Coaching Gestão de Pessoas

Trainee do Futuro: é Preciso Repensar o Modo de Captar, Desenvolver e Reter Jovens Talentosos – Dados de Pesquisa Realizada – Trainne do Futuro (2014)

 Por Profa. Dra. Ana Paula Arbache 

Para escolher os Programas de seleção, os futuros trainees apontam para aspectos que são mais valorizados nestes programas, em primeiro lugar com (54%) os processos de coaching e mentoring, seguidos de treinamentos (44%) e job-rotation (40%). Trainne do Futuro (2014)

A geração Y já está enviando o seu recado para as empresas. E recente pesquisa, realizada pela Empresa “Trainee do Futuro”, ( 2014) – dados com 800 candidatos finalistas de seleções de trainee, os indicadores coletados demonstraram que é preciso repensar o modo de captar, desenvolver e reter seus jovens talentosos.

Este não é um argumento novo, no entanto, já é possível conhecer o perfil dos candidatos finalistas, suas demandas e desejos perante as empresas e a gestão de carreira dos mesmo.

O desafio é fazer dessa coleta de dados, estratégias consistentes capazes de suportar novas práticas para captar, desenvolver e reter os melhores talentos disponíveis no mercado.

Cerca de 88% dos finalistas pesquisados possuem entre 22 e 26 anos de idade. Estes jovens, em sua maioria (46%) são paulistas, seguidos dos mineiros com 19% desta amostra e empatados em 6% estão os paranaenses e fluminenses.

Os jovens talentos são egressos de universidades federais (36%), universidades particulares (35%) e universidades estaduais (6%). No destaque em seus portifólios de carreira estão: fluência em língua inglesa (98%), experiência internacional (70%), estágio em empresas de grande porte (61%) e surpreenda-se, estes jovens estão demonstrando atitude ética, por meio do trabalho voluntário (56%).

O curso de Administração de Empresas está no topo dos cursos eleitos pelos (18%) dos finalistas, engenharia de produção com (11%), relações internacional (7%) e economia também com (7%).

O primeiro critério que define a escolha do Programa é o nome da empresa e a força de sua marca, (59%), empatados com a área de trabalho (59%) e finalmente pela identificação com a cultura organizacional. Tal indicador, demonstra o quão importante é o gerenciamento da cultura organizacional. Nessa perspectiva, os finalistas indicam também os valores organizacionais mais admirados, sendo estes: reconhecimento (59%), bem-estar (54%), meritocracia (54%).

Para escolher os Programas de seleção, os futuros trainees apontam para aspectos que são mais valorizados nestes programas, em primeiro lugar com (54%) os processos de coaching e mentoring, seguidos de treinamentos (44%) e job-rotation (40%).

Com visões estratégicas para o seu desenvolvimento, os jovens trainees planejam cursar uma pós-graduação (61%), bem como buscam alcançar cargos capazes de desenvolve-los (57%), a preocupação com um idioma também consta nestes road maps de carreira com (50%) da pontuação.

Algumas considerações podem ser traçadas a partir dos dados coletados na referida pesquisa.

Para os processos seletivos para trainees a lição deixada pelos dados coletados pode ser apontada para dois vetores: feedback/autoconhecimento e desenvolvimento.

Eles valorizam a clareza de informações nestes processo (69%), indicam também a necessidade do feedback dados aos jovens (59%), bem como o feedback recebido pelos candidatos, foram citados com os aspectos que precisam ser aprimorados neste processo.

Os candidatos ainda deixam mais um recado para os profissionais e empresas responsáveis pelos programas de seleção de trainees, inovação é a palavra para eles (26%), incluindo atividades diferenciadas e lúdicas no processo. Outro indicador relevante é a comunicação entre candidatos e empresas ao longo do processo (23%).

Fonte: http://www.traineedofuturo.com.br/2014/images/midia/Release%20-%20Trainee%20do%20Futuro%202014.pdf. Acesso em julho de 2014.

Ana Paula Arbache

Ana Paula Arbache

Pós-doutora em Educação pela PUC/SP. Doutora em Educação pela PUC-SP. Mestre em Educação pela UFRJ. Certificada pelo Massachusetts Institute of Technology/MIT- Challenges of Leadership in Teams (2015), Leading Innovative Teams (2018). Docente dos cursos de MBA e Pós MBA da Fundação Getúlio Vargas. Orientadora e avaliadora de trabalhos de pós-graduação. Sócia Diretora da Arbache Innovtions, responsável pelas ações de Gestão de Pessoas, Liderança, Governança Corporativa, Sustentabilidade Ética, Social e Ambiental e Elaboração e Aplicação Jogos de Negócios. Pesquisadora e autora das obras: A Educação de Jovens e Adultos Numa Perspectiva Multicultural Crítica (2001), Projetos Sustentáveis Estudos e Práticas Brasileiras (2010), Projetos Sustentáveis: Estudos e Práticas Brasileiras II (2011), Sustentabilidade Empresarial no Brasil: Cenários e Projetos (2012), A crise e o impacto na carreira (2015), O RH Transformando a Gestão – Org. (2018). Certificação em Coaching e Mentoring de Carreira para Executivos. Mentora do Capítulo PMI/SP. Curadora e Colunista do blog arbache.com/blog e Página Mundo Melhor de Empoderamento Feminino Arbache innovations. Fundadora do Coletivo HubMulheres. Palestrante em encontros nacionais e internacionais.

Deixe seu comentário

Clique aqui para publicar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.