Carreira Você Sabia?

Você Sabia: Quais As Competências De Um PMO (Project Management Offices)?

Em recente pesquisa, foi desenvolvimento um “modelo para definição, avaliação e planejamento de competências”, particularmente desenvolvido para PMOs. Este modelo é parte de soluções elaboradas por 19 líderes com experiência em PMOs, em organizações brasileiras. O  estudo é pioneiro e contempla a formação avançada de nível internacional, direcionada para profissionais experientes e de alto potencial.

Os autores do modelo, coadunam com o conceito de competência descrito por (DURAND, 1998), ou seja, como um “conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para à consecução de determinado propósito”. Segue abaixo o a descrição da lista de competências escrita pelo autores do modelo e, para os interessados no tema, vale conferir o artigo na íntegra.

Competências Conceitos
1- Capacidade de influência Ser capaz de persuadir, convencer, influenciar ou impulsionar outros de forma a obter suporte, ou produzir efeitos para os objetivos táticos e estratégicos relacionamentos ao portifólio, iguais ou similares aos que seriam abtidos através do poder ou autoridade (nível hierárquico), quase sempre inexistente para o PMO. Exemplo: adoção na organização de melhores práticas de gestão, ou, ainda, contratação de um programa de desenvolvimento de competências em gerenciamento de projetos.
2- Capacitação de Integração Ser capaz de identificar interdependências entre diversos projetos, programas e portifólios, articulando com stakeholders envolvidos a fim da aumentar a assertividade dos mesmos no alcance dos objetivos estratégicos organizacionais relacionados. Pressupõe a capacidade de influenciar e negociar com clientes internos com interesses distintos.
3- Gestão de conflitos Ser capaz de manejar e atenuar de forma positiva as situações de resistência ou impasses nas relações individuais ou de grupo de stakeholders, visando minimizar o impacto às entregas dos projetos ou ao desempenho do portifólio. Exemplo: resistência de um gerente de projeto ao envolver um stakeholders necessário ao projeto.
4- Comunicação eficaz Ser capaz de promover a comunicação efetiva dos projetos, programas e portifólio nos diversos níveis hierárquicos, considerando a profundidade e informações necessárias em cada ponto de contato. Exemplo: exposição do desempenho do portifólio para a alta administração.
5- Gestão de projeto Ser capaz de planejar, estruturar, avaliar e monitorar a gestão de projetos, programas e portifolio em conjunto com os gerentes de projeto, stakeholders e a alta gestão patrocinadora/ cliente dos serviços do PMO, prevendo a maturidade desta competência na organização em que atua. Pressupõe a capacidade de atuar em um ambiente de mudança organizacional. Muitas vezes, o PMO é cobrado por gerentes de projeto quanto ao domínio dessa competência, incluindo experiência prévia pelo profissional do PMO na condução do projeto. Exemplo: curso de gerenciamento de projetos ministrado por um profissional do PMO.
6- Organização &  processo Ser capaz de estruturar atividades e processos e de atuar dentro de contextos definidos em padrões que suportem a execução de tarefas. Exemplo: desenvolvimento de uma metodologia de gerenciamento de projetos.
7- Empreendedorismo Ser capaz de buscar e identificar oportunidades de ação, propor e implantar soluções – de forma inovadora e diferenciada – visando otimizar o desempenho dos projetos e portifólio. Exemplo: implantação da avaliação periódica de maturidade em gerenciamento de projetos e e apresentação de um plano de investimento em gerenciamento de projetos para a organização.
8- Relacionamento Interpessoal Ser capaz de criar, manter, expandir e utilizar as redes de contatos a fim de garantir as entregas e os resultados esperados. Exemplo: articulação de uma comunidade de gerentes de projetos e gerentes funcionais conscientes das diretirzes e das práticas de gerenciamento de projetos.
9- Foco no cliente (gestão de stakeholders) Ser capaz de identificar e atender as expectativas dos clientes e agilidade para se reposicionar em caso de mudança no modelo de gestão ou estrutura organizacional. Exemplo: atendimento à alta administração e aos gerentes de projetos em suas expectativas.
10 – Gestão do conhecimento Ser capaz de disseminar a cultura/ disciplina de gestão de projetos, programas, e portifólio na organização/departamento e garantir a geração de conhecimento ao longo do desenvolvimento dos projetos e programas e após seu encerramento. Exemplo: geração e manutenção de base de conhecimento de lições aprendidas em projetos.

Fonte: COSTA, Ana, PINTO, Americo, COTA, Marcelo. Competências para PMOs: como definir, avaliar e planejar. Mundo Project Management. Rio de Janeiro, n. 45, p. 10-16, jun/jul, 2012.

Ana Paula Arbache

Ana Paula Arbache

Pós-doutora em Educação pela PUC/SP. Doutora em Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação pela UFRJ. Certificada pelo Massachusetts Institute of Technology/MIT- Challenges of Leadership in Teams (2015), Leading Innovative Teams (2018). Docente dos cursos de MBA e Pós MBA da Fundação Getúlio Vargas. Orientadora e avaliadora de trabalhos de pós-graduação. Sócia Diretora da Arbache Innovtions, responsável pelas ações de Gestão de Pessoas, Liderança, Governança Corporativa, Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental e Elaboração e Aplicação Jogos de Negócios. Pesquisadora e autora das obras: A Educação de Jovens e Adultos Numa Perspectiva Multicultural Crítica (2001), Projetos Sustentáveis Estudos e Práticas Brasileiras (2010), Projetos Sustentáveis: Estudos e Práticas Brasileiras II (2011), Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos (2012), A crise e o impacto na carreira (2015), O RH Transformando a Gestão – Org. (2018). Certificação em Coaching e Mentoring de Carreira para Executivos. Mentora do Capítulo PMI/SP. Curadora e Colunista do blog arbache.com/blog e Página Mundo Melhor de Empoderamento Feminino Arbache innovations. Fundadora do Coletivo HubMulheres. Palestrante em encontros nacionais e internacionais.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.