Inovador e Transformador: Da criação a produção

Criar é algo complexo, pois se feito comercialmente, haverá uma relação entre a criação, orçamento, propósito da empresa e necessidade do mercado que precisam ser obedecidos.

Ao mesmo tempo que uma empresa deseja criar algo diferente o suficiente, para destacá-la no mercado, quer evitar riscos em investir fortunas em uma invenção, onde os resultados não gerem uma inovação. Deve-se lembrar que a inovação está relacionada a uma ideia que irá atender às necessidades e expectativas de um determinado mercado, sendo, no entanto, viável e sustentável economicamente, oferecendo retorno financeiro para as empresas que inovaram. Toda inovação precisa gerar resultados, do contrário, a criação não será uma inovação.

Portanto, há um equilíbrio entre a invenção e os resultados alcançados pela criação. Buscar o equilíbrio entre a criatividade plena e algo factível financeiramente necessitará de uma equipe qualificada, que irá mesclar o pragmatismo do transformador com a imaginação do idealizador.

A formação de equipes adequadas, passa a ser o segredo para alcançar a alquimia que leva às empresas a se tornarem inovadoras, transformando o mercado e as posicionando como empresas admiradas, por exemplo, a Apple.

Esta estrutura de equipe irá capacitar as empresas a caminharem para equipes que façam Open Innovation, ou Inovação Aberta, que é justamente promover as ideias e as pesquisas que ocorrem dentro de uma organização, aproveitando os talentos com muito mais intensidade. O Open Innovation está diretamente relacionado ao intraempreendedorismo.