Empreendedorismo e Inovação

Mudanças Exponenciais: “é preciso saber as regras do jogo para poder estar nele!”.

Peter Diamandis (2015, p.07) nos dá as boas vindas à época das “mudanças exponenciais”, para ele é “o melhor momento para alguém viver”. O pensamento de Diamondis não é unânime. Há muitos empresários e líderes de organizações que estão “quebrando a cabeça e morrendo de medo” dessas tais mudanças exponenciais. No entanto, independente daqueles que dão as boas vindas ou daqueles que não querem nem ouvir falar nisso, essas mudanças já chegaram e estão mudando o mundo: o seu, o meu e o nosso!

Esse novo mundo transforma o modo como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Por essa razão, ao invés de fechar os olhos para as mudanças é preciso conhecê-las, compreender o seu impacto e, finalmente, agregar seus benefícios em suas áreas de interesse e atuação.

O mais importante é estar consciente e preparado para fazer parte desse momento, sair da zona de conforto e encarar os “riscos” e os “medos” que envolvem todo processo de mudança. É preciso enxerga-lo como um momento fértil, com os olhos generosos capazes de gerar a oportunidade de também se transformar e estar aberto ao novo, assim como Diamandis aponta.

A tal mudança de mind set é a chave para que possamos viver com positividade esse período. Além de acolhê-las, temos que ser rápidos, ágeis, velozes, pois esses novos tempos são acelerados, precisam de atitudes que acompanhem e dê respostas às demandas geradas pelas mudanças exponenciais. Líderes e times terão que desenvolver novas competências para dar suporte aos negócios no século XXI. Ismail, Malone e Gees (2015) indicam que é preciso novas construções, soluções diferentes, conhecer as novas regras do jogo para poder estar nele!

 

Referências Bibliográficas:

ISMAIL, Salim; MALONE, Michael S; GEEST, Yuri Van. Organizações Exponenciais. São Paulo: HSM Editora, 2015.

Ana Paula Arbache

Ana Paula Arbache

Pós-doutora em Educação pela PUC/SP. Doutora em Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação pela UFRJ. Certificada pelo Massachusetts Institute of Technology/MIT- Challenges of Leadership in Teams (2015), Leading Innovative Teams (2018). Docente dos cursos de MBA e Pós MBA da Fundação Getúlio Vargas. Orientadora e avaliadora de trabalhos de pós-graduação. Sócia Diretora da Arbache Innovtions, responsável pelas ações de Gestão de Pessoas, Liderança, Governança Corporativa, Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental e Elaboração e Aplicação Jogos de Negócios. Pesquisadora e autora das obras: A Educação de Jovens e Adultos Numa Perspectiva Multicultural Crítica (2001), Projetos Sustentáveis Estudos e Práticas Brasileiras (2010), Projetos Sustentáveis: Estudos e Práticas Brasileiras II (2011), Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos (2012), A crise e o impacto na carreira (2015), O RH Transformando a Gestão – Org. (2018). Certificação em Coaching e Mentoring de Carreira para Executivos. Mentora do Capítulo PMI/SP. Curadora e Colunista do blog arbache.com/blog e Página Mundo Melhor de Empoderamento Feminino Arbache innovations. Fundadora do Coletivo HubMulheres. Palestrante em encontros nacionais e internacionais.

1 Comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.