Preencha o cadastro para ter acesso a conteúdo gratuito sobre gamificação.

 

Cadastro enviado com sucesso!

Você receberá conteúdos exclusivos sobre gamificação.

Controle

O que é Gamificação?

Uma forma de engajar e recompensar participantes através de mecânicas e dinâmicas de jogos eletrônicos, levando a um mais efetivo e divertido aprendizado. A gamificação já é uma realidade em diversos áreas da nossa vida, inclusive no mundo dos negócios, sendo uma importante ferramenta para avaliar o nível de conhecimento e comprometimento, possibilitando que a empresas melhorem seus processos, identificando ruídos e aumentado a produtividade.

Uma recreativa e lúdica forma de competição na qual as pessoas se sentem motivadas, confortáveis e satisfeitas a participar.

Alguns dos mecanismos de Gamificação:

  • Pontos

    Pontos

    Os pontos são valores premiados por determinadas ações do jogador. A pontuação é um progresso com feedback imediato, o que mantém o jogador motivado.

  • Conquistas

    Conquistas

    As conquistas são marcos de recompensa por ações específicas do usuário. São medalhas que oferecem status ao jogador.

  • Níveis

    Níveis

    Os níveis são indicadores do progresso do jogador, mostrando que ele está melhorando e oferecendo objetivos cada vez mais desafiadores.

  • Ranking

    Ranking

    O ranking estimula a competitividade e revela a performance dos jogadores. Também é um indicador de desenvolvimento e progresso.

  • Desafios

    Desafios

    Os desafios são mecanismos que usam determinado conjunto de atividades, seja para estimular os usuários a cooperar, aprender, conquistar, etc.

  • Objetivos da Gamificação:

  • Resolver conflitos
  • Integrar equipes
  • Tomar decisões
  • Senso de urgência
  • Engajar
  • Negociar
  • Treinar
  • Debater
  • Números da Gamificação:

    Card 8
    97% dos jovens adultos do EUA e Reino Unido jogam video games em uma média maior que uma hora por dia.
    Fonte: Game Change
    No mundo todo, as pessoas jogam cerca de 430 milhões de horas por dia.
    Fonte: The Huffington Post
    Card 4
    Card 5
    As gerações com maior aceitação são os Millenials (18-32 anos) com 63% que jogam e os membros da Geração X (33-45 anos) com 73% de jogadores.
    Fonte: acrasio.com
    O mercado da gamificação espera atingir a marca de $5,5 Bilhões em 2018.
    Fonte: webanywhere.co.uk
    Card 6
    Card 7
    50% dos entrevistados afirmam que se a rotina do dia a dia tivesse uma camada de competitividade, eles ficariam mais atentos aos comportamentos e atividades.
    Fonte: Knowledge One

    Por que aplicar a gamificação nas empresas?

    As técnicas de gamificação podem ser utilizadas no ambiente empresarial para alcançar ou otimizar diversos objetivos ou resultados. Entre esses, podemos destacar; o aumento da produtividade, a otimização e melhor entendimento de processos, o estímulo para o atingimento de metas, o aprendizado e absorção de valores empresariais e a melhor cooperação entre os colaboradores.

    Porém, assim como qualquer estratégia, é necessário realizar um planejamento e diagnóstico para identificar os objetivos específicos que se deseja alcançar, bem como formas de monitorar e avaliar os resultados. Em suma, a gamificação empresarial surge como uma ótima alternativa para as empresas que buscam inovar em seus processos.

    Tal inovação é possível, pois a gamificação trabalha com a introdução de algumas características de forma contínua nas atividades de trabalho, como a diversão, competição, reconhecimento pessoal e feedbacks de desempenho, melhorando o comprometimento dos colaboradores nas tarefas do dia-a-dia.
    Todos esses fatores em conjunto motivam os colaboradores, gerando novos desafios e com isso, alavancando os resultados empresariais. Além disso a gamificação permite:

    Icone

    1) Mapear corretamente as competências técnicas e comportamentais adequadas aos objetivos estratégicos de sua operação;

    Com a gamificação é possível mapear as principais competências técnicas e comportamentais dos colaboradores de sua empresa, identificando os principais gaps que dificultam na conquista dos objetivos estratégicos da corporação. Além disso, na medida em que a gamificação é aplicada é possível incorporar novos valores, reforçando assim o aprendizado do corpo de colaboradores e gestores.

    Icone

    2) Identificar eventuais gaps de aprendizado e deficiências técnicas que impedem ou atrasam a performance de sua equipe;

    A performance de qualquer equipe dentro de uma empresa é um dos principais fatores que determinam ou não o sucesso para o cumprimento de metas e objetivos. Com a gamificação esses gaps podem ser identificados ao mesmo tempo que são corrigidos de forma contínua.

    Icone
    Icone

    3) Estabelecer diretrizes para melhores desempenhos futuros;

    Diante do diagnóstico e identificação dos gaps é possível planejar e executar melhorias contínuas nos processos problemáticos de uma empresa, almejando melhorias significativas dos desempenhos futuros do corpo de colaboradores e gestores.

    Sobre o Mobi Game:

    Uma sadia e divertida competição de conhecimento empresarial.

    Nesse cenário, nós da Arbache Innovations criamos o inovador Mobi Game, uma sadia e divertida competição de conhecimento empresarial. Trata-se de um quiz totalmente customizável, tanto no visual como no conteúdo, é possível criar personagens, ambientações, animações e utilizar técnicas de storytelling. Tudo adaptado com as características da sua empresa, para atender os seus objetivos, seja treinar, diagnosticar ou entreter os usuários. O Mobi tem diversas versões, podendo ser realizado presencialmente ou a distância, permitindo jogos em equipes ou individuais, com programas que variam de 4 horas até um ano de duração.

    Através do desenvolvimento de nosso exclusivo algoritmo, o Mobi Game gera um mapeamento das competências dos participantes, através de minuciosos relatórios e diagnósticos, proporcionando números, análises e insights que são fatores decisivos para a tomada de decisões dos gestores. Esses relatórios ficam disponíveis para os gestores em um painel online onde é possível mensurar o desempenho específico dos usuários ou departamentos da empresa de uma forma didática e transparente. Através de mecanismos competitivos como pontuação, conquistas e ranking é possível identificar os conhecimentos técnicos e comportamentais que uma empresa precisa para tornar-se mais eficiente nos processos comerciais, operacionais, de marketing, cultura organizacional ou qualquer outra área desejada.

    Conteúdo do nosso blog: