Liderança

Visões do Curso e da Experiência Vivida

Prof. Fernando Arbache parabeniza grupo de alunos presentes no curso: Challenges of Leadership in Teams in MIT – Julho de 2013

Visões do Curso e da experiência Vivida

Por Walid Isa El Assad

Com o relacionamento iniciado com o MIT em julho de 2012, o  Prof. Fernando Arbache organizou junto a alguns alunos das escolas de negócios as quais leciona, a participação no curso de liderança do MIT  “Challenges of Leadership in Teams”. O curso foi realizado em julho de 2013 e contou com 07 alunos que tiveram a oportunidade de compartilhar o conhecimento e vivenciar uma experiência multicultural. Walid Isa El Assal, traz o relato desta vivência detalhando as contribuições que curso agregou na carreira dos mesmo.

Aproveitando a oportunidade Prof. Fernando Arbache parabeniza ao grupo de alunos: Ricardo Piccoli, Walid Assal, Daniel Pereira, Daniela Tiene, Marcelo Mauri, Silvio Louro, José Célio Márcio Baldissera (Principles of Enterprise Transformation, João Lima (Radical Inovation)

Por Walid Isa El Assal

Há quase um ano atrás começamos a nos movimentar em busca da realização de um sonho, cursar uma das melhores universidades do mundo, o MIT – Massachusetts Institute of Technology, e com orgulho imenso divido com vocês a experiência privilegiada.

Este processo demandou atenção e vontade, mas independente do esforço aplicado, o certificado MIT compensa!

O campus MIT é composto por uma multiplicidade de prédios, as salas são organizadas com recursos de ultima tecnologia e professores extremamente preparados, com experiências animadoras e uma didática surpreendentemente pujante.

Este curso em especial foi direcionado para área de liderança – Challenges of Leadership in Teams – com o período de uma semana, das 09 às 18 horas, e composto de um denso material de leitura, pesquisas, e relatórios. Existe há aproximadamente 15 anos, e já formou muitos líderes ao redor do mundo.

Os brasileiros formaram em torno de 20% da massa de alunos deste curso, e a impressão que ficou foi de que muitos dos outros alunos (estrangeiros) estavam verdadeiramente interessados nos movimentos de nosso país, até por conta dos protestos ocorridos nos últimos tempos que demarcam uma mudança histórica em nosso cenário local. A troca de experiências/endereços traz ao curso um quê de multiculturalidade.

Antes mesmo de iniciarmos o curso, já existia uma preparação e monitoramento por parte da equipe responsável pelo curso nos Estados Unidos (MIT). Recebemos materiais antecipadamente para leitura, e respondemos a diversas pesquisas no intuito de compreender/traçar nossos perfis previamente.  Os primeiros dias foram mais tensos com muita leitura e uma pressão consciente de estudar em uma das maiores instituições de ensino do mundo. A língua mátria foi deixada de lado, e a aventura percorreu em outro idioma, em busca de um certificado altamente conceituado.

Mas com o passar dos dias a grande maioria dos que estavam sob pressão adentraram em um processo de adaptação, e aos poucos nos moldamos a velocidade e intensidade do curso MIT. Na quinta-feira, penúltimo dia, um grau de confiança misturado aos afazeres de classe fluiu de forma mais natural e madura – inclusive isso fazia parte de um dos princípios evolutivos de perfis que estávamos estudando em sala – Emotional Intelligence Orientation.

Foi legitimamente uma experiência única, estou feliz por ter completado esta estapa, e por receber o tão sonhado certificado.

Agradeço a todos pelo apoio. Minha esposa, família, amigos, e ao Professor Fernando Arbache que nos acompanhou e orientou desde o “surgir da ideia”.