Geral

Tecnologia e inovação para fazer o bem: conheça os games de responsabilidade social da Arbache Innovations

Soluções da área de responsabilidade social da Arbache Innovations promovem o bem na sociedade e oferecem benefícios às empresas. Conheça os games da Arbache e como eles podem colaborar com a implementação de agendas ESG nas organizações!

A Arbache Innovations celebra o fortalecimento das pautas ESG e apoia que as organizações as pratiquem cada vez mais para atender todas as comunidades com as quais se relacionam. Acreditamos que elas impactam positivamente não apenas a sociedade, mas também as empresas. 

A Arbache é signatária do Pacto Global da ONU e integrante do Programa Ganha-Ganha da ONU Mulheres Brasil. Também somos patrocinadores do HubMulher e trabalhamos em parceria com grandes empresas que, como nós, acreditam que é possível melhorar o mundo e atingir metas ao mesmo tempo, trazendo oportunidades para todos e aumentando a sustentabilidade nas organizações.

Por isso, desenvolvemos games pautados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 e 5 da Agenda 2030 da ONU. Esses ODS estão relacionados à educação e à igualdade de gênero, respectivamente. Os games oferecem oportunidades para os gestores e para as ações estratégicas das áreas de Recursos Humanos. Através da Página de Responsabilidade Social da Arbache Innovations, é possível acessá-los gratuitamente.

Assim como o SELF e o Trainer Game, todos os games fornecem relatórios sobre o nível de maturidade da sua força de trabalho em temáticas associadas à responsabilidade social. Os games abordam questões como inclusão da mulher no mercado de trabalho, enfrentamento à violência doméstica, combate ao racismo, entre outros.

Esses dados são extremamente importantes, pois permitem que o RH tenha uma visão mais clara do alinhamento dos profissionais aos valores, à missão e à visão da empresa. Também auxiliam no planejamento de ações de diversidade e responsabilidade social, visando ao alcance de metas internas.

Conheça alguns dos games

A) Enfrentamento à Violência Doméstica: O Game de Enfrentamento à Violência Doméstica conta a história de Luana e Penha, grandes amigas de infância. Após perceber algumas atitudes estranhas, Luana começa a suspeitar que Penha esteja sendo vítima de um relacionamento abusivo. Por meio dessa história, o usuário, no papel de Luana, é convidado a ajudar Penha.

A Arbache desenvolveu o game em parceria com o HubMulher, a ONU Mulheres, a Sodexo Brasil e diversas outras empresas e organizações da sociedade civil. Ele possui uma versão em espanhol e já atingiu dezenas de países de todo o mundo.

B) Game WEPs: Os WEPs são os 7 Princípios de Empoderamento da Mulher, criados e divulgados internacionalmente pela ONU Mulheres, parceira da Arbache no desenvolvimento deste game. Nele, o usuário deve ajudar Maria, CEO de uma startup, em suas tomadas de decisão para aumentar a igualdade de gênero na empresa. Esse processo se dá a partir da aplicação dos WEPs. A Arbache desenvolveu o game em parceria com o HubMulher e a ONU Mulheres e possui uma versão em inglês.

Como eu posso aplicá-los na minha empresa?

Como citamos anteriormente, todos games são gratuitos e abertos aos usuários. Para acessá-los, basta entrar na página de responsabilidade social da Arbache Innovations e realizar o autocadastro na seção “Jogos Mobi”.

Além disso, as empresas podem oferecer aos seus colaboradores uma experiência personalizada na plataforma da Arbache Innovations, customizando-a com sua identidade visual. Os gestores têm acesso ao painel da gestão da Arbache, responsável por armazenar os dados sobre a performance dos profissionais das equipes.

Com as ferramentas de people analytics da Arbache Innovations, essas informações são grandes aliadas das ações de Recursos Humanos no fortalecimento de uma cultura de maior responsabilidade social nas organizações.

Você pode alinhar as suas ações às pautas ESG e à estratégia de negócios, de sustentabilidade e responsabilidade social de sua empresa. Clique aqui e ajude a fazer o bem para a sociedade usando tecnologia e inovação.