Empreendedorismo e Inovação Mentoring

Tudo o que você precisa saber sobre treinamento disruptivo

Tudo o que você precisa saber sobre treinamento disruptivo

Disruptivo. Este é provavelmente um dos termos mais pronunciados e escutados por aí quando falamos sobre inovação, educação, tecnologia, empreendedorismo – sobre o mundo dos negócios. Mas você já parou para pensar o que esta palavra realmente significa? Ou em como a disrupção pode afetar os resultados de sua empresa, sua vida e a vida de seus colaboradores?

Este termo se tornou mais e mais conhecido a partir de 1997, quando Clayton M. Christensen, um professor de administração da Harvard Business School, publicou o livro “O Dilema da Inovação – quando as novas tecnologias levam empresas ao fracasso”. Neste livro Christensen introduziu a ideia de “inovação disruptiva”, um conceito para explicar como empresas de sucesso pensam e trabalham não apenas para atender as necessidades atuais de seus clientes, mas principalmente para antecipar e prever quais serão suas necessidades futuras. Ou além disso, como as empresas poderiam criar inovações que resultassem em novos mercados, em novos comportamentos de consumo.

Treinamento disruptivo e o mentoring corporativo

Se olharmos em retrospectiva veremos que a educação corporativa sofreu mudanças consideráveis ao longo das duas últimas décadas: de longos e imutáveis cursos presenciais chegamos a um universo amplo e tecnológico onde dominam plataformas de aprendizagem adaptativas e inteligentes. Se o treinamento corporativo era essencial para ativar o aprendizado e o conhecimento dentro de uma organização, e peça-chave para resolver problemas de aprendizado, hoje temos outro cenário, onde os principais objetivos são a necessidade de reinventar empresas e carreiras, onde aprender não é apenas uma questão de aplicação prática, mas sim a diferença entre sobreviver ou não a um ambiente cada vez mais tecnológico, mais competitivo.

O conceito de treinamento disruptivo e o mentoring corporativo possuem muita ressonância. Ao mesmo tempo em que o treinamento disruptivo busca por novas respostas para novos desafios, o mentoring corporativo é a ferramenta ideal para elevar a consciência de sua empresa e de sua força de trabalho na direção de uma nova construção do pensamento estratégico. A união destas duas táticas é uma resposta robusta e urgente aos desafios impostos por este mundo cada vez mais inovador e dinâmico! Vamos conferir como se dá a construção desta parceria?

Desafiar conceitos pré-estabelecidos

Desenvolver novas habilidades e competências

Construir uma nova arquitetura de pensamento

  • Concentração dos esforços de aprendizagem com foco em inovação, pensamento crítico e democratização do conhecimento: sua empresa não quer apenas dominar o jogo atual, ela precisa liderar o próximo desafio;
  • Avalição crítica sobre a qualidade do pensamento orientado e modelado através do treinamento;
  • Personalização do aprendizado para atender todos os níveis do ciclo de vida da aprendizagem dentro da organização, garantindo a assertividade do conteúdo e o compartilhamento de ideias e conhecimento;
  • Consolidação dos novos comportamentos, que serão responsáveis por criar os resultados que modificarão a realidade corporativa, através da aplicação prática e recorrente das novas competências desenvolvidas.

O mundo em que vivemos se renova todos os dias. O conceito de disrupção está presente em tudo o que nos cerca, a cada vez que topamos com algo que não existia até ontem mas que agora não conseguimos viver sem, a cada vez que damos novo sentido para coisas que já conhecíamos mas não tínhamos ideia do quanto precisávamos. Com tanto potencial ao nosso redor é cada vez mais urgente que nossas empresas e nossos profissionais sejam desenvolvidos para atuar não apenas neste novo mundo – mas também para enfrentar o próximo mundo que surgirá dentro de alguns instantes!

Acesse o e-Book completo clicando aqui.

> Converse com os melhores profissionais do mercado. Alavanque a sua carreira, acesse: arbache.com/mentoring

Fernando Arbache

Fernando Arbache

Mestre em Engenharia Industrial PUC/Rio. Independent Education Consultant working with MIT Professional Education. Graduado em Engenharia Civil, UFJF. Data and Models in Engineering, Science, and Business/MIT, Cambridge, MA (USA). Challenges of Leadership in Teams/MIT, Cambridge, MA (USA). Data Science: Data to Insights/MIT, Cambridge, MA (USA). AnyLogic Advanced Program of Simulation Modeling/Hampton, NJ (USA). Experiência Acadêmica: Educational Consultant working with MIT. Instructor in Digital Courses at MIT Professional Education in Digital Transformation and Leadership in Innovation. Atuou cimo coordenador da FGV em cursos de Gestão. Atuou como professor FGV, nas cadeiras e Logística, Estatística, Gestão de Riscos e Sistemas de Informação. Professor da HSM Educação, IBMEC e FATEC. Livros escritos: ARBACHE, F. Gestão da Logística, Distribuição e Trade Marketing. São Paulo: Ed. FGV, 2004. ARBACHE, F. Logística Empresarial. Rio de Janeiro: Ed. Petrobras, 2005. ARBACHE, A. P. e ARBACHE, F. Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos. São José do Rio Preto- SP: Raízes Gráfica e Editora, 2012. Pesquisa: Desenvolvimento de modelos de mapeamento de Competências Comportamentais e Técnicas, por meio de gamificação com uso de Inteligência Artificial, utilizando Deep Learning e Machine Learning (http://www.arbache.com/mobi). Programa de Inovação com 75 cooperativas de diversas áreas de atuação e aproximadamente 500 participantes, com Kick-off no MIT PE (http://www.arbache.com/inovacoop). Desenvolvimento de Inteligências nos dados e métricas - Big data e precisão nas tomadas de decisões na gestão de pessoas. Experiência Profissional: CIO (Chief Innovations Officer) da empresa Arbache Innovations especializada em simulação, inovação com foro em HRTech e EduTech – empresa premiada no programa Conecta (http://conecta.cnt.org.br) como uma das 5 entre 500 startups mais inovadoras da América Latina. Acelerada pela Plug&Play (https://www.plugandplaytechcenter.com) em Sunnyvale, CA – Vale do Silício entre novembro e dezembro de 2018. Desenvolvimento de parceria com o MIT – Massachusetts Institute of Technology para cursos presenciais e digitais – http://www.arbache.com/mitpe, https://professional.mit.edu/programs/digital-plus-programs/who-we-work & https://professional.mit.edu/programs/international-programs/who-we-work

1 Comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.