Mentoring

Mentoring: os 04 passos para fortalecer seus negócios

Mentoring: os 04 passos para fortalecer seus negócios

Além dos benefícios obtidos pelos mentores e mentorados, as organizações também ganham muito por ter um programa de orientação. Um programa de mentoring contribui para o desenvolvimento constante de talentos e líderes, transforma a empresa em uma grande promotora do conhecimento, melhora os níveis de retenção de pessoal, de engajamento, de produtividade e estabelece um processo de transferência de habilidades entre os líderes do presente e os líderes do futuro. O mentoring é fundamental para fortalecer a administração de uma empresa, gerando valor por toda a cadeia de operações.

Mas como em qualquer relacionamento, uma parceria de mentoring passa por diversas fases e por vários períodos de intensa mudança – e cada um destes momentos precisa de diferentes tipos de ação e estratégias de suporte para que o processo de mentoria atinja os resultados esperados. Listamos a seguir 04 fases do mentoring que são essenciais para o fortalecimento empresarial:

Construindo um relacionamento

O primeiro estágio de uma relação de mentoring é focado no desenvolvimento desta relação, na construção de suas bases. É durante esse período que mentores e empresas se encontrarão pela primeira vez com a clara intenção de estabelecer uma parceria duradoura. Neste momento a abordagem se concentrará em aprender mais sobre os interesses, necessidades e pontos fortes da empresa e o mentor iniciará seu trabalho examinando diversas questões práticas e subjetivas, inicialmente mais escutando do que fornecendo soluções ou pontos de vista pessoais.

Principais objetivos

  • Definir o alcance da parceria;
  • Discutir metas e expectativas;
  • Promover uma relação de aliança e confiança;
  • Provocar o início de uma autoanálise no mentorado;

Definindo que direção seguir

Estabelecidas as bases de relacionamento e de confiança, respeito e ética é hora de explorar com mais detalhes quais são os reais desafios que impedem a empresa de atingir o seu melhor e onde estão os pontos que podem ser trabalhados para refletir a mudança desejada. Durante esta fase é preciso cuidado para que não haja uma dependência excessiva por parte do mentorado – a empresa deve ser capaz de tomar suas próprias decisões e deve assumir esta responsabilidade.

Principais objetivos

  • Configurar e planejar metas mais detalhadas;
  • Estabelecer um plano de ação;
  • Revisar periodicamente os resultados obtidos por este plano;
  • Refletir sobre os desafios da operação;
  • Discutir experiências e explorar opções;

Crescimento e maturação

Aprender e crescer – esta terceira fase é especialmente significativa. Neste ponto do processo de mentoring a empresa terá construído uma nova imagem de sua operação, atuando com mais autoconfiança, com mais capacidade e com maiores níveis de motivação e satisfação. As bases lançadas as primeiras fases já começam a surtir efeito e as mudanças comportamentais e estratégias são nítidas nos mais diversos níveis da companhia.

Principais objetivos

  • Validação do plano de ação original;
  • Refletir sobre erros e acertos da primeira fase do projeto;
  • Incentivar e promover melhores práticas;
  • Corrigir atitudes e validar processos;
  • Valorizar o engajamento;
  • Reforçar uma autoimagem positiva, construindo confiança.

Fechamento

Chegou a hora de seguir por novos caminhos. O fim do relacionamento mais próximo e direto entre mentores e mentorados não deve gerar uma sensação de vulnerabilidade ou tristeza. Os mentores guiarão a empresa por este momento de forma gradual, sem cortes abruptos no relacionamento, priorizando sempre a parceria construída ao longo do projeto e garantindo que a empresa está preparada para seguir sozinha pelos seus novos caminhos. Cada programa de orientação também pode estabelecer sua própria política de contato futuro, ou seja, não é um adeus. É apenas m até logo!

Principais objetivos:

  • Feedback e revisão final;
  • Celebrar as conquistas;
  • Rever realizações;
  • Reconhecer o comprometimento de todos os envolvidos no projeto;
  • Comemorar a parceria construída;
  • Estabelecer um relacionamento futuro.

O mentoring é o caminho que nos conduz à real sabedoria sobre quem somos, sobre quem podemos ser, sobre quem desejamos ser – esta jornada é válida tanto para pessoas quanto para empresas e gera mudanças tão profundas no agir e no pensar que torna possível alcançarmos todo nosso potencial. O valor que existe nesta revolução é imensurável!

Acesse o e-Book clicando aqui.

 

 

 

Fernando Arbache

Formação: Graduado em Engenharia Civil, ufjf, Especialização em Curso de Análise, Projeto e Gerência de Sistemas, Mestre em Engenharia Industrial PUC/Rio. Doutorado em Sistemas de Informação – COPPE/UFRJ. Data and Models in Engineering, Science, and Business/MIT, Cambridge, MA (USA). AnyLogic Advanced Program of Simulation Modeling/Hampton, NJ (USA). Pesquisa em desenvolvimento de Infraestrutura Aeronáutica – ITA. Pesquisa em desenvolvimento de Aeroportos – ITA. Experiência Acadêmica: Coordenador da FGV em cursos de Gestão (curso de MBA em Gestão das Casas Bahia). Professor BSP nas cadeiras e Logística e Sistemas de Informação. Professor da Fundação Getúlio Vargas/São Paulo nas cadeiras e Logística e Sistemas de Informação. Professor da HSM Educação. Professor IBMEC nas cadeiras de Logística e Administração de Projetos. Professor do Alto comando da Marinha de Guerra Brasileira nas cadeiras de Logística e Sistemas de Informação. Professor da pós-graduação do IME (Instituto Militar de Engenharia). Professor Fundação Dom Cabral – Jogos de Negócios e Logística. Professor concursado na FATEC/São José dos Campos – Estatística Aplicada e Jogos de Negócios. Livros escritos: ARBACHE, F. Gestão da Logística, Distribuição e Trade Marketing. São Paulo: Ed. FGV, 2004. ARBACHE, F. Logística Empresarial. Rio de Janeiro: Ed. Petrobras, 2005. ARBACHE, A. P. e ARBACHE, F. Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos. São José do Rio Preto- SP: Raízes Gráfica e Editora, 2012. Experiência Profissional: Atual Sócio-Diretor das empresas: Arbache Tecnologia Educacional (http://www.arbache.com). Jogos de Negócios para clientes como: Vale (I. Desenvolvimento de Jogos de Negócios, para gerenciamento de Risco Ferroviário – com enfoque em Saúde e Segurança. II. Desenvolvimento de Jogos de Negócios para capacitar aos gestores a compreenderem a visão holística de toda a cadeia de valor da empresa no Brasil e em Moçambique), Ecorodovias (desenvolvimento do Simulador do Pedágio – treinamento dos operadores de cabine de pedágio, para aceleração do conhecimento a respeito da operação de pedágio).

1 Comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Entre em contato conosco

 

Mensagem enviada com sucesso

Em breve retornaremos o contato.

◄ Voltar

Outros projetos da Arbache Tec

Telefone para contato
+55 11 97289-0180
Nosso e-mail
contato@arbache.com
Todos os direitos reservados @arbache 2017