Empreendedorismo e Inovação Ética

Meu Projeto Web: Parte 3 – La Garantia Soy Yo

Como explicar o estrondoso e pirotécnico fracasso daqueles projetos que tinham tudo para dar certo – no planejamento? (estou assumindo que sim, houve um destes. Nunca se pode dar isso por certo…).

Bem, eis uma hipótese: O problema está com o cliente. Não, não quero dizer que o cliente é o problema. Embora possa ser uma racionalização quase irresistível e até – em certos casos, uma patente verdade, ninguém pode ser culpado pelo fracasso sozinho!

Há uma grande diferença a ser considerada, mas que raramente é levada em conta na hora de apontarmos o dedo, para encontrarmos um culpado: empresas são geridas por pessoas. Projetos são geridos por pessoas. Pessoas são diferentes, encaram o mundo de maneira diferente, e possuem expectativas, objetivos e desejos totalmente diferentes. Mesmo quando dizem que não (pior: isso ocorre principalmente, quando clientes e fornecedores atestam que todos possuem os mesmos objetivos, falam a mesma língua e se entendem perfeitamente; são as famosas “últimas palavras”).

Projetos de sucesso se baseiam em uma premissa extremamente complexa: a de que o cliente (ou “sponsor”) está intimamente ligado à gestão, possui a qualificação necessária e é consistentemente participativo. Em certos mercados, como o de desenvolvimento de softwares, o cliente é parte integral das atividades previstas no projeto, sem as quais os resultados não atenderão às expectativas geradas. Ou seja, sem a “andorinha-cliente”, não há um “projeto verão”!

Mas quem disse que o cliente possui a qualificação necessária para participar ativamente de um projeto? E pode ombrear não somente as responsabilidades que lhes são alocadas, mas as executará dentro dos padrões de gestão que o fornecedor (o qual presumimos  ser extremamente qualificado) opera?

O fato é que muitos clientes não têm o conhecimento necessário para trabalhar em conjunto com seus fornecedores, na maioria dos projetos que comissionam. Entendem e muito do negócio. Mas não entende de projetos ou como realizá-los.

E não é culpa deles. Afinal, estão ocupados com seus próprios negócios, que são normalmente baseados em processos. Mesmo assim, a responsabilidade dos resultados recai também sobre o profissional incumbido deste projeto, este pertencente à organização contratante. No contexto de uma carreira profissional, é mais um ponto de estresse que afeta a comunicação.

Voltando ao exemplo de desenvolvimento de softwares, especificamente em projetos de websites das empresas, o grande problema está na fase em que o cliente precisa compreender os objetivos estratégicos os quais o projeto proporciona à organização e disponibilizar recursos dedicados para trabalhar no seu desenvolvimento além de, principalmente, saber manter os entregáveis produzidos.

Quantas empresas comissionam projetos de grande vulto, que pressupõem o uso ativo de ferramentas online, mas para os quais não se organizam? Algumas? Poucas? Tente “quase todas”.

No capitulo final desta coluna, trataremos da “insustentável soma de todas as partes”: quando orquestrar um projeto até “dá samba”, mesmo que nem sempre na mesma sintonia!

Mathias Carvalho

Mathias Carvalho

Especialista em mídia digital, desde 1997 trabalhando com planejamento estratégico e gerenciamento de projetos digitais. Professor no MBA em Ger. de Projetos FGV. Doutorando na Rennes SB/FRA, focado em jogos sérios. Mestrado em Marketing Internacional pela UNLP/ARG; MBA em Gerenciamento de Projetos e CEAG pela FGV. Certificados PMP, PRINCE2 e SFC.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.