Você Sabia?

Você Sabia? O Que São Jogos De Negócios – 1ª Análise

análise

Antes de se falar o que são Jogos de Negócios, é necessário avaliar um ponto importante, que é: As novas gerações de jovens acostumados com o mundo interativo e com muita multimídia conseguem assistir uma aula, treinamento ou mesmo uma palestra sentados passivamente?

A resposta certamente é não. As novas gerações, denominadas de Y e C, e, por que não, as anteriores, estão cada vez mais aderentes, a processos interativos onde todos passam a SER parte do show.

Aprender é um processo complexo, demorado e para muitos, chato. Aprender da forma tradicional é para todos, acostumados com o mundo web, MUITO CHATO.

A pergunta então é: Como reverter este processo?

Entra então os conceitos de Jogos de Negócios. O que vem a ser isto? É uma forma de treinamento onde privilegia o aprendizado através da interação. O aluno ou treinando, passa a interagir com um cenário que simula uma realidade, compreendendo causas e conseqüências de seus atos. Desta forma, através da sinestesia, os mesmos passam a absorver as teorias intuitivamente, vivenciando os fatos. Este modelo traz prazer em aprender, aumentando muito à eficácia do treinamento, o que traz resultados mais rápido com custos menores.

No próximo artigo veremos um pouco mais do que é Jogos de Negócios, abordando  o que é processo sinestésico e vivência.

Fernando Arbache

Fernando Arbache

Formação: Graduado em Engenharia Civil, ufjf, Especialização em Curso de Análise, Projeto e Gerência de Sistemas, Mestre em Engenharia Industrial PUC/Rio. Doutorado em Sistemas de Informação – COPPE/UFRJ. Data and Models in Engineering, Science, and Business/MIT, Cambridge, MA (USA). AnyLogic Advanced Program of Simulation Modeling/Hampton, NJ (USA). Pesquisa em desenvolvimento de Infraestrutura Aeronáutica – ITA. Pesquisa em desenvolvimento de Aeroportos – ITA. Experiência Acadêmica: Coordenador da FGV em cursos de Gestão (curso de MBA em Gestão das Casas Bahia). Professor BSP nas cadeiras e Logística e Sistemas de Informação. Professor da Fundação Getúlio Vargas/São Paulo nas cadeiras e Logística e Sistemas de Informação. Professor da HSM Educação. Professor IBMEC nas cadeiras de Logística e Administração de Projetos. Professor do Alto comando da Marinha de Guerra Brasileira nas cadeiras de Logística e Sistemas de Informação. Professor da pós-graduação do IME (Instituto Militar de Engenharia). Professor Fundação Dom Cabral – Jogos de Negócios e Logística. Professor concursado na FATEC/São José dos Campos – Estatística Aplicada e Jogos de Negócios. Livros escritos: ARBACHE, F. Gestão da Logística, Distribuição e Trade Marketing. São Paulo: Ed. FGV, 2004. ARBACHE, F. Logística Empresarial. Rio de Janeiro: Ed. Petrobras, 2005. ARBACHE, A. P. e ARBACHE, F. Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos. São José do Rio Preto- SP: Raízes Gráfica e Editora, 2012. Experiência Profissional: Atual Sócio-Diretor das empresas: Arbache Tecnologia Educacional (http://www.arbache.com). Jogos de Negócios para clientes como: Vale (I. Desenvolvimento de Jogos de Negócios, para gerenciamento de Risco Ferroviário – com enfoque em Saúde e Segurança. II. Desenvolvimento de Jogos de Negócios para capacitar aos gestores a compreenderem a visão holística de toda a cadeia de valor da empresa no Brasil e em Moçambique), Ecorodovias (desenvolvimento do Simulador do Pedágio – treinamento dos operadores de cabine de pedágio, para aceleração do conhecimento a respeito da operação de pedágio).

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.