Empreendedorismo Inovação Liderança

Mudanças Exponenciais: “é preciso saber as regras do jogo para poder estar nele!”.

Peter Diamandis (2015, p.07) nos dá as boas vindas à época das “mudanças exponenciais”, para ele é “o melhor momento para alguém viver”. O pensamento de Diamondis não é unânime. Há muitos empresários e líderes de organizações que estão “quebrando a cabeça e morrendo de medo” dessas tais mudanças exponenciais. No entanto, independente daqueles que dão as boas vindas ou daqueles que não querem nem ouvir falar nisso, essas mudanças já chegaram e estão mudando o mundo: o seu, o meu e o nosso!

Esse novo mundo transforma o modo como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Por essa razão, ao invés de fechar os olhos para as mudanças é preciso conhecê-las, compreender o seu impacto e, finalmente, agregar seus benefícios em suas áreas de interesse e atuação.

O mais importante é estar consciente e preparado para fazer parte desse momento, sair da zona de conforto e encarar os “riscos” e os “medos” que envolvem todo processo de mudança. É preciso enxerga-lo como um momento fértil, com os olhos generosos capazes de gerar a oportunidade de também se transformar e estar aberto ao novo, assim como Diamandis aponta.

A tal mudança de mind set é a chave para que possamos viver com positividade esse período. Além de acolhê-las, temos que ser rápidos, ágeis, velozes, pois esses novos tempos são acelerados, precisam de atitudes que acompanhem e dê respostas às demandas geradas pelas mudanças exponenciais. Líderes e times terão que desenvolver novas competências para dar suporte aos negócios no século XXI. Ismail, Malone e Gees (2015) indicam que é preciso novas construções, soluções diferentes, conhecer as novas regras do jogo para poder estar nele!

 

Referências Bibliográficas:

ISMAIL, Salim; MALONE, Michael S; GEEST, Yuri Van. Organizações Exponenciais. São Paulo: HSM Editora, 2015.

Ana Paula Arbache

Ana Paula Arbache

Pós-doutora em Educação pela PUC/SP. Doutora em Educação/PUC-SP. Mestre em Educação/ UFRJ. Certificada pelo MIT- Challenges of Leadership in Teams. Docente MBA e Pós MBA da FGV. Sócia Arbache Innovations, Plataforma de Mentoring Arbache.Palestrante em encontros nacionais e internacionais.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Entre em contato conosco

 

Mensagem enviada com sucesso

Em breve retornaremos o contato.

◄ Voltar

Arbache Innovations

São Paulo, SP:
Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445 - Pinheiros
CEP: 05415-030
Maringá, PR:
Rua Vitor Meirelles, 45 - Zona 5 - Ed. Ilhas Gregas
Sala 207 - CEP: 87015-080
Telefone para contato
+55 11 4130-9707
Nosso e-mail
contato@arbache.com
Todos os direitos reservados @arbache 2018