Empreendedorismo e Inovação Você Sabia?

Você Sabia? O Que São Jogos De Negócios – 1ª Análise

Antes de se falar o que são Jogos de Negócios, é necessário avaliar um ponto importante, que é: As novas gerações de jovens acostumados com o mundo interativo e com muita multimídia conseguem assistir uma aula, treinamento ou mesmo uma palestra sentados passivamente?

A resposta certamente é não. As novas gerações, denominadas de Y e C, e, por que não, as anteriores, estão cada vez mais aderentes, a processos interativos onde todos passam a SER parte do show.

Aprender é um processo complexo, demorado e para muitos, chato. Aprender da forma tradicional é para todos, acostumados com o mundo web, MUITO CHATO.

A pergunta então é: Como reverter este processo?

Entra então os conceitos de Jogos de Negócios. O que vem a ser isto? É uma forma de treinamento onde privilegia o aprendizado através da interação. O aluno ou treinando, passa a interagir com um cenário que simula uma realidade, compreendendo causas e conseqüências de seus atos. Desta forma, através da sinestesia, os mesmos passam a absorver as teorias intuitivamente, vivenciando os fatos. Este modelo traz prazer em aprender, aumentando muito à eficácia do treinamento, o que traz resultados mais rápido com custos menores.

No próximo artigo veremos um pouco mais do que é Jogos de Negócios, abordando  o que é processo sinestésico e vivência.

Fernando Arbache

Fernando Arbache

Mestre em Engenharia Industrial PUC/Rio. Independent Education Consultant working with MIT Professional Education. Graduado em Engenharia Civil, UFJF. Data and Models in Engineering, Science, and Business/MIT, Cambridge, MA (USA). Challenges of Leadership in Teams/MIT, Cambridge, MA (USA). Data Science: Data to Insights/MIT, Cambridge, MA (USA). AnyLogic Advanced Program of Simulation Modeling/Hampton, NJ (USA). Experiência Acadêmica: Educational Consultant working with MIT. Instructor in Digital Courses at MIT Professional Education in Digital Transformation and Leadership in Innovation. Atuou cimo coordenador da FGV em cursos de Gestão. Atuou como professor FGV, nas cadeiras e Logística, Estatística, Gestão de Riscos e Sistemas de Informação. Professor da HSM Educação, IBMEC e FATEC. Livros escritos: ARBACHE, F. Gestão da Logística, Distribuição e Trade Marketing. São Paulo: Ed. FGV, 2004. ARBACHE, F. Logística Empresarial. Rio de Janeiro: Ed. Petrobras, 2005. ARBACHE, A. P. e ARBACHE, F. Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos. São José do Rio Preto- SP: Raízes Gráfica e Editora, 2012. Pesquisa: Desenvolvimento de modelos de mapeamento de Competências Comportamentais e Técnicas, por meio de gamificação com uso de Inteligência Artificial, utilizando Deep Learning e Machine Learning (http://www.arbache.com/mobi). Programa de Inovação com 75 cooperativas de diversas áreas de atuação e aproximadamente 500 participantes, com Kick-off no MIT PE (http://www.arbache.com/inovacoop). Desenvolvimento de Inteligências nos dados e métricas - Big data e precisão nas tomadas de decisões na gestão de pessoas. Experiência Profissional: CIO (Chief Innovations Officer) da empresa Arbache Innovations especializada em simulação, inovação com foro em HRTech e EduTech – empresa premiada no programa Conecta (http://conecta.cnt.org.br) como uma das 5 entre 500 startups mais inovadoras da América Latina. Acelerada pela Plug&Play (https://www.plugandplaytechcenter.com) em Sunnyvale, CA – Vale do Silício entre novembro e dezembro de 2018. Desenvolvimento de parceria com o MIT – Massachusetts Institute of Technology para cursos presenciais e digitais – http://www.arbache.com/mitpe, https://professional.mit.edu/programs/digital-plus-programs/who-we-work & https://professional.mit.edu/programs/international-programs/who-we-work

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.