Coaching Gestão de Projetos

Quando a Dimensão Humana Faz a Diferença Nos Resultados dos Projetos Em Ambiente de Alta Complexidade?

Muito se fala do ambiente de alta complexidade que, por vezes, envolve a gestão de projetos. Ao considerar tal complexidade e, acrescentando o dinamismo com o qual se requer os resultados dos projetos, se impõe um maior foco sobre a dimensão humana para garantir a assertividade nos mesmos.

Para lidar com a diversidade de demandas, com as possíveis barreiras, com o risco da dispersão da equipe, com o envolvimento das partes interessadas e seu capital político, se torna importante agregar novas competências para gerenciar uma equipe de projetos.

Entre as competências elencadas estão: comunicação, poder de influenciar, percepção de contexto e suas diferentes culturas, flexibilidade e adaptabilidade, busca pelo conflito produtivo e pela conciliação, fortaleza para lidar com os comportamentos nocivos e a alta pressão, olhar estratégico e vontade de aprender continuamente, proatividade, postura de dono, relacionamento interpessoal. A clareza do propósito e a colaboração também são necessárias, para que se possa obter bons resultados frente aos desafios que o cenário complexo demanda.

__________________________________

Com o risco da dispersão da equipe, com o envolvimento das partes interessadas e seu capital político, se torna importante agregar novas competências para gerenciar uma equipe de projetos.

__________________________________

O século XXI nos apresenta mudanças aceleradas com potencial de retirar dos profissionais a serenidade e a estabilidade da certeza. Os sabotadores e vícios comportamentais podem surgir e, até mesmo, contaminar os ambientes de trabalho, colocando em risco os resultados do projetos. O olhar estratégico e cuidadoso para com o lado humano que envolve a gestão do projetos, pode fazer a grande diferença entre o sucesso e o fracasso do mesmo.

admin

1 Comentário

Clique aqui para publicar um comentário

  • A questão da diversidade de demandas e também a urgência de entrega pressupõe uma equipe preparada para lidar com várias atividades ao mesmo tempo e nem sempre essa capacidade está madura em todos os integrantes da equipe, como equalizar e prepará-los para atuarem nessa nova forma de trabalho que está totalmente relacionada aos novos tempos? Essa é uma grande questão e dificuldade enfrentada pelo gestor que acaba usando seu tempo para “ajudar” e mitigar esta deficiência de alguns integrantes do time.

Entre em contato conosco

 

Mensagem enviada com sucesso

Em breve retornaremos o contato.

◄ Voltar

Outros projetos da Arbache Tec

Telefone para contato
+55 11 97289-0180
Nosso e-mail
contato@arbache.com
Todos os direitos reservados @arbache 2017