Arbache Indica Cotidiano Empreendedorismo e Inovação Liderança

Arbache no Vale do Silício

Estamos caminhando para a reta final de mais um ano. O fim do ano demarca o fim de um ciclo para a Terra, 365 dias é o tempo que a Terra leva para dar a volta completa em torno do sol.

No nosso cotidiano nós também vivemos ciclos, alguns maiores e outros menores. Toda caminhada tem um ponto de partida e um ponto de chegada, e neste mês nós completamos mais um dos ciclos vitoriosos da Arbache Innovations.

Nós participamos, desde o começo deste ano (2018), do programa Conecta, que reuniu empresas de toda a América Latina e realizou diversas seleções, partindo de um grupo vasto, com mais de 400 empresas, até chegar a um seleto grupo de 6 startups, que foram levadas para o Vale do Silício. A Arbache teve a oportunidade e competência de participar de todo o percurso, do começo do programa até a viagem ao Vale.

Felizmente, completamos mais este ciclo, com muito trabalho e aprendizado, por isso, vamos relembrar todos os passos desta caminhada rumo à inovação e a transformação do mundo. Vamos lá:

Entendendo o Programa Conecta.

O Conecta é um programa de impulso a startups que trabalha com soluções para desafios enfrentados no setor de transporte, logística e atividades relacionadas.

Criado pela CNT em parceria com o BMG UpTech, o Conecta é um dos maiores programas de startups da América Latina e recebeu mais de 400 inscrições de empresas de diversos países, dentre as quais selecionou 50 para a primeira parte do processo, depois diminuiu o grupo para 25 e finalmente montou o seu seleto time com as 6 melhores startups da América Latina, para a terceira fase do programa.

A Arbache Innovations se enquadra em duas categorias de produtos e serviços relacionados ao transporte, que são Gestão e Educação, e foi selecionada para todas as fases do programa, fazendo parte das seletas seis startups que foram levadas ao Vale Silício.

O Vale do Silício

Depois de sermos selecionados, a nossa equipe teve alguns dias para arrumar as malas e embarcar nesta experiência única. Por si só, a Califórnia já é encantadora, mas o Vale é sublime nos dias de hoje, principalmente para empreendedores aficionados por inovação e tecnologia.

A casa da Arbache por esses dias nos EUA foi a Plug And Play Tech Center, uma das maiores aceleradoras do Vale do Silício e do mundo. A Plug and Play foi o berço de grandes empresas como Google e Paypal, das quais o dono e CEO da Plug and Play era investidor.

Hoje, a Plug and Play está instalada em um generoso prédio de 16.000m² e abriga mais de 400 empresas fixamente, além das centenas de startups que passam por lá em busca de programas de aceleração todos os anos.

Além da possibilidade de interagir com outros empreendedores, ter contato com equipes de outras startups e venture capitals, a equipe da Arbache, que viajou até a Califórnia, também pôde viver o clima da cidade de Sunnyvale e o forte multiculturalismo que marca a região.

Além disso, foi possível conhecer os prédios da Apple, dirigir os modelos híbridos da Tesla – que também está instalada no vale –  e construir um ótimo network com as equipes de startups brasileiras que também compartilham o sonho de melhorar o mundo.

Pitch

Para encerrar e coroar esse grandioso ciclo, aconteceu ontem, a International Expo, organizada na Plug and Play e que contou com o Pitch das 6 startups brasileiras que foram finalistas do programa Conecta Impulso a Startups. Confira o vídeo do nosso CEO Alexandre Azevedo em sua apresentação durante o pitch: