Empreendedorismo e Inovação Gestão de Projetos

Dissecando A ISO 21500:2012 – Orientações Sobre Gerenciamento De Projeto (Parte 2 de 3)

Neste post vamos falar um pouco da abordagem e do conteúdo técnico observados na ISO 21500, deixando para a terceira e última parte, uma análise dos possíveis impactos no cenário mundial do gerenciamento de projetos.

Mesmo sob o perigo de tentar padronizar uma disciplina de gestão como projetos, que sofre fortíssima influência de aspectos socioculturais, a ISO 21500:2012 demonstra uma preocupação em evidenciar o relacionamento do ambiente de projetos com os objetivos estratégicos. Considero este um dos pontos positivos desta ISO visto a importância de se reforçar aos profissionais de projetos, o entendimento e contribuição de seu projeto e a estratégia da organização.

O enfoque nos aspectos de governança e as estruturas em que o projeto está envolvido também são mais evidentes e merecem ser estudados; – a organização maior, a organização executora; a organização do projeto e, finalmente, o ambiente do projeto.

Já a visão sobre o ciclo de vida do projeto e suas áreas de conhecimento, em muito se assemelham com o apresentado pela PMBoK 4ª edição. A novidade é a área de gerenciamento de partes interessadas que, não por acaso – visto a participação do próprio PMI no desenvolvimento desta ISO, a 5ª edição do PMBoK prevista para virada de 2012/2013, também trará.

Os seus 40 processos apresentados – com suas principais entradas e saídas, são descritos de forma mais sucinta que o PMBoK e procuram enfocar mais a proposta (objetivos) do processo sem, contudo, adentrar no (perigoso) âmbito de ferramentas para a realização de cada processo.

Ao fim do documento – no anexo A, é interessante ver a apresentação dos grupos de processos pelos ciclos do projeto em forma de fluxograma. Um bom recurso para apoiar o entendimento do sequenciamento dos processos.

Por fim, fica a sensação de que muito pouco de novo foi trazido ao conhecimento comum do ambiente de projetos visto a ISO não ter destacado, com a devida relevância, uma análise sobre as etapas pré e pós realização do projeto.

Mês que vem voltamos com a terceira e última parte deste artigo.