Mentoring

Mentoring: superando limites para obter melhores resultados

Mentoring: superando limites para obter melhores resultados

A História

Mentor era professor e orientador de Telêmaco, filho de Odisseu, rei de Ítaca que lutou na Guerra de Tróia. É assim que conta Homero, na sua Odisseia, há mais de 2.500 anos. Podemos claramente perceber a ligação entre esta história e o entendimento que temos hoje do termo “mentor” – um amigo, um sábio, um conselheiro confiável. Uma inspiração.

O Conceito

O termo mentoring representa uma ideia, um conceito central a respeito do desenvolvimento humano, um processo de orientação e aprendizado que tem como principal objetivo ajudar pessoas e empresas a superar seus limites, a se tornarem maiores e melhores, a alcançarem seus objetivos.

Mas como este conceito se transformou nesta metodologia amplamente adotada pelo ambiente corporativo?
Podemos dizer que o grande diferencial do mentoring é sua visão de futuro, de longo prazo, que procura trabalhar dentro das organizações analisando de forma ampla quais são os desafios processuais e comportamentais que estão distanciando a empresa dos resultados que ela tanto deseja. Este processo tem início com a construção de uma parceria: de um lado está o “mentor”, um profissional sênior, com larga experiência e uma sólida carreira já estabelecida. Ele irá dedicar tempo, energia e know-how pessoal para ajudar a empresa a crescer, para ajudar a companhia e seus funcionários a vencerem suas limitações pessoais e profissionais. De outro lado, a empresa, o profissional ou o que chamamos de “mentorado”, a parte que será guiada pelo mentor na direção certa.

A base desta relação é a confiança, a empatia, o respeito mútuo, a ausência de preconceitos ou prejulgamentos. Uma relação pautada pela ética e confidencialidade. O mentor será responsável por promover uma série de discussões e análises a respeito da operação da empresa, promovendo ao mesmo tempo uma compreensão sobre os problemas presentes na operação enquanto desafia a empresa a pensar de forma diferente, a agir e responder a estes desafios de forma diferente, tomando para si a responsabilidade sobre seu futuro. É parte do papel do mentor criar experiências que levem a empresa a atuar com mais transparência, com autoconfiança, com uma compreensão mais clara e objetiva de sua posição.

Porque o mentoring funciona:

Porque o legado é o melhor professor;

Porque une esforços por um objetivo comum;

Porque promove atitudes positivas;

Porque facilita o processo de sucessão;

O mentoring é uma ferramenta muito poderosa, capaz de transformar radicalmente os resultados obtidos por uma empresa. A autoanálise proposta por este processo de orientação torna possível identificar e estabelecer, de forma consciente, quais são os desafios e oportunidades que diariamente se apresentam, da mesma forma que conduz a empresa a tomar as rédeas de seu destino.

Acesse o e-book completo.

Fernando Arbache

Formação: Graduado em Engenharia Civil, ufjf, Especialização em Curso de Análise, Projeto e Gerência de Sistemas, Mestre em Engenharia Industrial PUC/Rio. Doutorado em Sistemas de Informação – COPPE/UFRJ. Data and Models in Engineering, Science, and Business/MIT, Cambridge, MA (USA). AnyLogic Advanced Program of Simulation Modeling/Hampton, NJ (USA). Pesquisa em desenvolvimento de Infraestrutura Aeronáutica – ITA. Pesquisa em desenvolvimento de Aeroportos – ITA. Experiência Acadêmica: Coordenador da FGV em cursos de Gestão (curso de MBA em Gestão das Casas Bahia). Professor BSP nas cadeiras e Logística e Sistemas de Informação. Professor da Fundação Getúlio Vargas/São Paulo nas cadeiras e Logística e Sistemas de Informação. Professor da HSM Educação. Professor IBMEC nas cadeiras de Logística e Administração de Projetos. Professor do Alto comando da Marinha de Guerra Brasileira nas cadeiras de Logística e Sistemas de Informação. Professor da pós-graduação do IME (Instituto Militar de Engenharia). Professor Fundação Dom Cabral – Jogos de Negócios e Logística. Professor concursado na FATEC/São José dos Campos – Estatística Aplicada e Jogos de Negócios. Livros escritos: ARBACHE, F. Gestão da Logística, Distribuição e Trade Marketing. São Paulo: Ed. FGV, 2004. ARBACHE, F. Logística Empresarial. Rio de Janeiro: Ed. Petrobras, 2005. ARBACHE, A. P. e ARBACHE, F. Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos. São José do Rio Preto- SP: Raízes Gráfica e Editora, 2012. Experiência Profissional: Atual Sócio-Diretor das empresas: Arbache Tecnologia Educacional (http://www.arbache.com). Jogos de Negócios para clientes como: Vale (I. Desenvolvimento de Jogos de Negócios, para gerenciamento de Risco Ferroviário – com enfoque em Saúde e Segurança. II. Desenvolvimento de Jogos de Negócios para capacitar aos gestores a compreenderem a visão holística de toda a cadeia de valor da empresa no Brasil e em Moçambique), Ecorodovias (desenvolvimento do Simulador do Pedágio – treinamento dos operadores de cabine de pedágio, para aceleração do conhecimento a respeito da operação de pedágio).

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Entre em contato conosco

 

Mensagem enviada com sucesso

Em breve retornaremos o contato.

◄ Voltar

Outros projetos da Arbache Tec

Telefone para contato
+55 11 97289-0180
Nosso e-mail
contato@arbache.com
Todos os direitos reservados @arbache 2017