Empreendedorismo e Inovação Gestão de Pessoas

Tenha um Backlog como aliado na gestão de tarefas

Diante do acúmulo de demandas constante entre os membros das equipes, o Backlog é uma ferramenta que facilita o aumento de produtividade e a organização das tarefas.

O termo em inglês pode confundir ou gerar aversão em algumas pessoas, mas não se assuste. A tradução literal de “Backlog” é “acúmulo”, e podemos pensá-lo exatamente assim. O Backlog é uma ferramenta para listar as atividades acumuladas e que uma equipe precisa realizar, muito usado no Scrum e em outros frameworks ágeis

Um aliado da produtividade

Para que uma empresa ou equipe tenha bom funcionamento e ofereça serviços eficientes para os seus clientes é necessário organizar suas demandas. Para facilitar esse processo, é recomendado fazer uma priorização e listar os itens que serão trabalhados. Essa lista é conhecida como Backlog, e nela podemos incluir histórias dos usuários, alterações nos produtos, em suas funcionalidades e possíveis correções. 

O framework Scrum, o mais conhecido e utilizado no mercado, é um exemplo de uso de Backlogs. Nele, os projetos são divididos em ciclos chamados de sprints, que são conjunto de atividades que devem ser realizadas em um determinado prazo (timebox). Em cada sprint, as funcionalidades e demandas a serem implementadas nos produtos ou serviços são mantidas em uma lista conhecida como Backlog do Produto (Product Backlog).

Product Backlog: entenda a sua importância

Listar ordenadamente o que é necessário estar em um produto é um diferencial quando se tem entendimento sobre o mercado e as necessidades do consumidor. E é aí que está o grande diferencial do Product Backlog: ele traz uma visão clara sobre as prioridades e possíveis atualizações, facilitando mudanças de forma organizada.

Isso permite que o projeto esteja constantemente adaptado a mudanças – uma característica do Scrum e um valor ágil. O intuito do Backlog, portanto, é dinamizar o processo de produção, fazendo com que a organização esteja apta a mudanças. Para manter esse caráter, separamos algumas das principais e essenciais características que essa lista deve ter:

  1.  Priorização: Priorize, detalhe e organize da melhor forma possível os requisitos considerados mais importantes para que o projeto flua da melhor maneira possível. Atente-se a possíveis mudanças e as acolha, saindo da zona de conforto para que elas aconteçam.
  2. Visibilidade: É essencial que haja transparência entre todos os membros da equipe. Assim, todo o time Scrum terá conhecimento das funcionalidades desejadas para o produto que está sendo desenvolvido e que estão listadas no Backlog.
  3. Ordenação de itens: A equipe deve estar antenada no mercado e em possíveis novas informações e demandas sobre o produto ou serviço desenvolvido. Elas podem vir do cliente, de possíveis parcerias ou do próprio time de desenvolvimento.

Backlog da Sprint e os Desenvolvedores

A partir do momento em que há alterações para serem feitas nos produtos, é necessário que o time entre em ação e comece a planejar incrementos para atender às demandas de seus stakeholders. O Sprint Backlog é a expectativa da equipe em relação ao desenvolvimento durante uma sprint e a catalogação das funcionalidades da entrega feita ao fim desse período. Assim, cada pessoa sabe o que se espera dela e se para que a meta final seja concretizada. 

Portanto, é necessário entender que o Backlog do Produto não é definitivo. Novas demandas podem surgir com o tempo e conforme novas entregas são feitas em sprints. Muitos podem pensar que as mudanças de uma sprint para outra pode atrapalhar e trazer riscos para o projeto, mas é justamente essa capacidade de se adaptar continuamente que garante a qualidade da entrega final.

O sucesso de um projeto que adota frameworks ágeis, como o Scrum, está ligado ao desenvolvimento de um bom Backlog, que será o norte de todo o time.