Cotidiano Empreendedorismo e Inovação Geral Gestão de Pessoas Mobi Game

Trainer Game de Enfrentamento a Violência Doméstica chega à América Latina

Em parceria com 18 instituições, Trainer Game que combate a violência doméstica ganha versão em espanhol.

Introdução

Ir além na promoção da diversidade e da igualdade de gênero: estes são propósitos da Arbache Innovations e seus parceiros em busca de um mundo melhor e mais justo para todos. Particularmente para as mulheres que vivem hoje uma trágica realidade: a violência doméstica.

É com essa obstinação de saber que não é suficiente o que estamos fazendo que temos a certeza de que é preciso agir rápido e preventivamente, pois dados alarmantes nos mostram que a cada dois minutos uma mulher é agredida no Brasil. Nosso compromisso com o Pacto Global, com a Agenda 2030 (ODS nº 5) e com os Princípios de Empoderamento Feminino (WEPs) da ONU Mulheres Brasil nos leva a enfrentar esse desafio!

O Trainer Game de Enfrentamento à Violência Doméstica acaba de ser lançado também em espanhol! A iniciativa da área de diversidade e responsabilidade social da Arbache Innovations, liderada por nossa CEO, Ana Paula Arbache, teve grande sucesso em sua versão em português e agora vai alçar voos maiores nos países de língua espanhola, em especial na América Latina.

O que é o Game de Enfrentamento à Violência Doméstica?

Nossa jornada em busca de uma contribuição efetiva para educar em relação ao tema nos fez unir forças com 18 instituições para elaborar uma ferramenta inovadora que simula situações dos cinco tipos de violência doméstica. Com o uso de gamificação, colocamos os usuários no centro das tomadas de decisão do Game de Violência Doméstica, que traz um chamado à ação e os convida a identificar como podem ajudar vítimas desse drama.

A Lei Maria da Penha orientou a elaboração da ferramenta, que possui um storytelling completamente aderente à realidade em que vivemos. O objetivo do Trainer Game de Enfrentamento a Violência Doméstica é educar e prevenir, levando o conhecimento em relação à violência moral, psicológica, patrimonial, sexual e física.

Em novembro de 2020 lançamos o Trainer Game de Enfrentamento à Violência Doméstica em língua portuguesa, por meio de um projeto de open innovation com as seguintes instituições: ONU Mulheres Brasil, Pacto Global, Instituto Maria da Penha, Associação dos Magistrados do Brasil, Instituto Avon, Sodexo on site, Associação Brasileira de Recursos Humanos de São Paulo, Movimento Mulher 360, Rede Mulher Empreendedora, GSC, Rota VCM, Regenerativa, Utopiar, CMI, IVG e Rotary Club do Espírito Santo. Também contamos com o apoio técnico de voluntárias e membros do coletivo HubMulher, do qual Ana Paula Arbache é fundadora.

Agora, em março de 2021, a Arbache Innovations, em parceria com a Sodexo on site e Sodexo Benefícios e as instituições parceiras, lançou, em comemoração ao mês da mulher, a versão do Trainer Game de Enfrentamento à Violência Doméstica em língua espanhola. A diretora de diversidade & inclusão da Sodexo on site, Lilian Rauld, liderou o processo de tradução e adequação cultural do Mobi Game de enfrentamento à violência doméstica e relata como ocorreu esse processo:

“Desde que começamos com o processo de tradução, todos os detalhes foram analisados. Por exemplo, tivemos que rever palavras e gírias utilizadas no game que são típicas no Brasil e até mesmo o nome das personagens que são usuais para as mulheres brasileiras, mas não em países da América Latina. Para isso, contamos com o apoio de nossos colegas colombianos para a revisão dos textos e nomes.”

Empresas como a Sodexo on site inseriram o game no processo de formação de seus colaboradores, buscando criar uma cultura voltada para a prevenção e educação em relação ao tema. Essa experiência inovadora, liderada por Lilian Rauld no Brasil, se estende agora para a América Latina, adicionando a Sodexo Benefícios nessa jornada.

“Na Sodexo, a preocupação com as nossas colaboradoras e com a comunidade faz parte de nossa estratégia de diversidade e inclusão em todas as regiões onde atuamos. Por isso, poder contar com o Trainer Game de Enfrentamento à Violência Doméstica também em espanhol é, sem dúvida, uma inovação que trará mais aprendizado às nossas pessoas nos países de língua espanhola, especialmente na América Latina, onde estão os três primeiros lugares no ranking de países com mais violência contra a mulher, segundo dados da ONU. A possibilidade de contar com uma ferramenta tão diferenciada tem impactado positivamente a todos, reforçando nossas ações e trazendo mais consciência a respeito do tema da violência contra a mulher.”, afirma Lilian.

Além do acesso gratuito ao game, a empresa tem acesso ao painel de analytics com os resultados advindos dos games e informações importantes para tomadas de decisão em relação aos processos de desenvolvimento dos colaboradores. Segundo Lilian Rauld, é possível, por meio dessa análise preditiva dos dados:

  1. Preparar e educar os colaboradores para reconhecer os sinais de violência doméstica entre si.
  2. Encaminhar soluções em relação a essas situações.
  3. Buscar parceiros no enfrentamento à violência doméstica.
  4. Reduzir afastamentos por motivos de doença física e mental de mulheres colaboradoras.
  5. Ajudar mulheres a progredir em suas carreiras.
  6. Melhorar o clima organizacional e promover a justiça social e a dignidade humana.

Como acessar?

O game é disponibilizado na Página de Empoderamento Feminino Mundo Melhor, da Arbache Innovations. Nessa mesma página você encontra outros games de responsabilidade social dedicados à carreira da mulher, todos desenvolvidos pela Arbache Innovations.

Quer inserir o Trainer Game de Enfrentamento à Violência Doméstica ou outras soluções da Arbache em sua empresa e seus processos de recrutamento e seleção, onboarding e treinamento e desenvolvimento? Entre em contato com um de nossos consultores pelo nosso site.

Para desenvolver experiências semelhantes à da Sodexo no site em sua organização, contate-nos.

Ana Paula Arbache

Ana Paula Arbache

Pós-doutora em Educação pela PUC/SP. Doutora em Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação pela UFRJ. Certificada pelo Massachusetts Institute of Technology/MIT- Challenges of Leadership in Teams (2015), Leading Innovative Teams (2018). Docente dos cursos de MBA e Pós MBA da Fundação Getúlio Vargas. Orientadora e avaliadora de trabalhos de pós-graduação. Sócia Diretora da Arbache Innovtions, responsável pelas ações de Gestão de Pessoas, Liderança, Governança Corporativa, Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental e Elaboração e Aplicação Jogos de Negócios. Pesquisadora e autora das obras: A Educação de Jovens e Adultos Numa Perspectiva Multicultural Crítica (2001), Projetos Sustentáveis Estudos e Práticas Brasileiras (2010), Projetos Sustentáveis: Estudos e Práticas Brasileiras II (2011), Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos (2012), A crise e o impacto na carreira (2015), O RH Transformando a Gestão – Org. (2018). Certificação em Coaching e Mentoring de Carreira para Executivos. Mentora do Capítulo PMI/SP. Curadora e Colunista do blog arbache.com/blog e Página Mundo Melhor de Empoderamento Feminino Arbache innovations. Fundadora do Coletivo HubMulheres. Palestrante em encontros nacionais e internacionais.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.