Você Sabia?

Você Sabia? Que Jogos De Negócios Podem Ser Utilizados Como Ferramenta De Diagnóstico?

diagnóstico

O que são Jogos de Negócios – 2ª Análise

Em geral as pessoas, ao iniciarem um novo trabalho, ou mesmo quando já estão em um emprego há anos, buscam agir dentro de padrões comportamentais que satisfaçam seus chefes, ou às culturas empresariais das organizações e ainda buscando não infringir nenhuma regra da sociedade no qual está inserido.

Isto é bom ou ruim? Se o funcionário não tem mais nada a oferecer, em termos de  capacidade, é ótimo, porém se ele está deixando de usar suas habilidades, com medo de deixar de ser promovido, ou então, de ser desligado da empresa (isto ocorre com grande freqüência, quando um profissional mais habilidoso pode gerar a percepção de ameaça a chefes menos capazes), isto é muito ruim.

Ao deixar de usar suas habilidades, o profissional poderá perder o estímulo de criar, ter atitudes, tomar decisões mais ousadas ou mesmo apresentar soluções a problemas, independente do grau de complexidade dos mesmos.

Como conseqüência a empresa, ao invés de ter um profissional de alta performance, terá uma pessoa insatisfeita, limitada e pronta para buscar outra oportunidade, logo que ela aparecer.

Em tempos de alta empregabilidade, perder talentos vai contra qualquer estratégia empresarial.

Mas como fazer com que este profissional seja ele mesmo? Certamente ele terá desconfiança, caso seja procurado diretamente para uma avaliação, pois pensará que está sendo ameaçado. Nos testes ele agirá dentro das regras que acredita serem mais seguras.

Como então quebrar esta barreira? A forma mais efetiva e eficiente é envolver toda uma equipe neste diagnóstico, pois assim não parecerá pessoal. Para envolver toda equipe, uma das ferramentas mais eficazes é aplicação de Jogos Negócios, pois nesta atividade haverá o envolvimento de uma equipe inteira, na busca de um resultado. Haverá desafios, e buscas de metas, em um ambiente lúdico e parecido com entretenimento. Além disto, os Jogos de Negócios possuem uma vantagem que não existe em outras ferramentas, que é o incentivo explícito para a busca de uma vitória.

Este estímulo faz com que as pessoas, principalmente os das novas gerações, deixem de usar suas máscaras, pois em um ambiente lúdico, este postura teatral tende a desaparecer. O que ajuda este processo é a gamificação do mercado, onde todos são estimulados a competir em tudo. Os Jogos de Negócios trazem também, dentro do mesmo processo, aprendizado.

Os Jogos de Negócios são a evolução do Ensino, Avaliação e Gestão de Pessoas.

Fernando Arbache

Fernando Arbache

Formação: Graduado em Engenharia Civil, ufjf, Especialização em Curso de Análise, Projeto e Gerência de Sistemas, Mestre em Engenharia Industrial PUC/Rio. Doutorado em Sistemas de Informação – COPPE/UFRJ. Data and Models in Engineering, Science, and Business/MIT, Cambridge, MA (USA). AnyLogic Advanced Program of Simulation Modeling/Hampton, NJ (USA). Pesquisa em desenvolvimento de Infraestrutura Aeronáutica – ITA. Pesquisa em desenvolvimento de Aeroportos – ITA. Experiência Acadêmica: Coordenador da FGV em cursos de Gestão (curso de MBA em Gestão das Casas Bahia). Professor BSP nas cadeiras e Logística e Sistemas de Informação. Professor da Fundação Getúlio Vargas/São Paulo nas cadeiras e Logística e Sistemas de Informação. Professor da HSM Educação. Professor IBMEC nas cadeiras de Logística e Administração de Projetos. Professor do Alto comando da Marinha de Guerra Brasileira nas cadeiras de Logística e Sistemas de Informação. Professor da pós-graduação do IME (Instituto Militar de Engenharia). Professor Fundação Dom Cabral – Jogos de Negócios e Logística. Professor concursado na FATEC/São José dos Campos – Estatística Aplicada e Jogos de Negócios. Livros escritos: ARBACHE, F. Gestão da Logística, Distribuição e Trade Marketing. São Paulo: Ed. FGV, 2004. ARBACHE, F. Logística Empresarial. Rio de Janeiro: Ed. Petrobras, 2005. ARBACHE, A. P. e ARBACHE, F. Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos. São José do Rio Preto- SP: Raízes Gráfica e Editora, 2012. Experiência Profissional: Atual Sócio-Diretor das empresas: Arbache Tecnologia Educacional (http://www.arbache.com). Jogos de Negócios para clientes como: Vale (I. Desenvolvimento de Jogos de Negócios, para gerenciamento de Risco Ferroviário – com enfoque em Saúde e Segurança. II. Desenvolvimento de Jogos de Negócios para capacitar aos gestores a compreenderem a visão holística de toda a cadeia de valor da empresa no Brasil e em Moçambique), Ecorodovias (desenvolvimento do Simulador do Pedágio – treinamento dos operadores de cabine de pedágio, para aceleração do conhecimento a respeito da operação de pedágio).

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.