Perguntas Frequentes

Abaixo você encontra as principais perguntas relacionadas aos processos da Plataforma Arbache Mentoring como um todo. Se mesmo assim ainda estiver com dúvidas, você pode acessar nossa sessão de contato e nos enviar uma mensagem.

Explore

1. Como faço para escolher um profissional?
Cada profissional possui um perfil, no qual apresenta as suas qualificações, os seus produtos e os valores dos mesmos. Vale dar uma olhada cuidadosa, pois temos muitos profissionais qualificados para atender com excelência clientes de diferentes áreas de mercado.
2. Os valores dos produtos são os mesmos para todos os mentores?
Não, cada mentor possui uma precificação diferenciada, vale conferir os valores de cada produto.
3. Posso fazer a sessão em dupla, ou em equipe?
A princípio não, pois o mentor estará preparado para atender às suas necessidades. No caso de um atendimento para mais de um profissional é preciso entrar em contato com o mentor para que se possa, previamente, preparar a sessão e rever os valores da mesma.
4. Qual o tempo de duração das sessões? As sessões são presenciais ou on line?
São em torno de 50 a 60 minutos casa sessão.
5. As sessões são presenciais ou on line?
As sessões podem ser realizadas presencialmente ou por Skype – isso deve ser definido com o mentor escolhido.
6. Como o mentor irá saber quem eu sou, e o que eu quero em relação a sessão que eu comprei?
Antes da sessão você irá preencher e encaminhar na Plataforma, a Ferramenta 1 chamada Estória de Vida Profissional, que irá nortear as discussões nas sessões agendadas.
7. Qual a diferença do coaching para o processo de mentoring?
O processo de coaching é realizado a partir do uso de ferramentas aplicadas aos coachees e, por meio das mesmas, são realizados questionamentos que viabilizam o planejamento e/ou a concretização de um objetivo. O coaching tem um foco especial no autoconhecimento e o coachee é o grande protagonista desse percurso, sendo o coach o direcionador do mesmo. O coaching possui em torno de 8 sessões. Um exemplo: Propósito e vida profissional. Vida particular e empresa, maternidade e carreira, entre outros ....
O mentoring é um processo de interlocução direta entre o mentor e um mentee. Nem sempre são usadas ferramentas no processo. Tanto mentor, quando o mentee são chamados a uma ação ativa, com inferências diretas ao que está sendo objetivado nos processos. O mentor, por meio do seu conhecimento e legado, promove um processo ágil, e com o foco no objetivo do mentee, por exemplo: comparação de cenários para recolocação, mudança de carreira, aceleração de resultados em projetos específicos, gestão de equipe entre outros. O processo de mentoring é um processo aberto, há mentores que estabelecem 5 sessões, outros mais. Em alguns casos, os mentees solicitam acompanhamento ao longo de períodos maiores. Exemplos: Mudança de emprego, busca por melhores oportunidades na empresa, gerenciamento de projetos de alta performance, gestão de equipes, liderança, escolha de cenários para mudança de emprego, carreira e maternidade com foco de alavancagem de carreira, entre outros.
8. Para que serve o Talking About?
Esse produto é um produto muito importante em nossa plataforma. Ele coloca o mentor e todo o seu conhecimento disponível para o cliente, em forma de conversa ou de uma aula particular. Exemplo: vamos supor que você precise conhecer um pouco mais a respeito de Revolução 4.0 – você pode ter uma aula com um mentor Prof. Dr. que lhe apresentará os conhecimentos a respeito do tema e poderá lhe oferecer referências bibliográficas para pesquisas futuras. Um outro exemplo: Você precisa de orientação para desenvolver uma pesquisa em seu tcc. Você pode ter uma orientação com mentores que lhe auxiliarão na condução das pesquisas, apresentando referências e orientando no andamento das mesmas. Um último exemplo, você precisa conhecer um pouco mais sobre gerenciamento ágil em projetos, pois terá que apresentar esse tema para o seu líder. Você pode agendar uma sessão com um mentor da plataforma e tirar suas dúvidas a respeito do tema.
9. A análise de currículo serve para quê?
Os mentores da plataforma que oferecem esse produto estão preparados para analisar o perfil do seu cv frente ao mercado, analisando suas forças e pontos que devem ser melhorados. A análise é baseada nos conceitos de atratividade (se o seu perfil é atrativo para as vagas que você gostaria de concorrer), e competitividade (se o seu cv tem o potencial de vencer as etapas iniciais de um processo de seleção e colocá-lo de frente para a vaga que deseja). Esse produto também pode lhe ajudar a elaborar um cv aderente ao mercado. Também é possível fazer a preparação para uma entrevista de emprego, sendo nesse caso, necessário a compra de sessões de Talking About.
10. Para que serve o Diagnóstico?
Criamos esse produto para que, o profissional que queira realizar testes de mapeamento de perfil, mapeamento de competências técnicas ou comportamentais, games de mapeamento de perfil de competências técnicas ou comportamentais, entre outras ferramentas, possam ter disponível na Plataforma, aplicadores certificados para tanto. Nesse produto, poderão acionar por exemplo: aplicadores do Game Get Songs de Mapeamento de Competências, Disc, Eneagrama, entre outros. Vale destacar que os aplicadores que possuem as certificações para cada teste e que os testes possuem locais de compra e precificações que devem ser checados com os aplicadores dos mesmo – não sendo esse procedimento possível pela Plataforma.
11. Quero escolher um curso para fazer (pós-graduação, mestrado ou doutorado, ou mesmo um curso fora). Qual produto eu posso escolher para que eu possa ter um auxílio na tomada de decisão, ou no planejamento para o acesso aos mesmos?
Caso você queira uma conversa pontual, pois já possui as informações necessárias o Couselling é o melhor produto (exemplo, estou em dúvida se faço um outro MBA, ou faço um Pós MBA?). No entanto, se quer fazer uma análise mais estratégica alinhada com a sua carreira, vale buscar um processo de mentoring com um profissional da área de seu interesse. (Exemplo, estou entre fazer um doutorado no Brasil ou fora, mas não sei como isso pode ajudar no meu foco de carreira quando eu terminar).
12. Os mentores da Plataforma também são de outros países, se eu quiser um aconselhamento a respeito de ir trabalhar ou estudar fora, eu tenho com quem acessar?
Sim. Nossos time de mentores é um time multicultural, são estrangeiros que vivem no Brasil ou em seus Países de Origem, bem como temos mentores brasileiros que estão fora, como nos Estados Unidos e Canadá. Dessa forma, reunimos mentores que poderão agregar valor com visões globalizadas e conhecimento de negócios de diversas áreas. Por exemplo: Eu fui transferido para o Chile e queira saber como é o mercado de trabalho por lá e o comportamento nas organizações, com quem converso? Temos uma experiente mentora, profissional sênior da área de RH, chilena que atuam no Brasil em uma multinacional e que poderá conversar com você, para que possa ter acesso a conhecimento de quem sabe do que está falando. Veja nos perfis dos mentores e escolha aquele que poderá lhe auxiliar de modo efetivo.
13. Onde posso conhecer um pouco mais a respeito dos mentores e dos conhecimentos que eles tratam em seus produtos?
No blog: arbache.com/blog você encontrará textos escritos pelos mentores abordando temas em suas áreas de atuação.
14. Eu terei que cancelar a sessão agendada, uma vez que terei uma reunião importante no trabalho, como faço?
Situações como essas estão previstas nas Políticas da Plataforma, leia com atenção e faça o reagendamento de sua sessão.
15. Depois da sessão, eu receberei algum documento ou informação do que foi tratado na mesma?
Sim, os mentores irão preencher um breve relatório abordando os pontos discutidos no decorrer da sessão e o mesmo será enviado para o cliente.
16. Onde posso conhecer um pouco mais a respeito dos mentores e dos conhecimentos que eles tratam em seus produtos?
No blog: arbache.com/blog você encontrará textos escritos pelos mentores abordando temas em suas áreas de atuação.
A Plataforma do Mentoring está em constante evolução para que você sempre possa ter o melhor conteúdo através dos melhores profissionais. Participe dessa comunidade.
Arbache Tecnologia

Entre em contato conosco

 

Mensagem enviada com sucesso

Em breve retornaremos o contato.

◄ Voltar

Outros projetos da arbache tec

Todos os direitos reservados @arbache 2017
Telefone para contato
+55 11 97289-0180
Nosso e-mail
contato@arbache.com
Felipe Agnello