Carreira

Viajar é trabalho criativo

Sim, estou sendo literal, embora pareça que não. É claro que para ser criativo a gente precisa se desligar da realidade e deixar a mente viajar, até que ela encontre dois pontos que sempre estiveram ali e que unidos solucionarão problemas, mas não é esse tipo de viagem que me pauta hoje.

O trabalho criativo é sobretudo muito exaustivo, tão exaustivo quanto qualquer outro trabalho. As mentes criativas são treinadas para trabalhar 24 horas por dia, os 7 dias da semana. Desligar uma mente inquieta e obstinada a encontrar soluções é praticamente impossível, por isso, é muito comum ter ideias brilhantes no banho ou no jantar depois de um dia exaustivo.

Some todo esse exercício mental a longos meses de trabalho em alta performance e você encontrará um esgotamento parecido ao de quem correu um triatlo. Na reta do ano os bloqueios criativos aparecem com mais frequência e o humor começa a variar mais rápido.

E então vem as férias e os feriados de fim de ano. É o tempo que todos os trabalhadores têm para perder um pouco o foco, abusar dos hobbys, visitar pessoas queridas e colocar toda a vida pessoal em dia.

Com o criativo não é diferente.

Mas lembra que eu disse que uma mente criativa é treinada para trabalhar 24 horas por dia? Nas férias não é diferente. A mudança de rotina é um treinamento para as mentes criativas, é acúmulo de novos conhecimentos, novas culturas e a abertura de um leque de novas possibilidades.

Por aqui nós demos uma pausa de aproximadamente 20 dias e a nossa equipe se dispersou pelo Brasil e pelo mundo, teve quem viajou de carro até a Argentina, teve quem preferiu passar os dias no litoral sul, teve quem enfrentou horas de barco para visitar tribos indígenas, quem aproveitou para reencontrar velhos amigos e até quem preferiu ficar em casa, aproveitando os filhos.

Um pouco antes dos recessos de fim de ano, a nossa equipe também esteve no Vale do Silício, olhando de perto a cultura ultra criativa da região e de lá trouxeram muitas ideias e soluções que irão aprimorar a nossa tecnologia, permitindo que nosso serviço seja cada vez mais eficiente e inovador.

E é por isso que viajar também é um trabalho criativo, sair da rotina possibilita o acúmulo de novas bagagens, o que torna o trabalho criativo mais eficiente e plural.  

Avatar

Luiz Gustavo

Publicitário de formação e produtor de conteúdo da Arbache innovations.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.