Coaching Você Sabia?

Você Sabia? O Que É Preciso Para Fazer Diferente Em 2013 E Conseguir Aquele Cargo Que Tanto Almejo? O Que O Processo De Coach Pode Lhe Ajudar?

cargo

A passagem de ano para o outro é o momento no qual paramos e passamos a refletir a respeito de nossa vida pessoal e profissional. Essa ocasião propicia um balanço, daquilo que tivemos a oportunidade de realizar e de outras que deixamos para trás. Tais reflexões são, para alguns profissionais, uma revisão fértil para que possam fazer diferente e melhor no ano que virá, para outros, fica o desgaste de não ter concretizado o que almejavam e a falta de compreensão dos motivos, para a não realização das conquistas.

É comum, nos dois casos, esta parada para a reflexão, no entanto, é preciso prosseguir. Tanto o primeiro que colheu bons frutos em 2012, tanto o segundo, que não obteve sucesso e amarga uma trajetória pouco satisfatória, esse processo de revisão propicia a intensificação da consciência de cada um, sobre o que aconteceu à sua volta. Também ajuda a fazê-lo sentir-se envolvido nesse processo, entretanto, é preciso que ambos compreendam que a responsabilidade pelos resultados é, em sua maioria, decorrente do nível de comprometimento com que cada um administrou a sua carreira.

A partir da análise faz-se necessário diagnosticar as variáveis que proporcionaram ou não o sucesso e, a partir de então, estabelecer novas metas e novos mapas para as futuras conquistas. Tudo deve ser planejado e intencionalmente focalizado, para os que aspiram bons resultados é preciso dedicação, disciplina e robustez, todos estes pontos alinhados e voltados para concretização de uma meta alcançável e factível.

O processo de coahcing lida justamente com esses aspectos, enfocando na tomada de consciência do coachee a respeito do cenário no qual atua, bem como no qual deseja fazer a intervenção, como também busca trazer à tona novas possibilidades, que poderão ser acionadas para alavancarem a concretização da meta estabelecida.

Então, é preciso fazer diferente em 2013, para quem seguiu seu roadmap e conquistou a sua meta parabéns, mas é preciso estabelecer novas metas e um novo plano de ação. Para aqueles que não alcançaram “aquele cargo desejado” é hora de buscar novas práticas e apontar para o sucesso em 2013.

Ana Paula Arbache

Ana Paula Arbache

Pós-doutora em Educação pela PUC/SP. Doutora em Educação/PUC-SP. Mestre em Educação/ UFRJ. Certificada pelo MIT- Challenges of Leadership in Teams. Docente MBA e Pós MBA da FGV. Sócia Arbache Innovations, Plataforma de Mentoring Arbache.Palestrante em encontros nacionais e internacionais.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.