Tudo o que você precisa saber sobre treinamento disruptivo
Disruptivo. Este é provavelmente um dos termos mais pronunciados e escutados por aí quando falamos sobre inovação, educação, tecnologia, empreendedorismo – sobre o mundo dos negócios. Mas você já parou para pensar o que esta palavra realmente significa? Ou em como a disrupção pode afetar os resultados de sua empresa, sua vida e a vida de seus colaboradores?
Este termo se tornou mais e mais conhecido a partir de 1997, quando Clayton M. Christensen, um professor de administração da Harvard Business School, publicou o livro “O Dilema da Inovação – quando as novas tecnologias levam empresas ao fracasso”. Neste livro Christensen introduziu a ideia de “inovação disruptiva”, um conceito para explicar como empresas de sucesso pensam e trabalham não apenas para atender as necessidades atuais de seus clientes, mas principalmente para antecipar e prever quais serão suas necessidades futuras. Ou além disso, como as empresas poderiam criar inovações que resultassem em novos mercados, em novos comportamentos de consumo.
Treinamento disruptivo e o mentoring corporativo
Se olharmos em retrospectiva veremos que a educação corporativa sofreu mudanças consideráveis ao longo das duas últimas décadas: de longos e imutáveis cursos presenciais chegamos a um universo amplo e tecnológico onde dominam plataformas de aprendizagem adaptativas e inteligentes. Se o treinamento corporativo era essencial para ativar o aprendizado e o conhecimento dentro de uma organização, e peça-chave para resolver problemas de aprendizado, hoje temos outro cenário, onde os principais objetivos são a necessidade de reinventar empresas e carreiras, onde aprender não é apenas uma questão de aplicação prática, mas sim a diferença entre sobreviver ou não a um ambiente cada vez mais tecnológico, mais competitivo.
O conceito de treinamento disruptivo e o mentoring corporativo possuem muita ressonância. Ao mesmo tempo em que o treinamento disruptivo busca por novas respostas para novos desafios, o mentoring corporativo é a ferramenta ideal para elevar a consciência de sua empresa e de sua força de trabalho na direção de uma nova construção do pensamento estratégico. A união destas duas táticas é uma resposta robusta e urgente aos desafios impostos por este mundo cada vez mais inovador e dinâmico! Vamos conferir como se dá a construção desta parceria?
Desafiar conceitos pré-estabelecidos
Desenvolver novas habilidades e competências
Construir uma nova arquitetura de pensamento
- Concentração dos esforços de aprendizagem com foco em inovação, pensamento crítico e democratização do conhecimento: sua empresa não quer apenas dominar o jogo atual, ela precisa liderar o próximo desafio;
- Avalição crítica sobre a qualidade do pensamento orientado e modelado através do treinamento;
- Personalização do aprendizado para atender todos os níveis do ciclo de vida da aprendizagem dentro da organização, garantindo a assertividade do conteúdo e o compartilhamento de ideias e conhecimento;
- Consolidação dos novos comportamentos, que serão responsáveis por criar os resultados que modificarão a realidade corporativa, através da aplicação prática e recorrente das novas competências desenvolvidas.
O mundo em que vivemos se renova todos os dias. O conceito de disrupção está presente em tudo o que nos cerca, a cada vez que topamos com algo que não existia até ontem mas que agora não conseguimos viver sem, a cada vez que damos novo sentido para coisas que já conhecíamos mas não tínhamos ideia do quanto precisávamos. Com tanto potencial ao nosso redor é cada vez mais urgente que nossas empresas e nossos profissionais sejam desenvolvidos para atuar não apenas neste novo mundo – mas também para enfrentar o próximo mundo que surgirá dentro de alguns instantes!
Acesse o e-Book completo clicando aqui.
> Converse com os melhores profissionais do mercado. Alavanque a sua carreira, acesse: arbache.com/mentoring
Muito bom!