Empreendedorismo e Inovação Você Sabia?

Você Sabia? Onde Encontrar Resultados Tangíveis De Práticas Sustentáveis?

A Revista Infra Outsourcing&Workplace, lançou um janeiro de 2013, a Edição das 40+ INFRA Sustentabilidade. A Revista traz casos e informações relevantes para os profissionais que atuam em gestão de facilities, nos serviços de construção, modernização, retrofit, gestão de infraestrutura e instalações prediais, industriais e corporativas.

A publicação apresenta práticas, resultados e idéias para melhoria contínua no setor, abastecendo a área de gestão de sustentabilidade de um banco de lições aprendidas, que pode ser de grande valia para profissionais e líderes que, além de alinharem à demanda global pelo exercício do desenvolvimento sustentável, também estão preocupados com o crescimento econômico.

Para avançar na solução desse desafio é preciso compartilhar e presentar práticas e resultados, principalmente, trazer esses conhecimentos para o cenário brasileiro, a fim de dar legitimidade e factibilidade a essas ações.

Além dos casos apresentados na publicação, há curiosidades que valem à pena compartilhar no Você Sabia. Para conhecer as experiências de sucesso, vale ler a 40+ INFRA Sustentabilidade.

Curiosidades e resultados.

85 edifícios são certificados AQUA hoje no Brasil; a maioria ainda é de habitacionais (29%), seguidos de comerciais (12%), escritórios (12%) e escolas (9%). A demanda cresceu nos últimos anos. Em 2009, eram 10 certificados emitidos; em 2012, são 54. A cada 20 minutos em um congestionamento você desperdiça 1 litro de combustível. Então, se possível, evite sair de carro nos horários de pico. Para 2013, a estimativa é que 40% dos lançamentos imobiliários no Rio de Janeiro sejam certificados sustentáveis.
A temperatura na Terra está 0,6C acima da média histórica de 14C. Os lançamentos verdes também estão em alta em São Paulo: 73%. A cidade possui 446,3 mil metros quadrados certificados e estima-se mais 773,5 mil metros quadrados até o final de 2013. Pensar e executar um prédio verde significa proporcionar uma redução de 30% no consumo de energia, 50% menos de água e até 80% de eficiência na gestão de resíduos.
Um prédio sustentável chega a contabilizar uma média de 9% na redução do custo de operação durante toda a sua vida útil. A produção de papel emite 21 milhões de toneladas de CO2, mas as árvores  replantadas absorvem 64 milhões de toneladas do gás. De 10% a 20% esta é a valorização do imóvel na revenda após a certificação verde.
80% do trânsito é ocupado por automóveis que transportam somente 30% dos passageiros. Não dá para falar em sustentabilidade sem aumentar a durabilidade, o desempenho sem renovar, sem demolir mas reciclar materiais. Estudos apontam que a extração mundial de matérias-primas quadruplicou  nos últimos 100 anos – resultados do progresso econômico e científico. Ao mesmo tempo, a projeção é de que 7 bilhões de pessoas vivam em centros urbanos até 2050, razões bastante fortes para que o trabalho de FM seja feito com ainda mais paixão e eficiência.

  Fonte: Infra OutSource&WorkPlace 40 + INFRA Sustentável – Jan. 2013 apud Planeta Sustentável, Cushman&Wakefield. ABRAFAC, GBC Brasil e Fundação Vanzolini.

Ana Paula Arbache

Ana Paula Arbache

Pós-doutora em Educação pela PUC/SP. Doutora em Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação pela UFRJ. Certificada pelo Massachusetts Institute of Technology/MIT- Challenges of Leadership in Teams (2015), Leading Innovative Teams (2018). Docente dos cursos de MBA e Pós MBA da Fundação Getúlio Vargas. Orientadora e avaliadora de trabalhos de pós-graduação. Sócia Diretora da Arbache Innovtions, responsável pelas ações de Gestão de Pessoas, Liderança, Governança Corporativa, Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental e Elaboração e Aplicação Jogos de Negócios. Pesquisadora e autora das obras: A Educação de Jovens e Adultos Numa Perspectiva Multicultural Crítica (2001), Projetos Sustentáveis Estudos e Práticas Brasileiras (2010), Projetos Sustentáveis: Estudos e Práticas Brasileiras II (2011), Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos (2012), A crise e o impacto na carreira (2015), O RH Transformando a Gestão – Org. (2018). Certificação em Coaching e Mentoring de Carreira para Executivos. Mentora do Capítulo PMI/SP. Curadora e Colunista do blog arbache.com/blog e Página Mundo Melhor de Empoderamento Feminino Arbache innovations. Fundadora do Coletivo HubMulheres. Palestrante em encontros nacionais e internacionais.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.