Processo de Invenção no Contexto da Inovação

MIT Professional Education

Foto de Emanuel Sachs
Aulas ministradas por
Emanuel Sachs
Member of the National Academy of Engineering

Sobre o curso

Como reconhecer a necessidade de uma invenção para convertê-la numa inovação em sua empresa? Como desenvolver a sua capacidade de inventar? As oportunidades para inventar estão a nosso redor, mas é fácil deixá-las escapar e difícil aproveitá-las ou capitalizá-las. Neste curso, você aprenderá como reconhecer, enquadrar e responder a estas oportunidades de invenção, assim como a criar uma saudável cultura de invenção.

A meta deste curso é expor os participantes à cultura e à metodologia de um inventor, começando pela convicção de que todos podem melhorar sua habilidade para inventar. 

Focaremos na invenção num contexto de engenharia, embora lições adicionais possam vir de outros campos, incluindo a ciência, as artes visuais, a arquitetura etc. As aulas serão ministradas por um dos fundadores do campo da impressão 3D, cujas invenções nesse setor e em fotovoltaicos deram origem a sete empresas estreantes e a três companhias abertas.

Também discutiremos a invenção no contexto de seu papel em estratégia competitiva como um aspecto distinto e recorrente da inovação. Serão ensinados e praticados elementos essenciais da Lei de Propriedade Intelectual (IP) e redação de patentes. Serão revisados os papeis relativos das patentes e dos segredos comerciais, especialmente na presença das mudanças atuais na proteção da IP.

Os seres humanos nascem inventores, com uma profunda urgência para explorar. A educação formal nos fornece a habilidade de analisar. Mas a invenção precisa tanto de síntese quanto de análise, assim como de uma “astuta” interação entre elas. Então, a invenção deve ser reaprendida. Nosso objetivo é fazer você sentir a emoção de inventar, aplicando-a no trabalho, e sentindo-se confortável de se dar uma “licença para inventar”.

OBJETIVOS

Os participantes deste curso serão capazes de:

• Entender o papel da invenção na inovação.

• Internalizar os modos distintos de pensamento incorporados pela síntese e análise e praticar a transição de um para o outro e vice-versa.

• Ganhar facilidade com metodologias para geração de ideias e para ganhar confiança na geração de ideias.

• Obter facilidade com metodologias para análise e para saber quando e onde aplicar a análise.

• Desenvolver a capacidade de pensar criticamente sobre Propriedade Intelectual dentro de uma estrutura de estratégia competitiva.

• Sentir a emoção de inventar e ser capaz de trazê-lo de volta ao local de trabalho.

PÚBLICO-ALVO

Este programa é projetado principalmente para aqueles que trabalham na indústria, especificamente em engenharia mecânica, elétrica e de ciência de materiais. Executivos, CTOs e gerentes de projeto em design de produto, pesquisa e desenvolvimento e manufatura serão beneficiados ao participar deste curso. Qualquer pessoa que trabalhe em projetos relacionados à Internet das Coisas é particularmente adequada para esse curso, pois a IoT é a interseção das arenas mecânicas, elétricas, de materiais e de informações.

OBTENHA UM CERTIFICADO PROFISSIONAL EM INOVAÇAO E TECNOLOGIA

O Processo de Invenção no Contexto da Inovação pode ser cursado de forma individual ou como um curso fundamental para o Programa de Certificação Profissional em Inovação e Tecnologia.

  • Início das aulas:
    Datas a definir
  • Horário das aulas:
    Segunda, Terça, Quarta, Quinta e Sexta-feira
    O horário pode variar
  • Duração:
    5 dias
  • Quer mais informações? Preencha o formulário e entraremos em contato. Seja o primeiro a saber as novidades!

    Não utilizamos seus dados para divulgação.

     

    Solicitação enviada com sucesso!

    Em breve vamos entrar em contato com você.

    Cadastre seu e-mail para receber mais informações sobre os cursos do MIT PE.

     
    Solicitação enviada com sucesso!