Você Sabia?

Você Sabia? O Que É Geração X?

geração

Geração X é a geração nascida após o “Baby Boom”. Esta geração iniciou-se em 1964, até final da década de 70. Alguns antropólogos definem o final desta geração em 1982. Esta geração nasceu em um cenário mais sombrio, em relação a geração anterior.

O mundo continuava imerso na Guerra Fria, porém surgiram mais guerras que marcaram a juventude, como a do Vietnã, que não havia sido declarada, deixando milhares de mutilados, sem, no entanto, serem considerados “heróis”. Os conflitos no Oriente Médio deram início a uma longa Crise do Petróleo, restringindo um dos maiores entretenimentos da humanidade naquela época, que era passear de carro.

Os membros desta geração buscaram opor-se a felicidade baseada na superficialidade da geração anterior, que visava o consumo como meio de realização. Eles buscaram sua individualidade, sem a perda da convivênciaem grupo. Buscaram ser mais criteriosos na escolha de produtos, focando na qualidade.

Houve uma ruptura com as gerações anteriores. Indivíduos do sexo oposto passaram a ser mais valorizados, surgindo a revolução da mulher, a aceitação do divórcio, a possibilidade de tornar-se mãe solteira, sem a marginalização por parte da sociedade.

O homossexualismo passou a ser tolerado, assim como, a união entre pessoas do mesmo sexo. O requerimento por seus direitos foi algo que marcou esta geração, com busca intensiva da liberdade, desfazendo as amarras e condicionantes da sociedade. Respeito à família era menor do que as outras gerações.