Empreendedorismo e Inovação Gestão de Projetos

Práticas de Sucesso no Gerenciamento de Projetos

Resumo – Este artigo pretende apontar as práticas de gerenciamento que têm maior efeito sobre os resultados de um projeto, em relação ao prazo, custo e atingimento dos objetivos de negócio. Para tanto, o autor realizou uma pesquisa com 202 projetos no Brasil, em 2011, para verificar a utilização ou não de 106 práticas, consideradas relevantes por ele, nas dimensões Processo, Organização, Pessoas e Tecnologia.

I  Introdução

 Vivemos em um mercado cada vez mais globalizado e competitivo, o que tem levado as Organizações a viverem em permanente estado de mudança. Projetos são utilizados para viabilizar essas mudanças. No Brasil, dos 4,143 trilhões de reais do Produto Interno Bruto (PIB)[1] de 2011, cerca de 800 bilhões de reais foram aplicados na Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), o que dá uma taxa de investimento (FBCF/PIB) de 19,3%. Este indicador mede o quanto as empresas aumentaram os seus bens de capital, ou seja, aqueles bens que servem para produzir outros bens. São basicamente máquinas, equipamentos e material de construção, o que consiste quase que inteiramente em projetos de investimento.

Porém, as Organizações não têm obtido os resultados esperados. Durante pesquisa de maturidade em gerenciamento de projetos, realizada no Brasil em 2011 pelas seções regionais do PMI (Project Management Institute)[2], 63% das Organizações relataram que na maioria das vezes ou sempre é a frequência em que elas não alcançam os objetivos de tempo, custo, qualidade e satisfação do cliente em seus projetos.

Leia Mais: