Mentoring

Tudo o que você precisa saber sobre treinamento disruptivo

Difference innovation concept. One different direction in the arrow group.

Tudo o que você precisa saber sobre treinamento disruptivo

Disruptivo. Este é provavelmente um dos termos mais pronunciados e escutados por aí quando falamos sobre inovação, educação, tecnologia, empreendedorismo – sobre o mundo dos negócios. Mas você já parou para pensar o que esta palavra realmente significa? Ou em como a disrupção pode afetar os resultados de sua empresa, sua vida e a vida de seus colaboradores?

Este termo se tornou mais e mais conhecido a partir de 1997, quando Clayton M. Christensen, um professor de administração da Harvard Business School, publicou o livro “O Dilema da Inovação – quando as novas tecnologias levam empresas ao fracasso”. Neste livro Christensen introduziu a ideia de “inovação disruptiva”, um conceito para explicar como empresas de sucesso pensam e trabalham não apenas para atender as necessidades atuais de seus clientes, mas principalmente para antecipar e prever quais serão suas necessidades futuras. Ou além disso, como as empresas poderiam criar inovações que resultassem em novos mercados, em novos comportamentos de consumo.

Treinamento disruptivo e o mentoring corporativo

Se olharmos em retrospectiva veremos que a educação corporativa sofreu mudanças consideráveis ao longo das duas últimas décadas: de longos e imutáveis cursos presenciais chegamos a um universo amplo e tecnológico onde dominam plataformas de aprendizagem adaptativas e inteligentes. Se o treinamento corporativo era essencial para ativar o aprendizado e o conhecimento dentro de uma organização, e peça-chave para resolver problemas de aprendizado, hoje temos outro cenário, onde os principais objetivos são a necessidade de reinventar empresas e carreiras, onde aprender não é apenas uma questão de aplicação prática, mas sim a diferença entre sobreviver ou não a um ambiente cada vez mais tecnológico, mais competitivo.

O conceito de treinamento disruptivo e o mentoring corporativo possuem muita ressonância. Ao mesmo tempo em que o treinamento disruptivo busca por novas respostas para novos desafios, o mentoring corporativo é a ferramenta ideal para elevar a consciência de sua empresa e de sua força de trabalho na direção de uma nova construção do pensamento estratégico. A união destas duas táticas é uma resposta robusta e urgente aos desafios impostos por este mundo cada vez mais inovador e dinâmico! Vamos conferir como se dá a construção desta parceria?

Desafiar conceitos pré-estabelecidos

Desenvolver novas habilidades e competências

Construir uma nova arquitetura de pensamento

  • Concentração dos esforços de aprendizagem com foco em inovação, pensamento crítico e democratização do conhecimento: sua empresa não quer apenas dominar o jogo atual, ela precisa liderar o próximo desafio;
  • Avalição crítica sobre a qualidade do pensamento orientado e modelado através do treinamento;
  • Personalização do aprendizado para atender todos os níveis do ciclo de vida da aprendizagem dentro da organização, garantindo a assertividade do conteúdo e o compartilhamento de ideias e conhecimento;
  • Consolidação dos novos comportamentos, que serão responsáveis por criar os resultados que modificarão a realidade corporativa, através da aplicação prática e recorrente das novas competências desenvolvidas.

O mundo em que vivemos se renova todos os dias. O conceito de disrupção está presente em tudo o que nos cerca, a cada vez que topamos com algo que não existia até ontem mas que agora não conseguimos viver sem, a cada vez que damos novo sentido para coisas que já conhecíamos mas não tínhamos ideia do quanto precisávamos. Com tanto potencial ao nosso redor é cada vez mais urgente que nossas empresas e nossos profissionais sejam desenvolvidos para atuar não apenas neste novo mundo – mas também para enfrentar o próximo mundo que surgirá dentro de alguns instantes!

Acesse o e-Book completo clicando aqui.

> Converse com os melhores profissionais do mercado. Alavanque a sua carreira, acesse: arbache.com/mentoring

Fernando Arbache

Formação: Graduado em Engenharia Civil, ufjf, Especialização em Curso de Análise, Projeto e Gerência de Sistemas, Mestre em Engenharia Industrial PUC/Rio. Doutorado em Sistemas de Informação – COPPE/UFRJ. Data and Models in Engineering, Science, and Business/MIT, Cambridge, MA (USA). AnyLogic Advanced Program of Simulation Modeling/Hampton, NJ (USA). Pesquisa em desenvolvimento de Infraestrutura Aeronáutica – ITA. Pesquisa em desenvolvimento de Aeroportos – ITA. Experiência Acadêmica: Coordenador da FGV em cursos de Gestão (curso de MBA em Gestão das Casas Bahia). Professor BSP nas cadeiras e Logística e Sistemas de Informação. Professor da Fundação Getúlio Vargas/São Paulo nas cadeiras e Logística e Sistemas de Informação. Professor da HSM Educação. Professor IBMEC nas cadeiras de Logística e Administração de Projetos. Professor do Alto comando da Marinha de Guerra Brasileira nas cadeiras de Logística e Sistemas de Informação. Professor da pós-graduação do IME (Instituto Militar de Engenharia). Professor Fundação Dom Cabral – Jogos de Negócios e Logística. Professor concursado na FATEC/São José dos Campos – Estatística Aplicada e Jogos de Negócios. Livros escritos: ARBACHE, F. Gestão da Logística, Distribuição e Trade Marketing. São Paulo: Ed. FGV, 2004. ARBACHE, F. Logística Empresarial. Rio de Janeiro: Ed. Petrobras, 2005. ARBACHE, A. P. e ARBACHE, F. Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos. São José do Rio Preto- SP: Raízes Gráfica e Editora, 2012. Experiência Profissional: Atual Sócio-Diretor das empresas: Arbache Tecnologia Educacional (http://www.arbache.com). Jogos de Negócios para clientes como: Vale (I. Desenvolvimento de Jogos de Negócios, para gerenciamento de Risco Ferroviário – com enfoque em Saúde e Segurança. II. Desenvolvimento de Jogos de Negócios para capacitar aos gestores a compreenderem a visão holística de toda a cadeia de valor da empresa no Brasil e em Moçambique), Ecorodovias (desenvolvimento do Simulador do Pedágio – treinamento dos operadores de cabine de pedágio, para aceleração do conhecimento a respeito da operação de pedágio).

1 Comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Entre em contato conosco

 

Mensagem enviada com sucesso

Em breve retornaremos o contato.

◄ Voltar

Outros projetos da Arbache Tec

Telefone para contato
+55 11 97289-0180
Nosso e-mail
contato@arbache.com
Todos os direitos reservados @arbache 2017