Carreira Coaching Você Sabia?

Você Sabia? Como Se Preparar Para Conquistar Um Novo Emprego?

Em recente reunião com um profissional europeu, que está a procura de uma oportunidade de trabalho em São Paulo, foi possível entender que, nem sempre as pessoas sabem o caminho para chegar até o emprego desejado.

O profissional possui um currículo atrativo,  no entanto, carente de informações referentes ao conhecimento do ambiente de negócios brasileiro. Esta carência pode ser um ponto significativo no momento de uma entrevista, pois é preciso estar abastecido de informações relevantes, que demonstrem que o candidato conhece o “território” no qual irá atuar.

Ao avaliar os pontos fortes e fracos no caso acima, pude perceber que seria preciso planejar ações, antes do profissional acessar  o mercado, evitando assim, a “queima” de contatos e entrevistas, sem que o profissional estive realmente preparado para conquistar o emprego.

Mas, o que fazer nesta situação? Esperar até quando para a acessar o mercado?

O melhor a fazer é traçar alguns caminhos e estar preparado para diferentes abordagens em casos de entrevistas e contatos.

1- Esta é uma dica que vale para todos. Quando o objetivo é conseguir um emprego é preciso planejar, obter e mapear informações da área que está pleiteando o emprego, conhecer o perfil da liderança, da cultura organizacional, do processo de seleção e progressão.

2- Outra dica é estar afinado ao protocolo de comunicação da empresa, conhecer os textos disponíveis e publicados a respeito da empresa, de suas estratégias e conquistas. É necessário fazer a “gestão deste conhecimento”, para não parecer ingênuo frente aos questionamentos da entrevista. Por isto, estar mais próximo ao protocolo de comunicação da empresa é outro passo importante.

3- Uma dica interessante é elaborar um quadro – com quatro ou cinco empresas que deseja acessar e, em seguida, mapear estes conhecimentos de forma sistemática, a partir daí, acionar uma rede de relacionamentos que poderá alavancar um contato mais próximo ao RH, ou pessoas que poderão encaminha-lo a uma área de cadastro de novos talentos. Todo este processo deve ser estrategicamente trabalho.

4- Com o conhecimento nas mãos e um contato, é hora de rever o currículo e adequá-lo ao cargo, talvez ressaltar mais (ou não), suas competências de liderança, ou enfocar na sua capacidade operacional e de geração de resultados. O importante é trazer aos olhos do avaliador uma pista que possa “colar” você ao que a empresa precisa.

5- Não se esqueça de assumir uma conduta ética, pois, principalmente as grandes empresas, possuem Códigos de Conduta Ética (muitas vezes disponíveis na Internet). Conheça os valores da empresa, haja com honestidade, com confiança e credibilidade. Não minta, não finja ser quem você não é, demonstre respeito e seja colaborativo. Estas são condutas valorizadas nos profissionais atualmente. As empresas estão gerenciando, pois alguns profissionais estão colocando a reputação da empresa em risco, por meio de atitudes que configuram assédio moral, sexual, injúria, calunia e difamação.

Outros pontos também podem ser planejados, desde criar um roteiro de temas atuais para discussão em um processo seletivo, até uma simulação da mesma, com questões interessante e links entre a empresa e os pacotes de entregáveis que o profissional está preparado para responder.

Ana Paula Arbache

Ana Paula Arbache

Pós-doutora em Educação pela PUC/SP. Doutora em Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação pela UFRJ. Certificada pelo Massachusetts Institute of Technology/MIT- Challenges of Leadership in Teams (2015), Leading Innovative Teams (2018). Docente dos cursos de MBA e Pós MBA da Fundação Getúlio Vargas. Orientadora e avaliadora de trabalhos de pós-graduação. Sócia Diretora da Arbache Innovtions, responsável pelas ações de Gestão de Pessoas, Liderança, Governança Corporativa, Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental e Elaboração e Aplicação Jogos de Negócios. Pesquisadora e autora das obras: A Educação de Jovens e Adultos Numa Perspectiva Multicultural Crítica (2001), Projetos Sustentáveis Estudos e Práticas Brasileiras (2010), Projetos Sustentáveis: Estudos e Práticas Brasileiras II (2011), Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos (2012), A crise e o impacto na carreira (2015), O RH Transformando a Gestão – Org. (2018). Certificação em Coaching e Mentoring de Carreira para Executivos. Mentora do Capítulo PMI/SP. Curadora e Colunista do blog arbache.com/blog e Página Mundo Melhor de Empoderamento Feminino Arbache innovations. Fundadora do Coletivo HubMulheres. Palestrante em encontros nacionais e internacionais.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.