Leva educação alimentar a crianças e adolescentes de baixa renda desde 1999. O objetivo é combater a desnutrição e a obesidade em crianças em todo o país. A base do Nutrir são seus colaboradores voluntários que doam tempo e contribuem financeiramente. Para cada real doado por um colaborador, a Nestlé oferece mais dois. A Companhia abona oito horas por mês dos funcionários voluntários. Ações de educação alimentar, desenvolvimento comunitário com cozinha coletiva, parceria com a Pastoral da Criança e do Adolescente, fizeram do Nutrir uma referência global para as ações da Companhia. Por meio dele já foram beneficiadas mais de dois milhões de crianças e dez mil educadores foram capacitados.

Programa Faz Bem Cuidar: O programa leva educação ambiental com foco na preservação da água. O Objetivo é promover sustentabilidade socioambiental trabalhando em escolas públicas os conceitos relacionados a preservação do meio ambiente, preservação da água, preceitos do consumo consciente, ampliação da reciclagem. A parceria com a Cempre (Compromisso Empresarial para Reciclagem) e a parceria com o Wal Mart desde 2008, fazem parte do desenvolvimento desde projeto.

Faz Bem Saber: Desde 2008 o programa investe no desenvolvimento rural, por meio da formação do homem do campo e leva boas práticas de produção para pequenos proprietários. O objetivo do programa é aumentar a renda do produtor rural e melhorar a qualidade da produção de leite. Destaca-se neste programa a parceria com a Esalq em Andradina.

A Nestlé considera  que, para o sucesso dos negócios no longo prazo é importante gerar valor, tanto para acionistas, como para a sociedade. As suas ações estão direcionadas para temas específicos como: nutrição, água e desenvolvimento rural – discutidos do Fórum de Valor Compartilhado 2011.

Por meio de suas parcerias, o alcance dos programas Nestlé ganham suporte e proporção. Vale destacar os seguintes parceiros: Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente; CEBDS – Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável; GIFE – Grupo de Instituto, Fundações e Empresas; Instituto AKATU pelo Consumo Consciente; Instituto Ethos de Empresas Responsáveis Socialmente; Programa Brasil Alfabetizado, PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento,  entre outros.

Estas ações fazem da Nestlé, uma companhia ganhadora de Prêmios na área, como: Prêmio Marketing Best Responsabilidade Social; Prêmio Top Social; Prêmio Inteligência Social; Prêmio Empresa Cidadã; Prêmio Marcas de Confiança.

Os desafios discutidos no Fórum de 2011 pela Nestlé evidenciam a necessidade de afastar a crise anunciada da água em âmbito global; reduzir os níveis inaceitáveis de fome e obesidade no mundo e duplicar a produção de alimentos até 2050. Para os executivos da Companhia estes  parâmetros mudarão as regras do jogo no mundo nos negócios.

Fonte:

http://www.nestle.com.br/site/home.aspx. Acesso: março 2012. e

Ana Paula Arbache

Ana Paula Arbache

Pós-doutora em Educação pela PUC/SP. Doutora em Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação pela UFRJ. Certificada pelo Massachusetts Institute of Technology/MIT- Challenges of Leadership in Teams (2015), Leading Innovative Teams (2018). Docente dos cursos de MBA e Pós MBA da Fundação Getúlio Vargas. Orientadora e avaliadora de trabalhos de pós-graduação. Sócia Diretora da Arbache Innovtions, responsável pelas ações de Gestão de Pessoas, Liderança, Governança Corporativa, Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental e Elaboração e Aplicação Jogos de Negócios. Pesquisadora e autora das obras: A Educação de Jovens e Adultos Numa Perspectiva Multicultural Crítica (2001), Projetos Sustentáveis Estudos e Práticas Brasileiras (2010), Projetos Sustentáveis: Estudos e Práticas Brasileiras II (2011), Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos (2012), A crise e o impacto na carreira (2015), O RH Transformando a Gestão – Org. (2018). Certificação em Coaching e Mentoring de Carreira para Executivos. Mentora do Capítulo PMI/SP. Curadora e Colunista do blog arbache.com/blog e Página Mundo Melhor de Empoderamento Feminino Arbache innovations. Fundadora do Coletivo HubMulheres. Palestrante em encontros nacionais e internacionais.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.